Como a MediaTek está melhorando o seu smartphone

4 min de leitura
Imagem de: Como a MediaTek está melhorando o seu smartphone

A Mediatek é responsável pela produção dos processadores que estão em aproximadamente 30% dos smartphones de todo o mundo. Um dos principais motivos para o crescimento da empresa está em sua missão: tornar a tecnologia acessível para qualquer pessoa.

Em 2015, os maiores trunfos de inovação da MediaTek ficaram com a família de chips Helio — com Helio P10, Helio X10 e Helio X20. O modelo P10 foi criado para aparelhos de entrada e intermediários, aliando preços acessíveis a bons resultados oferecidos pela combinação de oito núcleos.

Todos os chips lançados pela companhia trazem alguns recursos que o diferenciam dos rivais, fazendo com que a MediaTek seja cada dia mais presente no mercado...

Inovação sem fim

O Helio X10 também é um octa-core, mas traz uma GPU mais avançada para o processamento gráfico e também garante melhor desempenho de memória. Finalizando a família, o grande destaque fica com o Helio X20, que é o primeiro chip com dez núcleos já visto, contando também com processos de fabricação menores e mais econômicos.

O novo processador Helio X20 faz sua estreia mundial no mês de dezembro de 2015. Um dos grandes destaques deste chip é o sistema Tri-Cluster, que transforma os smartphones em equipamentos muito mais inteligentes e eficientes. Apesar do nome complicado, o Tri-Cluster possui um funcionamento bem simples de entender. Aplicando poder de processamento somente quando necessário, ele é capaz de fazer com que muita energia seja economizada nos smartphones, aumentando a autonomia de bateria deles.

O grande trunfo está na alocação de recursos em três níveis. O primeiro deles é o mais leve e ativa somente os núcleos responsáveis pelos apps mais leves. O segundo exige um pouco mais de potência para a execução de aplicativos um pouco mais exigentes e o terceiro faz com que o chip entregue o máximo de desempenho.

Com apps leves, o processador precisa apenas de um pouco de energia para se manter ativo. É a mesma coisa que ocorre com seu corpo quando você anda e respira, por exemplo. Quando existe uma exigência um pouco maior, alguns núcleos intermediários são ativados no chip e garantem que toda a execução ocorra com tranquilidade. Você passa por isso quando “aperta o passo”.

E na hora de rodar games mais pesados e aplicativos exigentes, todos os núcleos são ativados e fazem com que tudo rode com fluidez e sem engasgos. É como se o chip estivesse correndo para garantir o melhor desempenho possível.

Melhorias para a câmera

Lembra quando nós falamos sobre a divisão de tarefas nos processadores? Pois isso acontece de um modo muito legal quando a câmera dos smartphones é ligada. Os chips da Mediatek são capazes de entregar exatamente o poder de processamento que é necessário para garantir velocidade e estabilidade na captura das imagens.

O Helio X10 presente no Sony Xperia M5 é um exemplo perfeito disso. Graças ao gerenciamento inteligente, o chip oferece um recurso chamado "Instant Focus" para o smartphone. Essa funcionalidade permite que o foco automático da câmera esteja pronto apenas 0,25 segundo.

Vale dizer que o Helio X10 ainda permite que as fotografias capturadas no Xperia M5 tenham resolução de até 21,5 megapixels. Sabe aquele momento em que você quer tirar uma foto de um jogo de futebol ou de uma corrida? Ou então quer capturar uma foto do momento em que um amigo fez um passo de dança específico?

Com o Instant Focus do Xperia M5 você tem isso com velocidade e estabilidade. O processador da MediaTek ainda garante que a captura e o armazenamento da imagem sejam processados com mais rapidez do que nos outros aparelhos, fazendo com que o smartphone fique pronto para outra foto em instantes.

Eficiência energética

Nem todo mundo pode se dar ao luxo de estar sempre perto de uma tomada. Por isso, a MediaTek investiu muito nos últimos anos para produzir processadores com alta eficiência energética. Com o processamento dividido pelos diversos núcleos e com o gerenciamento aprimorado da bateria, torna-se possível alocar recursos apenas quando necessário.

É a tecnologia Core Pilot que funciona como o maestro de todos esses núcleos do processador. Por ela, os chips conseguem interpretar as exigências do sistema e fazer com que uma, duas ou três partes sejam ativadas — em um processo bem mais inteligente e econômico do que o big.LITTLE de outros processadores.

Tudo isso é feito sem comprometer resoluções de tela ou qualidade de recursos nem reduzir a performance dos dispositivos. Citando novamente o exemplo da Sony, é impossível não destacar que o Xperia M5 pode oferecer até dois dias de utilização sem uma nova recarga — provando que o gerenciamento de energia é mesmo essencial nos novos chips.

Muita tecnologia para você

Como já dissemos, a MediaTek segue firme em sua missão de tornar a tecnologia acessível para qualquer pessoa. Por isso, os processadores da família Helio chegam ao mercado com preços mais baixos do que os concorrentes, permitindo que as fabricantes lancem aparelhos de altíssimo desempenho e preços que cabem no seu bolso.

.....

Este publieditorial foi patrocinado pela MediaTek

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.