Quando foi a primeira vez que usamos um computador para realizar um cálculo matemático?

1 min de leitura
Imagem de: Quando foi a primeira vez que usamos um computador para realizar um cálculo matemático?

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Foi-se o tempo em que usávamos papel e caneta para resolver problemas matemáticos. Apesar de a escola nos ensinar todas as funções e fórmulas importantes, a vida cotidiana exige a praticidade da calculadora. Contudo, há aquelas expressões em que é preciso uma máquina muito mais potente para que cheguemos ao resultado.

Pode parecer besteira, mas foi somente em 1976 que pesquisadores usaram um computador para completar uma operação matemática. O chamado Teorema das Quatro Cores foi o primeiro grande desafio numérico em que as pessoas tiveram de apelar a uma máquina.

O problema foi proposto em 1852 e afirmava que qualquer mapa poderia ser organizado usando somente quatro cores, bastando desenvolver combinações que criassem tons completamente diferentes. No entanto, a ideia ficou no ar por 124 anos, já que ninguém conseguia comprovar a veracidade da informação.

Procurando pôr um fim na dúvida secular e considerando que o cérebro humano era incapaz de processar tantos dados, estudiosos utilizaram um computador pela primeira vez para comprovar a hipótese.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.