Brinquedo nerd: levitação diante dos seus olhos

1 min de leitura
Imagem de: Brinquedo nerd: levitação diante dos seus olhos

Levitron, um brinquedo lançado pela empresa Fascinations, de Seattle, tem cativado não só crianças, mas também muitos adultos do mundo todo. Com uma base magnética e alguns itens adicionais, o usuário pode colocar um pião para flutuar diante dos seus próprios olhos. E não precisa se preocupar: nenhum tipo de feitiço ou bruxaria é usado durante a produção do brinquedo. Tudo pode ser facilmente explicado por meio da ciência.

Quem já brincou com ímãs sabe que polos iguais se repelem, enquanto polos diferentes se atraem. E é com base nesses princípios que o Levitron funciona. A base magnética possui o mesmo polo que a parte de baixo do pião. Dessa forma, a peça mais leve é repelida.

Mas isso não é tudo. Quando um pedaço de ímã "empurra" o outro, um deles tende a se virar até que os polos diferentes se encontrem e unam as duas peças. Para impedir esse tipo de acontecimento, o pião é girado e, dessa forma, obtém uma estabilidade giroscópica.

Para evitar que a peça continue a ser repelida a ponto de sair voando, o usuário dispõe de pequenas “arruelas” coloridas que são usadas para contrabalançar o peso do pião, encontrando um equilíbrio entre a gravidade e a força exercida pelo magnetismo. Quando a velocidade de giro do pião diminui, ele cai.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.