MediaTek quer popularizar as tecnologias de carregamento wireless [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: MediaTek quer popularizar as tecnologias de carregamento wireless [vídeo]

A MediaTek aproveitou a Computex 2015 para demonstrar o chipset MT3188 em funcionamento. O componente é considerado o primeiro circuito integrado voltado para o carregamento wireless com suporte multimodal, visando atuar como uma ponte entre os vários padrões existentes hoje com a adoção pelas fabricantes em produção de larga escala.

Encontrar soluções que energizam aparelhos eletrônicos somente os encostando a uma base não é difícil, mas a maioria desses produtos atua apenas por indução, que fomenta os padrões Qi e PMA. Essa pouca popularidade de tais dispositivos, conforme explicado pela companhia taiwanesa, se deve ao seu custo.

Os parâmetros citados acima exigem um componente específico para cada eletrônico e dificilmente são adaptados para diferentes níveis de potência. Por exemplo, wearables, headsets, tablets e notebooks operam com voltagens diferentes e os chips geralmente não suportam operar com mais de uma voltagem. Ou seja, é preciso desenvolver um componente para cada tipo de aparelho.

A MediaTek quer aproveitar a chegada do padrão A4WP para viabilizar maior comodidade na hora de recarregar eletrônicos via mecanismos sem fio e ainda reduzir os custos de produção deles. Isso seria possível pelo fato de essa nova tecnologia suportar essa variação de voltagem, além de ela ter a capacidade de transmitir energia “à distância”.

Maior liberdade de carregamento

Em boa parte dos produtos disponíveis nas lojas, o usuário precisa colocar o smartphone, por exemplo, em um determinado local da base de carregamento. Com o A4WP e o chip MT3188, a MediaTek permite que sejam criados dispositivos que podem carregar mais de um eletrônico ao mesmo tempo e eles podem ser colocados em qualquer lugar de uma mesa que esteja preparada para receber essa funcionalidade.

No stand da companhia na feira, conferimos o funcionamento dessa proposta. Diferente de outros dispositivos exibidos na apresentação, nos quais era preciso deixar o protótipo sobre esses aparelhos, a tecnologia embarcada da MediaTek permitia que o suposto eletrônico recebesse carga em qualquer lugar da mesa — que possuía uma placa na parte inferior responsável pela transmissão da energia.

O TecMundo viajou para cobrir a Computex 2015 a convite da MediaTek.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.