Cientistas descobrem forma de fazer com que discos rígidos fiquem centenas de vezes mais rápidos

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas descobrem forma de fazer com que discos rígidos fiquem centenas de vezes mais rápidos

Chega de esperar vários minutos para armazenar um arquivo grande em seu disco rígido. Um grupo de cientistas comprovou que é possível desenvolver uma nova forma de gravar dados em dispositivos a partir do calor, agilizando o processo em centenas de vezes.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de York, trata-se de um método de gravação magnética que dispensa qualquer outro estímulo que não seja o aumento de temperatura. Segundo o físico Thomas Ostler, um dos envolvidos na descoberta, esse tipo de recurso não era possível até agora, mas certamente irá mudar a forma com que, por exemplo, os discos rígidos funcionam.

Ele diz que a novidade permite que vários terabytes de informação sejam armazenados em um único segundo, já que o calor faz com que haja uma inversão dos polos do campo magnético. Mesmo sendo algo breve, isso faz com que a velocidade da fita aumente consideravelmente, o que torna o processo muito mais rápido.

Além disso, Ostler explica que a nova forma também oferece um consumo baixíssimo de energia se comparada com o formato tradicional que usamos hoje em dia.

Contudo, até o momento, não se sabe se a novidade pode ser aplicada de fato em peças de computador ou em outros equipamentos domésticos. Por ser uma pesquisa consideravelmente recente, ainda é preciso mais tempo para que sua aplicação se torne viável — embora, desde já, seja possível ver o potencial da descoberta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.