Como medir a temperatura do processador?

2 min de leitura
Imagem de: Como medir a temperatura do processador?

Muitos dos problemas de hardware causados no computador são resultados do superaquecimento, diminuindo a vida útil de seus componentes. Sem sombra de dúvidas, o processador é um dos mais afetados por este problema, pois todos os outros periféricos utilizam seus recursos constantemente.

Em nosso artigo “Processador em Chamas”, discutimos sobre os principais motivos que podem causar esse problema, assim como possíveis soluções. Agora, vamos mostrar os principais programas para medir a temperatura da CPU do seu PC.

Método Tradicional

O método mais antigo e conhecido é verificar a temperatura da CPU na BIOS do sistema, durante a inicialização do computador. Apesar de ser bastante utilizado, não é a maneira mais eficiente, pois neste momento a atividade no Temperatura pela Biosprocessador está apenas começando. Consequentemente,  o nível de aquecimento obtido será mais baixo comparado com o sistema operacional já carregado. Caso  o valor constatado neste momento já esteja muito alto, então algo de muito grave está acontecendo no seu PC.

Nem todas as máquinas exibem a temperatura da CPU na BIOS, se esse for o seu caso, não se preocupe. O primeiro passo para verificar o aquecimento do processador é reiniciar o sistema operacional, acessando a BIOS na tela de Boot. Na maioria dos PCs isso pode ser feito através do botão “Esc” ou “Delete” . Não existe um lugar padrão para a exibição da informação, contudo, na máquina testada ela está  localizada dentro do Menu "System Health" , resultando na seguinte tela:


Medindo através do sistema operacional

Verificar a temperatura do processador pelo sistema operacional é muito mais eficiente comparado à BIOS, visto que em qualquer SO moderno muitas tarefas são executadas ao mesmo tempo. Todas essas atividades acabam gerando um superaquecimento constante na CPU. Por esse motivo, vamos mostrar agora as principais ferramentas existentes para essa finalidade, no sistema Windows.

Everest

O Everest é o programa de diagnóstico de hardware mais conhecido do mercado, extraindo um número muito grande de informações de sua máquina. Não é um aplicativo gratuito, mas pode ser  baixado neste link, com o período de avaliação de 30 dias.


Uma vez o Everest instalado em seu PC, a temperatura do processador pode ser verificada através do menu “Computador > Sensor”, através da parte direita da interface.

System Information For Windows

System Information For Windows bate de frente com o Everest, pois exibe grande parte das informações exibidas em seu concorrente, com a vantagem de ser gratuito. Você pode efetuar o seu download no nosso site. Para visualizar a temperatura da CPU, incluindo seus picos baixos e altos, basta acessar a opção “Hardware > Sensors”.


HWMonitor

Para quem deseja obter somente a temperatura do computador, sem a necessidade das demais informações, os desenvolvedores de System Information For Windows criaram uma ferramenta específica para a tarefa. Como é possível perceber, a interface de HWMonitor é a mesma do aplicativo original de uma forma simplificada. HWMonitor pode ser obtido gratuitamente neste link.

CPU Burn-in

Você quer descobrir o aquecimento do seu computador elevado ao extremo? CPU Burn-in é o aplicativo mais recomendado para esta tarefa. Sua função é bastante simples, estressar o processador ao máximo, durante um período de tempo escolhido pelo usuário, que varia entre minutos e horas. Contudo, ele não mede a temperatura da CPU, por isso, você deve usá-lo em conjunto com alguma das três ferramentas apresentadas anteriormente.


E se a temperatura não for exibida?

Podem acontecer casos em que o nível de aquecimento não é exibido em nenhuma das ferramentas apresentadas acima. A principal explicação é o fato de algumas placas mães não possuírem sensores a nível de hardware, desta maneira, não permitindo nenhuma verificação de temperatura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.