Não deixe seu notebook estragar o final de ano

3 min de leitura
Imagem de: Não deixe seu notebook estragar o final de ano

Notebooks são alvos muito apreciados por ladrões e também são os melhores “fregueses” dos setores de achados e perdidos. Portanto, se você pretende levar o seu em viagem, é melhor tomar certas precauções para não acabar com suas férias frustradas por causa da máquina. Para não ficar à mercê de pessoas mal intencionadas ou esquecimentos, aí vão algumas dicas que reunimos para você ter a certeza de que vai passar suas férias despreocupado.

Antes de sair de casa

1) A primeira dica é a mais indicada: o melhor é deixar o laptop em casa. Só leve seu computador na viagem se for extremamente necessário. Assim você evita qualquer tipo de problema.

Não deixe nenhuma senha salva.2) Antes de qualquer coisa, exclua o histórico da internet, arquivos abertos recentemente e temporários, etc. Se você perder o notebook ou se ele for roubado, é melhor que a pessoa que ligar o computador não saiba que sites você tem visitado ou o que tem feito. Assim você preserva sua integridade.

3) Exclua todas as suas senhas: MSN, senhas de internet, senhas de e-mail, etc., não devem ficar salvas. Se ficarem, você estará facilitando a vida de qualquer bisbilhoteiro que venha a fuçar na sua máquina, já que seus programas não vão oferecer resistência nenhuma contra o login.

Backup é fundamental antes da viagem.4) Copie seus dados: todo e qualquer tipo de dado que você achar importante, faça cópia. Queime CDs, DVDs, copie para pendrives, a mídia não importa. Se você não quer correr o risco de ter sua coleção de MP3 e as fotos da festa de ano novo do ano passado perdidas, copie-as e deixe em casa. Para o caso de perda ou roubo é até melhor que você faça cópias e exclua do computador todo tipo de dado pessoal, como endereços, telefones, documentos ou até mesmo fotos.

5) Se você precisar levar seus dados na viagem, utilize programas de criptografia e proteção. Assim você instala um mecanismo de defesa a mais, que não evita roubos nem perdas, mas evita que, caso isso aconteça, seus dados particulares fiquem visíveis a qualquer um.

Ferramentas de criptografia ajudam a proteger seus dados de olhos curiosos.6) Coloque uma etiqueta: encontre alguma forma de fixar seu nome e telefone no computador. Caso você o perca, será mais fácil que seja feito contato com você para retorná-lo. Anote números de série, modelo e qualquer coisa que possa ajudar a localizar sua máquina em caso de perda ou roubo.

7) Segurança pouca é bobagem: se possível, utilize a maior quantidade possível de senhas. Habilitar a senha da BIOS e as senhas de usuário do Windows são boas proteções.

Na viagem

1) Nunca carregue seu laptop em maletas próprias. Isso facilita o trabalho dos ladrões na hora de identificar possíveis vítimas. Prefira mochilas normais e, se possível, com outras coisas junto, como roupas, por exemplo. Isso garante um bom disfarce.

2) Carregue o notebook sempre na mão: ter o seu computador sempre à vista é mais seguro do que deixá-lo ser manuseado pelo pessoal do aeroporto ou da rodoviária.

3) Se você pretende se hospedar em um hotel, sua atenção deve ser redobrada. Deixe seu computador no cofre do hotel ou, se possível, prefira quartos que possuam cofres. Funcionários do hotel têm acesso ao seu quarto para limpeza e arrumação. Portanto, deixar seu laptop em cima da cama e ir passear não é uma boa idéia.

Cuidado onde você usa o computador. Pode haver um espião observando.4) Evite as redes Wi-Fi: só utilize-as se for realmente necessário. Por mais que seja uma rede com segurança habilitada, você não tem como saber se as medidas de segurança tomadas são eficazes. Redes sem segurança habilitada estão fora de cogitação, a menos que você queira um curioso espiando seu disco rígido.

5) Sites não indicados: qualquer site que precise de um nome de usuário e senha pare ser acessado oferece risco quando você utiliza redes públicas. Supere a tentação de entrar no site do seu banco para transferir dinheiro, pagar contas ou fazer compras online. Vá pessoalmente à uma agência.

6) Se você resolveu deixar seu notebook em casa, não é por isso que precisa ter menos cuidado. Computadores públicos podem ter programas instalados para monitorar tudo que é digitado. A dica 5 continua valendo também para computadores de cybercafés e lan-houses.

Notebooks são ótimas opções para quem gosta de ter um computador sempre à mão. Mas eles podem simplesmente destruir suas férias. Por isso, avalie sua real necessidade de levar a máquina na viagem. Todos estamos sujeitos a esquecimentos, furtos e roubos. Passar o Natal fazendo B.O. não será nada agradável para você, muito menos para sua família.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.