Android é vítima de novo malware que se espalha por mensagens SMS

1 min de leitura
Imagem de: Android é vítima de novo malware que se espalha por mensagens SMS

(Fonte da imagem: Reprodução/Ubergizmo)

Um novo malware voltado para aparelhos Android foi detectado nesta semana pela empresa de segurança Lookout. O software malicioso aproveita do recurso de envio de mensagens SMS dos aparelhos infectados para mandar mensagens contendo links perigosos sem que haja autorização para que isso aconteça.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A nova ameaça, conhecida como SpamSoldier, ainda está restrita a um número pequeno de aparelhos. Para convencer uma pessoa a instalá-la, são usados textos que prometem cartões de presente e produtos gratuitos — o problema foi identificado com ajuda de uma operadora que trabalha em parceria com a Lookout.

Método de propagação

As mensagens SMS prometem o download gratuito das versões completas de games como Need For Speed e Angry Birds Space — quando alguém seleciona os links enviados, surge uma página falsa que indica que os softwares foram instalados com sucesso. Em seguida, o malware se esconde em meio ao software do Android e inicia o envio de mensagens para a lista de contatos da pessoa infectada.

Para evitar problemas, a Lookout recomenda que novos aplicativos sejam instalados somente através de lojas de aplicativos consideradas confiáveis, como a Google Play Store. Além disso, a instalação de um antivírus atualizado ajuda a evitar que qualquer software malicioso seja instalado e propagado por smartphones e tablets.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.