Hackers sequestram contas de Mark Zuckerbeg nas redes sociais

1 min de leitura
Imagem de: Hackers sequestram contas de Mark Zuckerbeg nas redes sociais
Imagem: The Guardian

Parece que o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, precisa seguir aqueles guias sobre como criar senhas seguras. Aparentemente, o executivo passou tanto tempo cuidando de seu principal site que se esqueceu das contas que mantinha em outros sites de relacionamentos — e agora elas foram hackeadas.

Vários relatos indicam que um grupo cibercriminoso conhecido como OurMine Team invadiu com sucesso os perfis de Zuckerberg no Twitter e no Pinterest.

No caso do Twitter, uma mensagem foi postada usando o perfil @finkd, aparentemente o oficial de Zuckerberg na rede social. Em uma postagem feita sob o controle dos hackers, consta que a senha usada para o acesso constava em um base de dados roubada em maio de 2016 do LinkedIn — ou seja, ele é tão mortal quanto nós e às vezes utiliza o mesmo código para acessar mais de um serviço.

Uma mensagem postada pelo OurMine Team foi replicada no perfil de Zuckerberg.

A conta do OurMine no Twitter foi suspensa e as mensagens aparentemente enviadas pelos hackers foram apagadas, mas não antes de capturas de tela salvarem os recados. Já no Pinterest, os hackers dizem que a invasão é só para "testar a segurança".

A descrição do perfil de Zuck no Pinterest foi modificada para avisar do ataque.

Ninguém está seguro?

Até agora, Zuckerberg não se manifestou sobre o caso, mas a recuperação das contas já parece ter acontecido nos dois casos. O perfil dele no Facebook permaneceu inalterado, o que significa que ao menos aquele está seguro contra ataques. O grupo alegou que também controlou a conta dele no Instagram, mas não há provas disso e, neste caso, o próprio site se manifestou. "Nenhum dos sistemas ou contas do Facebook foram acessados. Os perfis afetados foram novamente protegidos", disse um porta-voz da rede social ao site VentureBeat.

Zuckerberg também possui cadastro no Google+, mas parece que até os hackers se esqueceram da existência do site. Vale lembrar que, recentemente, a conta com o maior número de seguidores no Twitter também foi alvo de invasão — trata-se do perfil oficial da cantora Katy Perry.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.