Consertar o novo MacBook Retina sozinho é praticamente impossível

1 min de leitura
Imagem de: Consertar o novo MacBook Retina sozinho é praticamente impossível

A Apple anunciou seus novos MacBook Retina faz pouco tempo e eles já estão à venda em todo o mundo — inclusive no mercado brasileiro. Como acontece com os principais produtos do mercado, o site iFixit decidiu desmontar o aparelho (versão com tela de 12 polegadas) para saber se os reparos nele são simples ou não.

Pois infelizmente, os resultados não são nada animadores para os consumidores que gostam de consertar seus próprios equipamentos. De acordo com o site já mencionado, o novo MacBook Retina (2016) está quase no topo do ranking dos aparelhos mais difíceis de serem consertados, obtendo nota 1 — em uma escala que vai de "0" a "10", em que "10" é o melhor resultado possível.

Estrutura interna

Mas quais seriam os grandes vilões atuando contra a reparabilidade do computador? De acordo com o iFixit, são três as grandes causas disso: componentes (RAM, processador e memória Flash) soldados à placa lógica; montagem da bateria com cola fixando-a à estrutura principal e; display Retina montado sem módulos separados de display, vidro protetor e outros componentes.

Placa lógica

Todos esses ítens, além de dificultarem a manutenção, ainda fazem com que qualquer reparo fique muito mais caro — a troca da tela, por exemplo, exige uma substituição total das peças.

Até os parafusos complicam

A aplicação de lacres de segurança é bem comum no mundo da tecnologia. As fabricantes aplicam selos que se rompem quando os aparelhos são abertos, por exemplo, para evitar reparos fora de assistências autorizadas. A Apple decidiu fazer algo parecido com o Macbook, mas trouxe uma solução um pouco desagradável.

Parafusos sofrem avarias com o uso de chaves

Os parafusos utilizados no sistema se desmancham quando são retirados. Ou seja, quem optar por abrir o computador em casa não vai conseguir fechar os equipamentos. A utilização de parafusos extraoficiais até é possível, mas deixa bem claro que houve uma "abertura não autorizada" — que resulta em perda de garantia e mudança de design. Em resumo: se você tem um MacBook desse tipo, é melhor nem tentar consertar sozinho.

........

As fabricantes deveriam facilitar a manutenção de seus eletrônicos? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.