Manutenção: como limpar o cooler e o dissipador do seu notebook [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Manutenção: como limpar o cooler e o dissipador do seu notebook [vídeo]

O seu notebook tem apresentado problemas ultimamente? Podem ser travamentos, telas azuis da morte ou até mesmo desligamentos súbitos. Quando isso acontece, muita gente aponta o dedo para o primeiro suspeito: o sistema operacional (principalmente se for Windows).

Porém, a causa disso nem sempre é essa, pois hoje em dia é raro um computador travar por conta dele. É muito mais provável que a falha se encontre em algum componente de hardware que deixou de funcionar corretamente.

Um caso muito frequente é o superaquecimento das peças. Se em um computador de mesa esse problema pode surgir com facilidade, imagine em um notebook em que todos os componentes são compactos e muito próximos um do outro.

Para piorar a situação, a abertura para ventilação, na maioria das vezes, puxa o ar da parte de baixo do equipamento. Com o ar, vem uma quantidade razoável de poeira. Essa sujeira se acumula sobre o dissipador e sobre o cooler, impedindo que o ar quente saia de dentro da máquina. Consequentemente ele superaquece e apresenta problemas.

Felizmente, limpar o sistema de arrefecimento do notebook é uma tarefa relativamente simples, que exige apenas algumas ferramentas simples e um pouco de paciência.

O que você vai precisar

  • 1 chave Phillips para abrir o notebook;
  • 1 pincel;
  • Pasta térmica (opcional).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Desmontando o notebook

O primeiro passo é localizar o cooler do notebook. Coloque o aparelho de ponta-cabeça sobre a mesa e veja em que ponto da carcaça ele se encontra. Na maioria das vezes, o componente se encontra na parte de trás do equipamento.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Lembre-se: antes de iniciar a desmontagem do notebook, é importante remover a bateria para evitar problemas.

Para iniciar o processo de limpeza, devemos remover os parafusos da tampa que fica sobre o cooler. Geralmente essas tampas possuem encaixes além dos parafusos; logo, procure ter bastante calma na hora de levantá-la para não danificar nenhum encaixe ou algum componente interno do notebook.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já com a tampa removida, é fácil encontrar o cooler e o dissipador de calor. Muitos notebooks possuem uma barra de cobre que conecta o processador e o chipset até o dissipador principal, que fica acoplado ao cooler.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Iniciando a limpeza

Vamos começar removendo o cooler. Localize os parafusos que prendem a peça no lugar e remova todos. Depois, encontre o cabo de energia que prende a ventoinha à placa-mãe e, com cuidado, desconecte os fios.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para limpar a ventoinha, você pode utilizar um pincel ou até mesmo ar comprimido. No nosso caso, um simples pincel foi suficiente para deixar a peça como nova.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Depois de retirar todo o pó, aproveite para verificar se a hélice está girando com facilidade. Se ela estiver enroscando ou fazendo barulho por causa de alguma obstrução no motor, você pode recondicioná-la.

Esse processo é muito útil em notebooks, uma vez que os coolers encontrados nesses equipamentos são de tamanhos personalizados e não podem ser encontrados facilmente nas lojas para uma possível substituição.

Para saber como recondicionar um cooler, veja esse artigo do Área 42. O procedimento é o mesmo, e a única coisa que muda é o formato da ventoinha.

O dissipador pode exigir um pouco mais de trabalho. Se o seu modelo for parecido com esse, será preciso soltar todos os parafusos que seguram a peça no lugar, o que inclui aqueles próximos ao processador.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Não é um processo difícil, mas exige um pouco de cuidado e muita paciência para não danificar nada.

Assim que todos os parafusos forem removidos, vamos levantar a peça para iniciar a limpeza.

Nesse momento, verifique a pasta térmica que fica sobre o processador e o dissipador. Se ela estiver ressecada, pode ser interessante aproveitar para substituí-la.

Para fazer isso, antes remova a pasta antiga com a ajuda de uma toalha de papel. Depois, com o auxílio de uma espátula, passe uma nova camada de pasta térmica no lugar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para concluir o processo, recoloque o dissipador e o cooler no lugar e aperte bem todos os parafusos. O cabo de força da ventoinha também deve ser reconectado à placa-mãe.

(Fonte da imagem: Tecmundo)Finalize encaixando a tampa externa — novamente com calma para não quebrar os encaixes.

Pronto! O sistema de refrigeração do seu notebook está novo em folha.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Observações

Existem milhares de notebooks no mercado e cada um deles possui o seu formato específico. É muito provável que o modelo que você possui seja diferente do nosso, porém é importante notar que o sistema de refrigeração deve ser similar.

Portanto, antes de iniciar o processo, leia atentamente as instruções. Depois, examine com calma o seu equipamento e só inicie a limpeza após ter identificado todos os componentes necessários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.