Manutenção de PCs: como instalar uma ventoinha no seu gabinete

3 min de leitura
Imagem de: Manutenção de PCs: como instalar uma ventoinha no seu gabinete

Continuando a série de artigos sobre manutenção de computadores, agora você vai aprender a instalar uma ventoinha no gabinete do seu PC. Esta é uma peça que ajuda bastante a manter todos os componentes do gabinete resfriados, uma vez que ela não está acoplada a nenhum componente específico, como processador ou placa de vídeo por exemplo.

Uma ventoinha não tem local fixo em um gabinete por padrão. Cada torre tem um espaço dedicado a este ventilador, e este espaço determina como a ventoinha vai trabalhar. Alguns gabinetes oferecem mais de um espaço para instalar uma ventoinha, mas não é sempre necessário colocar mais de um ventilador. Você precisa levar em conta a necessidade de circulação do ar dentro do gabinete. Logo, duas ou mais ventoinhas podem ocupar muito espaço e não esfriar o interior como parece.

O sentido do ar é importantíssimo

Tenha em mente que o ar quente sempre sobe, e isso influencia o papel da ventoinha dentro do gabinete. Quando instalada na parte de baixo (da metade para baixo), a ventoinha serve como um ventilador, buscando o ar frio de fora para direcioná-lo para dentro da torre. Já uma ventoinha na parte de cima do gabinete funciona como um exaustor, tirando o ar quente de dentro para fora. Logo, a direção das pás deve levar essa regra em conta.

Repare bem na ventoinha antes de instalá-la. Perceba que ela tem uma flecha que indica a direção da saída do ar. Logo, caso você use a ventoinha para retirar o ar quente de dentro do gabinete, essa flecha deve estar apontada para fora; caso você use a ventoinha para jogar ar frio, essa flecha deve estar apontada para dentro. Em alguns casos, há a possibilidade de você escolher a melhor posição para a ventoinha, e aí vale esta dica importante: apenas utilize a ventoinha extra para dentro do gabinete caso haja outra na parte de cima, ou seja, funcionando como exaustor.

Atente para as setas de direcionamento do ar.

Instalando a ventoinha

Abra o seu gabinete (leia este artigo sobre abertura de gabinete se você não tem prática). Atente para as áreas onde você pode colocar a ventoinha. Este gabinete da imagem, por exemplo, oferece três possibilidades: duas na lateral (uma para cima e outra para baixo) e mais uma na parte de trás (em cima).

Atente para os locais que você pode instalar a ventoinha.

Vamos instalar a ventoinha na lateral, em cima. Neste caso. Ela deve ser presa na parte de dentro da tampa com o parafuso de fora para dentro. Basta parafusar nos pontos indicados. São quatro parafusos ao todo.

Parafuse a ventoinha conforme a indicação.

Atente para o tipo de conector

Com a ventoinha presa, é hora de plugá-la. Neste caso, é um conector simples que deve ser ligado à fonte. Isso significa que a ventoinha vai funcionar permanentemente e sempre na mesma velocidade.

Conecte a ventoinha de acordo com o tipo de conector.

Outras ventoinhas, no entanto, funcionam conforme a temperatura do gabinete. Quanto mais alta a temperatura interna, mais fortemente as pás giram. Se a temperatura não estiver muito alta, elas vão girar com menos intensidade. Esse tipo de ventoinha é plugada na placa mãe, no conector FAN.

ATENÇÃO!

Nunca conecte a ventoinha no conector CPU FAN. Este conector é destinado somente para o cooler do processador. Feche o gabinete e pronto, a sua ventoinha está instalada e pronta para uso.

A ventoinha conectada, pronta para uso.

Limpeza

Além da instalação de uma ventoinha extra ser bom para o computador, mantê-la limpa é fundamental. Com o tempo, pó e sujeiras podem se acumular nas pás e fazer com que o componente perca sua funcionalidade. Em alguns casos extremos, as pás podem chegar a parar de se movimentar.

Uma vez que as ventoinhas de gabinete ficam muito expostas, elas acumulam sujeira com bastante facilidade. Um dos indicadores de que algo está errado com o sistema de arrefecimento do seu computador é o barulho. Atente para qualquer barulho anormal vindo do gabinete e observe a ventoinha. Leia este guia para limpeza para aprender a remover sujeiras do gabinete.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.