Novo malware do Android é super perigoso e quase impossível de remover

1 min de leitura
Imagem de: Novo malware do Android é super perigoso e quase impossível de remover
Imagem: Nokia Revolution

Pensando em baixar um app que não vem da Google Play? Pois é melhor tomar cuidado, já que um novo malware com potencial para ser extremamente perigoso – e que ainda é virtualmente impossível de ser removido de seu aparelho – acaba de ser descoberto no sistema Android.

Segundo as informações trazidas em um relatório da empresa de segurança Lookout, o novo adware vem disfarçado de aplicativos oficiais famosos como Facebook e Twitter. De fato, ele até mesmo parece oferecer a mesma funcionalidade do software original; a diferença é que eles também acabam instalando um código malicioso que dá acesso root ao sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como se isso não fosse suficiente, o malware ainda se instalaria como um aplicativo do sistema, se aproveitando de uma série de brechas no sistema operacional. Ou seja: como falamos antes, ele se torna praticamente impossível de ser removido, por ser considerado como parte vital do sistema.

Seguros, por enquanto

Antes que você fique especialmente preocupado, é preciso frisar, antes de tudo, que os casos descobertos, até o momento, se resumem apenas às lojas de aplicativos third-party. Assim, quem baixa apps apenas pela Play Store está provavelmente seguro.

Junto disso, a Lookout informa que os três tipos de malwares descobertos até o momento (chamados de Shedun, Shuanet e ShiftyBug) não causam nada de muito danoso ao seu aparelho. Tudo o que eles fazem, até o momento, é exibir algumas propagandas – o que é apenas irritante, mas nada muito além.

Mesmo assim, navegar pelas lojas third-party pode não ser a melhor ideia, por enquanto: mais de 20 mil apps falsos contendo o malware já foram encontrados nesses serviços, disfarçados de aplicativos como Candy Crush, Facebook, Google Now, NYTimes, Okta, Snapchat, Twitter, WhatsApp e muitos outros. E é bom não baixar a guarda, pois o Brasil, junto de países como EUA, Alemanha, Irã, Rússia, Índia, Jamaica, Sudão, México e Indonésio, foram listados como tendo as maiores taxas de infecção.

Além de tudo, é importante lembrar que só porque esses malwares ainda não fizeram nada de realmente danoso ao seu aparelho, isso não quer dizer que a situação não possa mudar. Se isso acontecer, os afetados pelo software vão estar indefesos contra ladrões de dados pessoais.

Você já teve problemas com a segurança do Android? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.