Garoto de 16 anos resolve problemas matemáticos propostos há séculos

1 min de leitura
Imagem de: Garoto de 16 anos resolve problemas matemáticos propostos há séculos

Sir Isaac Newton (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Existe uma série de problemas matemáticos que foram propostos há muitos anos, mas que até hoje continuam sem solução. Entretanto, há dois deles que acabaram de ser resolvidos, graças aos conhecimentos de Shouryya Ray – um garoto de apenas 16 anos que nasceu na Índia e hoje mora na Alemanha. Ele conseguiu solucionar um problema proposto por Isaac Newton há mais de 300 anos.

Shouryya Ray calculou o exato percurso percorrido por um projétil que está sob o efeito da gravidade e também sujeito à resistência do ar. Como já dissemos, três séculos se passaram desde que Newton realizou os primeiros estudos referentes ao tema. Durante o período que separou a proposição e a solução, muitos matemáticos se dedicaram a encontrar respostas, mas somente eram conseguidas soluções parciais.

A segunda conquista de Shouryya Ray é referente a um problema matemático que já dura quase 200 anos e fala sobre colisão de corpos contra paredes. Segundo o Fox News, as duas descobertas do jovem devem contribuir para melhorar a precisão de cálculos utilizados na área de balística, por exemplo. Ray ainda ganhou prêmios em dinheiro pelos trabalhos, mas não há informações sobre os valores.

Fonte: Fox News

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.