Resolva os problemas de tomada e bateria do seu laptop

5 min de leitura
Imagem de: Resolva os problemas de tomada e bateria do seu laptop

Quando o assunto é mobilidade, laptops com certeza têm muitas vantagens em relação aos computadores de mesa, já que podem funcionar sem estar presos às tomadas e até acessar a rede sem o uso de fios.

Porém, um computador compacto com várias opções de alimentação e que pode ser carregado para qualquer lugar também está mais propenso a problemas de energia, que costumam acontecer regularmente. Além disso, os componentes de um laptop, como monitor e teclado, estão todos em uma “caixa” só, o que torna difícil isolá-los e fazer o teste em cada um no caso de problemas.

Pensando nisso, o Tecmundo preparou este artigo que aborda as dificuldades mais recorrentes relacionadas a laptops que não ligam de jeito nenhum, além de mostrar a solução deles. Confira!

O caminho da energia em laptops

Antes de falarmos em soluções para os problemas, precisamos entender o básico sobre como um laptop funciona. Assim como qualquer dispositivo eletrônico, computadores portáteis precisam de uma fonte de energia elétrica para funcionar e, no caso dos notebooks, ela pode vir de diferentes lugares.

A primeira opção é ligar a máquina a uma tomada elétrica usando a fonte de alimentação. Quase sempre, estas fontes são caixas pretas ligadas na rede elétrica por uma ponta e no computador pela outra. O trabalho delas é transformar a eletricidade de 120/220 Volts, que vem da tomada, em tensões mais baixas, algo em torno de 19 Volts, além converter a corrente alternada de 60 Hz em uma corrente contínua.

A segunda opção é deixar o computador usando apenas a energia da bateria, caso ela tenha sido carregada anteriormente. E é aqui que os problemas começam a surgir: quem é que está falhando em fazer meu laptop funcionar, a fonte ou a bateria? Descubra a resposta para esta, e outras perguntas, a seguir.

Resolvendo problemas

Energia na tomada

Geralmente, saber se sua fonte de alimentação está funcionando adequadamente é simples: plugue-a na rede e veja se o LED (luz) dela está aceso. Se a resposta for “sim”, então o problema não é a tomada. Caso ele não esteja acendendo, tente conectar em outra saída de energia.

Este procedimento pode parecer um tanto óbvio, mas é comum pessoas levarem seus computadores para a manutenção antes de checar se a tomada que elas sempre usavam não parou de funcionar de uma hora para outra. Vale lembrar que alguns laptops têm o LED indicador no conector em vez de na própria “caixa preta”.

Checando a fonte

O desgaste dos cabos é um problema recorrente em fontes. Para testar isso, você pode desconectar a fonte do notebook, liga-la à tomada e balançar os fios. Se o LED piscar em consequência disso, então existe um mau contato. Você também pode usar um multímetro para testar a tensão de saída, como mostra a foto abaixo.

Trocar o cabo que fica entre a fonte e a tomada — caso ele seja destacável — é uma boa maneira de garantir que o problema não está nele. Por último, você ainda pode usar uma fonte igual à sua para testar em seu notebook e ter certeza de que o problema realmente é a “caixa preta”. Se este for caso, leve sua fonte a uma assistência técnica para realizar o reparo ou substituí-la.

Checando a bateria

Se você realizou todos os testes e tem certeza de que sua fonte está funcionando corretamente, então é provável que o problema seja a bateria. Para tirar a dúvida, basta remover o componente pela parte de baixo do laptop e ligar o notebook à fonte de energia. Você vai saber que sua bateria está com defeito caso o seu computador passe a ligar normalmente sem ela.

Geralmente, assistências técnicas não encontram solução para uma bateria defeituosa, e a saída acaba sendo comprar outra. Novamente, você pode confirmar que o problema é a bateria, ligando seu notebook com outra igual.

Fonte e bateria estão OK, e agora?

Bom, se você sabe que a fonte está funcionando e o problema não está na bateria, então a última alternativa é o laptop em si. O primeiro teste que você pode fazer é ligar a máquina na fonte, apertar o botão de Liga/Desliga e ver se os LEDs indicadores se acendem.

Caso o notebook se comporte como se estivesse funcionando (coolers girando e luzes piscando), mas sem apresentar nada na tela, o problema pode ser apenas o monitor. Neste caso, você poderia tentar conectar seu notebook a um monitor externo, via cabo HDMI ou VGA. A troca ou reparo da tela do laptop pode ser feita em uma assistência técnica autorizada.

Além da tela sem respostas, é possível que algum curto-circuito na placa mãe ou em um dos componentes esteja impedindo a máquina de ligar. Você pode tentar isolar o problema removendo peças como leitor de CD, disco rígido e cartões PCMCIA. Se o seu PC ligou depois que você tirou um destes itens, então você já sabe que o componente em questão está defeituoso e precisa ser trocado.

(Fonte da imagem: Divulgação: Kingston)

Você também pode tirar um dos pentes de memória RAM e tentar ligar o computador com apenas um deles instalado. Módulos de memória defeituosos também podem impedir o laptop de funcionar corretamente.

Se você realizou todos os testes e, mesmo assim, o computador continua sem sinal de vida, então o problema está associado à placa-mãe. Neste caso, a única alternativa é levar a máquina inteira para a manutenção.

Meu laptop liga, mas fica desligando subitamente

Outra situação que já é comum entre os notebooks é a falha súbita na alimentação, que faz com que o computador reinicie ou desligue “do nada”. O motivo mais recorrente para este problema é um mau contato com os cabos somado à bateria que não funciona. Você pode verificar isso pelo LED da fonte — piscando quando você movimenta os fios.

Superaquecimento da máquina também é um problema frequente. O principal sintoma deste defeito é a ventoinha entrando em rotação máxima antes de o computador desligar. Isso pode ser resolvido limpando o cooler com um compressor de ar, soprando o jato diretamente sobre a abertura do componente. Lembre-se de verificar se o compressor tem um filtro de umidade antes de usá-lo em seu computador.

Considerações finais

Vale salientar que é preferível que você procure a ajuda de um técnico competente, caso não se sinta seguro para realizar qualquer um dos procedimentos descritos. Fontes de alimentação possuem saídas de alta-tensão e baterias são feitas de material potencialmente tóxico; por isso, aconselhamos que você nunca tente abrir um destes componentes em casa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.