Smartphones Android novos em folha podem já vir com spyware e malware

1 min de leitura
Imagem de: Smartphones Android novos em folha podem já vir com spyware e malware

A firma alemã de pesquisa em segurança digital G Data publicou um relatório em que afirma ter identificado em mais de 20 aparelhos Android novos em folha diversos spywares e malwares. Marcas chinesas foram as que mais apresentaram programas espiões pré-instalados, como Xiaomi, Huawei, Lenovo e Xido.

Essas aplicações vêm inseridas dentro do código de outros apps que já acompanham o celular, como o Facebook, por exemplo, que é muito utilizado. Os programas maliciosos então instalam secretamente outros apps, coletam informações de chamadas, de localização e em alguns casos até mesmo gravam conversas telefônicas sem que o usuário se dê conta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como estão instalados diretamente no firmware do aparelho, não é possível simplesmente desinstalar os aplicativos infectados. É preciso formatar completamente o aparelho e instalar uma versão limpa do sistema operacional. Segundo a G Data, no entanto, a instalação desses programas maliciosos não ocorre durante a produção dos aparelhos, mas durante o caminho entre a fábrica e os postos de venda.

Isso indica que algum intermediário na cadeia de distribuição dos smartphones infecta os aparelhos propositalmente antes de eles chegarem às mãos dos consumidores. Por conta disso, identifica-se no mundo cerca de um novo malware ou programa similar para Android a cada 14 segundos, de acordo com o relatório da empresa de segurança.

Entramos em contato com as empresas que possuem representação aqui no Brasil para saber quais aparelhos exatamente foram incluidos na lista citada pela empresa G Data, e quais medidas estão sendo tomadas para remediar a situação. Atualizaremos esta notícia quando obtivermos mais informações.

Você já descobriu algum spyware ou outro programa malicioso instalado em seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.