O meu drive de CD/DVD não funciona. E agora? [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: O meu drive de CD/DVD não funciona. E agora? [vídeo]

Apesar de o drive de CD/DVD ser algo simples, não é tão difícil que ele apresente problemas após algum tempo de uso. Na verdade, às vezes ele já começa a ter incompatibilidades assim que você o coloca no computador.

Os problemas e as soluções podem variar mais do que você imagina. É muito difícil saber especificamente qual é o problema do seu drive e como resolvê-lo, justamente porque tudo isso é muito variável.

Neste artigo, nós vamos apresentar uma série de falhas e as possíveis soluções que você pode seguir, caso tenha algum problema com o seu drive de CD/DVD. E isso envolve tanto leituras quanto gravações dos discos.

Tento acessar a unidade e nada acontece

Isto é bastante comum: você coloca um disco em seu drive e, simplesmente, não acontece nada. Por mais que o drive continue lendo e piscando o LED, o computador não reage. Então, você vai até o Meu Computador, dá um duplo clique na unidade e o PC começa a ler sem parar, mas sem abrir nada.

Teste o disco em outro drive.

Quando isso acontece, é mais provável que o problema seja na leitura do disco e não exatamente do drive. Ou seja, é possível que a mídia esteja riscada, suja ou simplesmente seja incompatível com o leitor. Tente testar o disco em outro drive e veja se funciona. Se tudo correr bem, então o problema é em seu drive.

O drive simplesmente não abre mais

Além de não ter dado nenhum sinal de vida, o disco emperrou o seu drive? Você tenta apertar o botão para abri-lo, mas nada acontece? Nem todos sabem, mas é possível resolver essa problema manualmente, utilizando, para isso, um clipe de papel.

Basta abrir o clipe e procurar um pequeno buraco na parte da frente do leitor. Encaixe o arame e empurre com força até que a gaveta do drive se solte. Então, você deve puxar o resto da bandeja com a mão.

Em seguida, tire o disco e empurre a bandeja novamente para o lugar. Se você tentar abrir depois do modo convencional e o drive não abrir, mesmo sem nenhum disco dentro, o problema pode ser interno.

Abrindo o leitor manualmente. (Fonte da imagem: Baixaki)

Nenhum disco é lido

Uma hipótese no caso de o drive aparentar funcionar normalmente, mas não ler nenhum disco, é a de que a lente esteja muito suja. O mais recomendado é fazer a limpeza com uma mídia própria para isso. Geralmente, esses discos já vêm com todas as instruções que você precisa seguir.

Caso prefira fazer a limpeza manualmente, remova a unidade de disco e use um cotonete seco. Passe-o com bastante suavidade e delicadeza na lente. Porém, tome cuidado para não encostar absolutamente mais nada nela, como o seu dedo, pois pode estragá-la.

Limpe a lente com muito cuidado.

O drive não grava mais

Normalmente isso acontece por duas razões, simultaneamente ou não. A primeira delas ocorre quando você instala algum programa para gravar discos e ele altera o registro e os drivers do Windows, impossibilitando que o gravador funcione. Programas como o Nero podem ocasionar isso. Uma solução é desinstalar o programa, reiniciar o computador e tentar usar o leitor novamente.

O outro provável problema refere-se aos drivers da sua unidade de disco, os quais podem estar com algum problema de compatibilidade. Se isso só apareceu quando você instalou uma nova versão do sistema operacional, talvez seja necessário esperar até que saia alguma atualização. Mas você pode tentar remover e/ou atualizar o driver por conta própria.

O Windows XP e o Vista oferecem uma solução automática para esse problema. Você pode baixar o programa clicando aqui.

Atualizando e reinstalando o driver

Como dito anteriormente, o problema pode ocorrer no driver da unidade de disco. A atualização é extremamente simples. Primeiro, dê um clique com o botão direito em "Meu Computador" e selecione "Propriedades" (ou então, no Menu Iniciar, clique com o botão direito sobre "Computador"). Então, clique em "Gerenciador de Dispositivos".

Acessando o Gerenciador de Dispositivos. (Fonte da imagem: Baixaki)

Você verá que todos os dispositivos conectados em seu computador são listados. Clique no “+”, ao lado de “Unidades de DVD/CD-ROM”, para expandir a lista. Assim, o seu drive aparecerá. Basta clicar com o botão direito sobre ele e escolher "Atualizar Driver" ou "Desinstalar".

Ao escolher a primeira opção, ele procurará e instalará o driver mais recente; caso você escolha a segunda, o Windows vai reinstalar seu drive assim que você reiniciar o sistema.

Atualize ou remova o driver. (Fonte da imagem: Baixaki)

A unidade nem liga

Se o seu drive não apresenta absolutamente nenhum tipo de reação, talvez haja algum problema nas conexões dele. Primeiramente, entre na BIOS do seu computador (pressionando a tecla "Del" antes de iniciar o sistema) e, em uma aba chamada "Advanced", veja se o seu drive é listado. Caso contrário, ele provavelmente está desligado.

Veja em sua BIOS se você encontra algo.

Verifique, então, todos os cabos que estão conectando o drive ao computador (Flat ou SATA e de força). Se possível, troque-os por outros e tente usar o drive novamente. Procure, no manual do fabricante, se há alguma instrução nesse sentido. Verifique, também, se tudo está de acordo com o que diz no manual (como os jumpers).

Não consegui resolver. Devo trocar de leitor?

Se tudo que foi descrito no artigo não resolveu o problema, então você pode tentar trocar o seu drive onde comprou, caso ainda esteja na garantia, ou levá-lo a algum técnico que realize consertos. Fora todas essas possibilidades, resta somente comprar um novo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.