Mais de 77 mil apps bancários falsos foram detectados pela Kaspersky

1 min de leitura
Imagem de: Mais de 77 mil apps bancários falsos foram detectados pela Kaspersky

A Kaspersky — empresa de soluções de segurança digital — relatou a captura de mais de 77 mil trojans bancários nos dispositivos móveis. Os malwares são considerados os mais perigosos, pois têm como objetivo o saque do dinheiro das vítimas sem que elas percebam, sendo que 98% deles são projetados para o sistema operacional Android que está presente para 90% dos usuários brasileiros. A maioria dessas ameaças são disseminadas através de aplicativos falsos que tentam imitar as plataformas bancárias.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, o número de pessoas que preferem realizar ações pelos dispositivos móveis está crescendo. Estima-se que 168 milhões de pessoas estão nos smartphones contra 160 milhões que preferem os desktops e notebooks. Transações bancárias, por exemplo, estão sendo feitas prioritariamente através dos celulares. O usuário então corre o risco de baixar apps maliciosos e fornecer todas as informações necessárias para os criminosos.

A Kaspersky listou algumas medidas de precaução que podem ser tomadas pelos usuários:

  • Ative as notificações de SMS do banco, pois assim você pode controlar seus gastos.
  • Adquira os aplicativos apenas nas lojas oficiais, como Google Play e App Store.
  • Sempre leia os termos e as condições de uso antes de instalar o app; se encontrar algo suspeito, não realize o download.
  • Instale um antivírus no seu dispositivo.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.