MediaTek: tecnologia mensura batimentos cardíacos usando câmera do celular

1 min de leitura
Imagem de: MediaTek: tecnologia mensura batimentos cardíacos usando câmera do celular

Na nossa passagem pelo stand da MediaTek na Computex 2015, tivemos a oportunidade de conhecer uma nova tecnologia da empresa que incrementa as funcionalidades das câmeras embutidas em eletrônicos, especialmente os sensores frontais de dispositivos portáteis.

Trata-se da IP Cam, uma ferramenta que usa métodos de reconhecimento facial para identificar quem está segurando e usando o smartphone ou tablet, por exemplo. Mas o recurso vai além e é capaz de determinar os batimentos cardíacos de uma pessoa simplesmente apontando a lente da câmera para ela.

A cada bombeamento de sangue realizado pelo nosso coração, há uma rápida e discreta alteração na tonalidade da nossa pele, a qual é imperceptível a olho nu. Aparelhos dotados dos chips mais recentes da companhia taiwanesa poderão usar suas câmeras para monitorar essas mudanças, as quais são informadas a um software que executa um sofisticado algoritmo para mensurar a frequência cardíaca.

A empresa assegura que o método promovido pela IP Cam é tão preciso quanto oxímetros de pulso e aparelhos portáteis de eletrocardiograma. Vimos de perto a funcionalidade e ela se mostrou bem precisa. Os 3 bpm de diferença que presenciamos, segundo a empresa, eram devido à forte iluminação do stand, que acabava dificultando o reconhecimento da alteração de tonalidade da pele.

O TecMundo viajou para cobrir a Computex 2015 a convite da MediaTek.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.