Sistema permite envio de mensagens através de magnetismo

1 min de leitura
Imagem de: Sistema permite envio de mensagens através de magnetismo
Imagem: YouTube

WiFi, 3G, 4G, Bluetooth, NFC, infravermelho... Há tantas formas pelas quais nossos dispositivos móveis podem trocar informações que é difícil imaginar que possam inventar mais alguma coisa. Mas saiba que já fizeram isso e, graças a esse novo método, pode ser que algum dia você envie mensagens utilizando o magnetismo.

O sistema, chamado de Pulse, utiliza o sensor de campo magnético presente nos smartphones para receber mensagens no formato de variações neste campo que são produzidas por um eletroímã próximo.

A velocidade de transmissão ainda é lenta – apenas 40 bits por segundo – e só funciona se estiver a dois centímetros do dispositivo. Vassilis Kostakos e seus colegas da Universidade de Oulu, na Finlândia, foram os criadores do sistema, que pode ser visto em funcionamento no vídeo abaixo.

Possíveis usos

Segundo seus criadores, o Pulse poderia ser utilizado para substituir um QR Code que foi posicionado em um lugar público para fazer propaganda de algum produto. A vantagem, neste caso, seria a possibilidade de o sistema ser regularmente modificado para apontar outra URL, diferente do que acontece com o QR Code, que tem sua informação pré-definida.

Outro uso seria no aprimoramento da segurança de pagamentos que utilizam o NFC, tecnologia que permite que transações financeiras sejam realizadas em até 20 centímetros de distância, o que pode representar algum perigo em certas ocasiões.

Segundo Vassilis, o Pulse poderia funcionar como uma forma de assegurar que o aplicativo de pagamento só funcione caso o aparelho esteja realmente perto do terminal. Apesar das boas ideias, essas são apenas sugestões e o time promete revelar novidades sobre o projeto ainda este ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.