Em que ordem eu devo assistir aos filmes da Marvel? [infográfico]

3 min de leitura
Imagem de: Em que ordem eu devo assistir aos filmes da Marvel? [infográfico]

O Universo Cinematográfico da Marvel (o cenário gigantesco compartilhado por diferentes super-heróis) tem se expandido tanto nos últimos anos que é até natural que algumas pessoas fiquem perdidas nessa linha do tempo. Além dos filmes que são lançados nos cinemas anualmente, também existem as séries de TV que estão diretamente relacionadas aos eventos principais que ocorrem nas grandes produções da Marvel.

Para ajudar você a se localizar nesse amontoado de produções, você pode conferir aqui no TecMundo a ordem cronológica atual dos filmes da Marvel. Contudo, que fique claro que estamos falando exclusivamente dos filmes e das séries de TV – os quadrinhos já são outro departamento, com suas próprias linhas do tempo e narrativas que já mudaram bastante com o passar dos anos, apesar de, claro, existirem histórias paralelas dos próprios filmes.

As séries e os filmes listados acima pertencem às fases iniciais que estabelecem o Universo Cinematográfico da Marvel e estão organizadas em ordem cronológica e não de lançamento. Apesar de muitas produções ainda não se conectarem (como é o caso de "Guardiões da Galáxia"), elas estão situadas na mesma cronologia e, eventualmente, vão se cruzar.

A partir de 2016, a terceira fase da Marvel tem início com continuações e novos personagens apresentados, como Doutor Estranho e Pantera Negra. É importante frisar que franquias como X-Men e Quarteto Fantástico não pertencem mais à Marvel (os seus direitos foram vendidos) e por isso não figuram nesse grande Universo Cinematográfico.

E o Homem-Aranha nos filmes da Marvel?

Para alegria de muitos fãs, o Homem-Aranha finalmente aparecerá no Universo Cinematográfico da Marvel nos próximos anos. A primeira aparição de Peter Parker ocorre já no próximo ano, em "Capitão América: Guerra Civil". Em julho de 2016, teremos um novo filme solo do personagem. Graças ao acordo da Marvel Studios com a Sony, o super-herói poderá figurar no mundo compartilhado da Marvel, apesar de ainda ser totalmente produzido pela Sony.

Além dos títulos mencionados, também existem os curtas-metragens que complementam o Universo Cinematográfico, intitulados de Marvel One-Shots e que são incluídos nos Blu-rays dos filmes desde 2011. Inicialmente, eles foram criados para serem histórias independentes que forneciam mais informações sobre os personagens que vimos nas telonas, porém dois deles se tornaram séries. São eles:

  • O Consultor (2011): ocorre logo após o fim de "O Incrível Hulk".
  • Houve Algo Engraçado no Caminho do Martelo de Thor (2011): ocorre antes do primeiro filme de "Thor".
  • Artigo 47 (2012): tem início logo depois dos eventos da "Batalha de Nova York" que ocorre em "Os Vingadores".
  • Agente Carter (2013): o curta-metragem se passa um ano antes de "Capitão América: O Primeiro Vingador" e antes da série "Agente Carter".
  • Saúdem o Rei! (2014): o história ocorre aproximadamente dois anos depois de "Homem de Ferro 3" e antes dos primeiros episódios de "Agents of S.H.I.E.L.D".

Quanto às séries de TV, temos o Demolidor, na Netflix, que não está situado em um ponto específico dessa gigantesca linha do tempo. No início da série, ouvimos falar constantemente do "incidente", referência à "Batalha de Nova York" que vemos em "Os Vingadores". Como não há interações com outros personagens da Marvel, podemos supor que a série ocorre entre os eventos de "Thor: O Mundo Sombrio" e "Os Vingadores: Era de Ultron".

Próximas produções de TV

Outras séries também estão em andamento e em processo de produção, como Jessica Jones, Luke Cage, Punhos de Ferro e Os Defensores, somente aumentando o tamanho desse mundo gigantesco que está sendo continuamente criado pela Marvel. Além disso, Demolidor já está com uma segunda temporada confirmada.

O crescimento do Universo Cinematográfico da Marvel é realmente extraordinário e, juntando todas as produções já lançadas, temos muitos filmes fantásticos para assistir. Realmente, a cronologia pode ser um tanto confusa para bastante gente, especialmente porque alguns filmes não seguem a linha do tempo conforme são lançados nos cinemas, porém não é muito complicado se situar para admirar o panorama geral dessa grande história.

E você, quais são as suas expectativas para os próximos anos da Marvel? Podemos esperar por algumas aparições interessantes, com personagens indo de um filme para o outro e novos super-heróis dando as caras nas telonas. Quem sabe quais tipos de produções veremos na iminente quarta fase da Marvel, porém que até o momento não foi confirmada.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.