Hoje é o 'Dia do Pi'; entenda a comemoração geek do dia 14 de março

1 min de leitura
Imagem de: Hoje é o 'Dia do Pi'; entenda a comemoração geek do dia 14 de março

Hoje é dia 14 de março. No Brasil, escrevemos a data como 14/3, mas nos Estados Unidos a escrita é inversa: 3/14. Isso é familiar para você? Se for, é porque você ainda se lembra das aulas de física e matemática. Exatamente, o valor "3/14" se parece muito com o do Pi, a constante que utilizamos nos cálculos desde o colégio.

Por essa razão, no dia 14 de março é comemorado o Dia do Pi (clique aqui para saber mais sobre ele), uma das datas mais geeks do ano. Existem comemorações do Dia do Pi desde 1988 e há quem diga que o momento exato para as comemorações seria à 1h59min26s do referido dia. Isso porque esses são os números que correspondem ao Pi até a sétima casa decimal (3,1415926).

Não se tem certeza de quantas casas o Pi possui no total, mas há competições que levam gênios da memorização a “recitarem” o número para ver quem consegue decorar mais (em uma aproximação mais exata) algarismos depois da vírgula. Outra curiosidade: como o Pi é pronunciado da mesma maneira que a palavra “pie”, o dia é marcado também pelo alto consumo de tortas nos Estados Unidos. E você, vai comemorar o dia do Pi?

Você já comemorou o "Dia do Pi"? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.