Mac OS X: como se conectar à rede de um computador com o Windows

2 min de leitura
Imagem de: Mac OS X: como se conectar à rede de um computador com o Windows

(Fonte da imagem: Reprodução/Salon)

A Microsoft e a Apple são eternas rivais no mundo da tecnologia. Mas ambas as empresas sabem que, para conquistar o público, é preciso que seus produtos conversem entrem si, já que é comum que seus clientes possuam gadgets das duas marcas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualmente, a empresa da Maçã se tornou tão poderosa quanto a gigante dos softwares, e, cada vez mais, as duas plataformas necessitam conviver no mesmo ambiente – e se relacionar muito bem para o benefício dos próprios usuários.

Nessa questão, tanto a Apple quanto a Microsoft possuem suas estratégias para criar uma simbiose entre as marcas, tão importante na vida de quem usa os produtos das duas fabricantes. Através deste artigo, você conhecerá as principais formas que a Apple usa para que você possa conectar um PC a um Mac e, dessa forma, conseguir tirar o melhor proveito de uma rede entre os dois sistemas. Confira!

Conecte-se pelo Bonjour

(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

O OS X inclui um serviço de autodetecção chamado Bonjour, que pode reconhecer máquinas que tenham Windows instalado próximas de um Mac. Isso é possível somente se o compartilhamento de arquivos do Windows estiver ativado.

Para detectar um PC com Windows em um Mac, abra as preferências do sistema de compartilhamento e selecione a opção “File Sharing” na lista de serviços. Assegure-se de que esse serviço está ativado e, em seguida, clique no botão “Opções...”.

Na menu drop-down que aparece, selecione a opção “Compartilhar arquivos e pastas usando SMB”. Com esse recurso ativado, você será capaz de ver as máquinas Windows na rede dentro da seção “Shared”, na barra lateral do Finder. Assim, você também poderá distribuir arquivos do seu Mac para as máquinas Windows presentes na rede (e vice e versa).

Conexão direta SMB

(Fonte da imagem: Reprodução/Med)

Às vezes, o Bonjour não detecta automaticamente um computador com Windows. Mas se a máquina com o sistema operacional da Microsoft está conectada à rede, então você poderá adicionar manualmente uma conexão utilizando o menu “Ir” do Finder.

Para fazer isso, acesse o Finder e depois clique em “Conectar ao Servidor”. Em seguida, digite “smb://” na barra de endereços, seguido do endereço de IP ou nome do computador ao qual você deseja se conectar.

Por exemplo, se a máquina com Windows que está na rede doméstica tem o endereço de IP “192.168.1.3”, então você deverá digitar “smb://192.168.1.3” na barra, para depois autenticar a conexão (quando solicitada).

Use o mount_smbfs

A última opção no OS X é usar o sistema de arquivos SMB para montar um compartilhamento SMB em uma unidade local, semelhante à forma como se pode mapear uma unidade de rede no Windows.

Para fazer isso, você deverá criar primeiro uma pasta em seu sistema que você gostaria de usar como um ponto de montagem (ou seja, uma pasta chamada “montagem” no seu Desktop). Em seguida, abra o utilitário Terminal (na pasta “Aplicativos/Utilitários”) e digite o comando: “mount_smbfs //username@server/share ~/Desktop/mount”.

Nesse comando, substitua “username” pelo nome de login que você gostaria de usar para se conectar ao servidor. Se você usar “username”, o comando assumirá o nome de usuário para sua conta no Mac OS X, que pode ser diferente.

Substitua o “servidor” com a URL ou endereço IP do servidor que está sendo conectado e, opcionalmente, forneça o nome da pasta que você criou no lugar da palavra “share” (isso vai exigir algumas configurações do Windows).

Quando terminar, execute o comando e você verá a pasta criada no seu desktop se transformar em uma pasta para compartilhar arquivos com o Windows. Através dela, será possível editar e copiar todos os arquivos que forem adicionados lá.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.