Desafio viraliza nas redes sociais: quando é o aniversário de Cheryl?

3 min de leitura
Imagem de: Desafio viraliza nas redes sociais: quando é o aniversário de Cheryl?
Imagem: Shutterstock II

Um teste matemático desses que transformam o cérebro humano em um nó gigantesco tem se tornado viral em todo o mundo. O problema começou a ser difundido depois que o apresentador Kenneth Kong, de Cingapura, o divulgou em sua página no Facebook. Trata-se de um dos enigmas de uma olimpíada de matemática para alunos do ensino médio.

A pergunta é simples: “Quando é o aniversário de Cheryl?”. A resposta, entretanto, é bem mais complexa do que você pode imaginar. Vamos ao enunciado da questão:

“Albert e Bernard se tornaram amigos de Cheryl recentemente, e eles querem saber quando é o aniversário dela. Cheryl deu a eles uma lista com 10 possíveis datas: 15 de maio; 16 de maio; 19 de maio; 17 de junho; 18 de junho; 14 de julho; 16 de julho; 14 de agosto; 15 de agosto; 17 de agosto.

Em seguida, Cheryl contou a Albert e Bernard, separadamente, o mês e o dia de seu aniversário, respectivamente.

Albert diz: Eu não sei quando é o aniversário de Cheryl, mas eu sei que Bernard não sabe também.

Bernard diz: No início, eu não sabia quando era o aniversário de Cheryl, mas agora eu sei.

Albert: Então eu também sei quando é o aniversário de Cheryl.

E então, quando é o aniversário de Cheryl?”

E aí, você sabe? Se quiser, pare a leitura por aqui e tente resolver o problema sozinho. Se achar que é complicado demais, confira abaixo a resolução dada pelo The New York Times.

Afinal, quando é o aniversário de Cheryl?

Esse tipo de problema deixa o seu cérebro confuso porque, convenhamos, ninguém age dessa maneira na vida real, e se algum dia alguma pessoa chegar com esse tipo de enigma, você tem todo o direito de rever essa amizade.

Mas a Cheryl é uma personagem fictícia e, por isso, não podemos ter raiva dela. Ou até podemos, mas não vai adiantar de nada. O que temos é: Cheryl fez um joguinho sacana ao não revelar a data de seu aniversário, coisa que nunca acontece normalmente quando perguntamos a alguém. Como se não bastasse, Albert e Bernard são tão amigos que um não revelou ao outro a informação que tinha acabado de receber. Eita!

Para entender a lógica da coisa, vamos por partes:

  • Albert: Eu não sei quando é o seu aniversário, mas eu sei que Bernard não sabe também.

A primeira parte da sentença é óbvia, afinal Albert sabe apenas o mês, mas não sabe o dia. A segunda parte já é a nossa primeira dica. É aí que você constata: “Mas é claro que Bernad também não sabe! Cheryl apenas cochichou o dia, então ele não poderia ter mais informações que Albert”.

Mas se Cheryl tivesse dito o dia 19, então Bernard saberia a data exata, afinal, entre as possíveis datas, há apenas um dia 19 – 19 de maio, no caso. Da mesma maneira, se a moça tivesse dito o dia 18, Bernard saberia que o aniversário dela era no dia 18 de junho.

Vale ressaltar que, para o funcionamento dessa lógica, Cheryl não poderia ter dito os meses maio ou junho para Albert — outra importante dica. Agora vamos seguir o diálogo dos amigos:

  • Bernard: No início, eu não sabia, mas agora eu sei.

 

Aí você se pergunta: “Como assim, Bernard? Como assim, cara? Que bruxaria é essa?”. Uma bruxaria chamada matemática. Perceba que a frase de Albert, que não tem dia nem data, fez com que Bernad deduzisse o dia do aniversário de Cheryl. Ou pelo menos soubesse que não era em maio ou junho, o que nos faz eliminar metade das possibilidades.

Nos sobram agora os seguintes dias: 14 de julho; 16 de julho; 14 de agosto; 15 de agosto; e 17 de agosto. E, a essa altura da conversa, Bernard já sabe qual das datas é a correta. Se Cheryl tivesse dito a ele o dia 14, ele não teria como saber, afinal havia mais de uma possibilidade – julho e agosto. Ou seja: o dia não é 14.

Agora temos apenas três possibilidades: 16 de julho; 15 de agosto; e 17 de agosto.

  • Albert: Então eu também sei quando é o aniversário de Cheryl!

De novo, seguimos a mesma lógica: para que Albert tenha descoberto a data, o mês precisa, necessariamente, ser julho, pois se Cheryl tivesse dito a ele que o mês era agosto, ele ainda teria duas possibilidades e não poderia dizer que tinha a resposta. Ou seja, a resposta para esse problema aparentemente impossível de resolver é 16 de julho.

E aí, você conseguiu chegar a essa resposta sozinho ou desistiu e saiu por aí tacando fogo em todos os calendários existentes? Conte para a gente nos comentários!

Via EmResumo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.