menu
Tecmundo
Segurança

Trojan Flashback invade computadores Mac com uma simples visita a sites infectados

Malware se aproveita de uma falha de segurança no Java SE6 para contaminar o computador de maneira discreta.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

05/04/2012, às 06:17

(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)
Fonte: img-fc

Descoberto no ano passado, o trojan Flashback tem sido o pesadelo de vários donos de produtos Mac — temerosos de ver suas máquinas infectadas. A ameaça acaba de se tornar ainda mais perigosa com a descoberta de que ela pode infectar computadores mediante uma simples visita a um site comprometido.

O malware já sofreu diversas mudanças até o momento: começou se disfarçando de um instalador do Flash Player e, logo em seguida, passou a imitar atualizações do Mac OS X e do Java. Segundo a F-Secure, a versão atual, cujo nome é Flashback.K, se aproveita de uma vulnerabilidade do Java SE6 que permite a sua instalação de forma discreta, sem que seja necessária a inserção de qualquer senha de administrador.

Até o momento, não há uma correção disponível para evitar a ameaça, tampouco foi divulgada uma lista de endereços que devem ser evitados. A situação se torna ainda mais crítica quando se leva em conta o fato de que a brecha de segurança já foi corrigida na versão Windows do Java — apesar de a Apple disponibilizar atualizações mensais para o programa, sua lentidão em resolver problemas do tipo é bastante conhecida.

A F-Secure sugere que os donos de produtos Mac desativem o software, única forma efetiva de evitar uma contaminação atualmente. Além disso, é aconselhado fazer uma checagem completa da máquina a partir de uma combinação de comandos do Terminal — as instruções para realizar esse processo estão disponíveis neste link (em inglês).



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

star

Continue por aqui