Android: 99% dos vírus mobile de 2013 eram destinados ao OS da Google

1 min de leitura
Imagem de: Android: 99% dos vírus mobile de 2013 eram destinados ao OS da Google

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

Se você acompanha as notícias relacionadas à segurança na internet ou em aparelhos eletrônicos, deve saber que a Cisco lança um relatório sobre este tema anualmente. A novidade é que a versão contendo as pesquisas referentes ao ano de 2013 acabou de ser divulgada, e ela conta com alguns detalhes interessantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em primeiro lugar, é possível afirmar que os vírus voltados para aparelhos mobile (como smartphones e tablets) são minoria entre todos os malwares. No entanto, entre os programas maliciosos que visam esse tipo de dispositivo, 99% dos utilizados em 2013 visavam os aparelhos com o sistema da Google, o Android.

Mais alguns detalhes...

Dessa maneira, há todo o tipo de malware voltado para os aparelhos do Robô, com objetivo de phishing e outras formas de roubar informações importantes ou obter o controle do gadget. Enquanto isso, o iOS foi alvo de 14% dos vírus mobile (compartilhando algumas ameaças com o Android e outros sistemas operacionais, já que elas não visam somente um OS), o que resulta em uma diferença bastante considerável entre os dois sistemas concorrentes.

Além do foco para aparelhos móveis, há outras informações interessantes no relatório em questão. Desse modo, foi constatado que o número de vírus que circulam pela internet está em constante crescimento, mas, ao mesmo tempo, há cada vez mais profissionais especializados em segurança no mercado.

Outras curiosidades são o fato de que os sistemas de todas as grandes companhias avaliadas contavam com algum tipo de malware, que os trojans são os vírus mais comuns e que o Java continua sendo a linguagem mais explorada por pessoas mal-intencionadas. Caso você queira conferir o relatório na integra, clique aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.