Malware é capaz de pular de um PC para outro por meio de sons inaudíveis

1 min de leitura
Imagem de: Malware é capaz de pular de um PC para outro por meio de sons inaudíveis

Sons agora também são uma ameaça? (Fonte da imagem: iStock)

Um time de pesquisadores do Fraunhofer Institute, da Alemanha, conseguiu desenvolver um novo tipo de malware para computadores. Segundo os cientistas, eles criaram um novo tipo de vírus que consegue ser passado de uma máquina para outra por meio de sinais de áudio que são totalmente inaudíveis.

Utilizando somente os microfones e alto-falantes já presentes nas máquinas, como smartphones e notebooks, tal malware conseguiria se comunicar entre dois computadores sem que qualquer pessoa sequer perceba o acontecimento.

Para tanto, o “software” trabalha sem qualquer tipo de conexão “tradicional”, como o Bluetooh ou o WiFi, por exemplo. De acordo com o artigo publicado pelos pesquisadores, o malware seria capaz de conseguir “pular” de um PC para outro, criando uma rede secreta de comunicação capaz de enviar e receber dados de todas essas máquinas.

Em seus testes, os cientistas conseguiram atingir uma velocidade de 20 bits por segundo na hora de transmitir dados entre dois notebooks que estavam posicionados a cerca de 65 pés (aproximadamente 20 metros) de distância um do outro – tudo utilizando somente o microfone e os alto-falantes “de fábrica” do aparelho.

Isso pode parecer algo extremamente lento, entretanto tal velocidade já é suficiente para que um malware consiga transmitir informações como senhas e dados bancários, por exemplo. O estudo é controlado por uma instituição de pesquisa e mostra que em um futuro próximo nós teremos mais um tipo de ameaça para nos preocupar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.