MediaTek pode criar novas versões dos Helio X30 e X35 com processos de 10nm

1 min de leitura
Imagem de: MediaTek pode criar novas versões dos Helio X30 e X35 com processos de 10nm

A MediaTek — em parceria com a TSMC — está trabalhando em seus novos processadores utilizando a litografia de 10nm. Não são novos chips, mas sim novas versões para os modelos Helio X30 (voltado para maior performance) e o HelioX35 (voltado para a economia de energia).

Segundo informações, eles vão entrar nas linhas de montagem entre o final desse ano e o inicio do próximo, enquanto a empresa avalia aplicar a mesma litografia para outros produtos  voltados para desempenho mediano e dispositivos de baixo custo. A empresa escolhida para a fabricação dos semicondutores, TSMC, é uma empresa tailandesa que desenvolveu os processadores utilizados no último iPhone e que vem trabalhando com essas arquiteturas desde 2014.

O modelo X30  conta com um processador de dez núcleos — estruturados em dois núcleos Cortex-A73 com clock máximo de 2,8 GHz, quatro núcleos Cortex-A53 com clock de 2.2 GHz e  quatro núcleos Cortex-A35. O chip suporta até 8GB de memoria RAM, além de contar com uma GPU quad-core com suporte a VR.

O modelo X35 vai ter configurações parecidas com o X30, mas um pouco mais modesto, voltado para equipamentos intermediários e com uma maior eficiência energética.

********

Este texto faz parte do programa TecMundo Experts, pelo qual leitores com alguma especialidade em tecnologia podem enviar seus conteúdos voluntariamente para a publicação no TecMundo. As matérias  publicadas aqui são enviadas de modo voluntário e sem vínculo empregatício.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.