Parafusos de computador: conheça todos os tipos e seus respectivos lugares

2 min de leitura
Imagem de: Parafusos de computador: conheça todos os tipos e seus respectivos lugares

Quem já teve a curiosidade de abrir um gabinete tem uma leve noção da enorme quantidade de parafusos que compõem um computador. São tamanhos, comprimentos e roscas diferentes, mas cada parafuso tem o seu lugar garantido dentro da CPU.

Mesmo os usuários que estão acostumados a abrir e explorar o mundo dentro dos gabinetes encontra certa dificuldade na hora de colocar os parafusos de volta em seus devidos lugares. Foi pensando nisso que o portal Baixaki preparou este artigo, a fim de esclarecer todas as dúvidas a respeito do lugar que cada tipo de parafuso deve ocupar dentro de uma CPU.

Antes de começar

Para não gerar confusão na hora de separar os parafusos é preciso entender como os parafusos são analisados. É preciso diferenciar basicamente três coisas entre eles: comprimento, tipo de rosca e formato da cabeça.

Os dois primeiros critérios são os mais importantes, uma vez que não adianta querer colocar um parafuso de rosca X em um buraco com padrão Y. Além disso, parafusos mais compridos, se utilizados no lugar errado, podem causar alguns problemas no equipamento.

Para o gabinete

Esses parafusos são, certamente, os mais conhecidos pelo usuário. Isso porque são eles os responsáveis por manter o gabinete montado (juntamente com os rebites, claro). As roscas desse tipo de parafuso são grossas se comparadas às da maioria das peças que compõem um computador.

Parafusos do gabinete

Vale lembrar que o parafuso utilizado para a montagem pode mudar de um gabinete para outro, embora não seja comum isso acontecer.

Placa-mãe e Cooler

Os parafusos para prender a placa-mãe ao gabinete podem ser de dois tipos:

  • Rosca grossa e compridos

PArafusos para fixar a placa-mãe


  • Rosca mais fina e curtos

Parafusos para fixar a placa-mãe


No geral os parafusos para fixação da placa-mãe vêm acompanhados de arroelas vermelhas, as quais devem ser utilizadas para isolar os furos não metalizados do componente.

Você também pode utilizar grampos com trava como os mostrados na imagem abaixo para fixar melhor a placa-mãe ao gabinete, e não se esqueça de ler o artigo “Manutenção de PCs: como instalar placa mãe”. Nele você aprende todos os passos necessários para a instalação desse componente tão importante no funcionamento do computador.

Alguns coolers ainda utilizam parafusos para se fixarem à placa-mãe. Esses geralmente possuem cabeça achata e rosca grossa, do tipo auto atarraxante e são facilmente identificados em meio aos demais parafusos.

Parafusos para fixar os cooler

Disco rígido e drives de CD/DVD e Disquete

É necessário ter muito cuidado com os parafusos utilizados na fixação dos drives de CD/DVD e Disquete, mas a atenção deve ser redobrada ao prender o disco rígido. Isso porque os parafusos utilizados para esses componentes não podem ser muito compridos, uma vez que podem entrar em contato com a parte mecânica da peça e a danificar.

Por padrão os parafusos para essa funcionalidade são mais curtos do que os utilizados na montagem do gabinete. O formato da cabeça também é bem diferente, já que os parafusos utilizados em HDs possuem a cabeça achatada, como mostrado na figura abaixo.

Fixando o HD

...

Agora que você já conhece os principais tipos de parafusos utilizados em computadores é hora de partir para a montagem de PCs. Para isso, não deixe de conferir o artigo “Manutenção de PCs: A BÍBLIA”, o qual reúne todas as informações necessárias para montar uma máquina.

Gostou do artigo? Tem alguma sugestão ou ideia? Então não deixe de enviar seu comentário para nós!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.