OS X El Capitan: tudo sobre o novo SO dos computadores Apple

4 min de leitura
Imagem de: OS X El Capitan: tudo sobre o novo SO dos computadores Apple

Além do iOS 9, a Apple também aproveitou a WWDC 2015 para mostrar as novidades que farão parte da nova versão do sistema operacional usado em Macbooks e iMacs. Estamos falando do OS X, que acaba de chegar à versão El Capitan. O nome é inspirado em um enorme rochedo existente no parque Yosemite — que havia sido usado para batizar o sistema na geração anterior.

A Apple promete uma série de otimizações para o sistema operacional, e elas são baseadas em dois campos principais: performance e experiência. Está curioso para saber como isso vai acontecer? Então confira agora mesmo as principais novidades presentes no sistema e fique atento ao que muda para os usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Novo Spotlight

Assim como aconteceu no ano passado, a Apple decidiu mostrar novidades bem interessantes para o Spotlight do OS X. Ele foi otimizado com uma série de novas funcionalidades, sendo que o motor de funcionamento também foi melhorado para permitir que os usuários façam suas pesquisas de uma forma ainda mais rápida. Mas isso não é o principal avanço visto no recurso.

A partir de agora, o Spotlight conta com um sistema de pesquisas muito mais natural e contextual do que era visto anteriormente. Isso significa que é possível fazer buscas mais específicas e semânticas. Usando o mesmo exemplo apresentado pela Apple no evento, bastará pesquisar “Emails do Brian sobre El Cap” para que todas as mensagens nesses quesitos sejam mostradas.

É importante dizer que o Spotlight está cada vez mais parecido com um assistente pessoal. Apesar de ele ainda não ser a Siri, pode mostrar uma grande quantidade de informações relevantes para os consumidores e faz isso de uma maneira proativa. Outra mudança está no fato de que agora as janelas do recurso podem ser redimensionadas de acordo com as preferências de cada um.

Mudanças nos aplicativos

Outra demonstração que já é padrão para a WWDC está nas novidades dos principais softwares do OS X. Isso significa que a Apple não se esqueceu de mostrar o que vai mudar no navegador Safari ou no Mail — aplicativo oficial de emails da companhia de Cupertino. O primeiro deles vai ganhar uma nova ferramenta de marcação de favoritos, com “Pins” temporários.

Ele também vai receber um sistema que permitirá desligar o som de abas que estejam abertas em segundo plano. Não será necessário encontrar a aba correta para isso, apenas ordenar que seja ativado o modo “mudo”. Mais que isso, o AirPlay também passa a integrar o Safari com mais capacidades, sendo que a principal delas está na reprodução de vídeos sem precisar enviar as abas completas para as telas grandes.

No Mail, as maiores mudanças estão nos comandos por gestos. Trazendo um sistema similar ao já visto no iOS, ele agora permite que os usuários deslizem os dedos para fazer com que as mensagens sejam apagadas ou arquivadas, por exemplo. Também tornou-se possível controlar melhor o app no modo tela cheia, sendo que agora há como alternar entre janelas de caixas de entrada e composição de mensagens.

Outros apps

Também houve atualizações em outros softwares. O Maps agora vai ganhar um sistema de demonstração de transporte público em diversas metrópoles ao redor do mundo. Para os apaixonados por fotografias, a Apple anunciou que o Photos está ganhando um sistema de extensões para aplicativos de terceiros. O Notes também foi atualizado e agora oferece mais possibilidades para as anotações dos consumidores.

Gerenciamento de desktops

É impossível não destacar o novo sistema de gerenciamento de Áreas de trabalho presente no OS X. Com o El Capitan, os consumidores poderão ter muito mais facilidade para trabalhar com vários aplicativos ao mesmo tempo, pois está mais simples fazer com que as janelas sejam organizadas — havendo até mesmo a possibilidade de que dois apps dividam a tela com proporções personalizadas.

Mais do que isso, a Apple anunciou que os usuários poderão fazer com que esse gerenciamento não seja limitado ao que está sendo mostrado em um determinado momento. O SO trabalha com múltiplos desktops, e isso garante muito mais tranquilidade para a utilização em diversos momentos.

Performance avançada

No campo da performance também há algumas novidades. A Apple promete que o sistema operacional novo é capaz de executar aplicativos com 1,4 vez mais velocidade do que era possível no Yosemite. Além disso, também revelou que agora os aplicativos apresentam o dobro da rapidez nos momentos em que os usuários ordenam a transição entre eles.

Por fim, a desenvolvedora revelou que a tecnologia gráfica Metal — utilizada no iOS — está sendo levada também para os computadores. Isso deve garantir 50% mais velocidade na renderização gráfica de aplicativos e jogos, sendo que também é esperado um aumento de 40% na eficiência do sistema. Tudo graças a uma API de alta performance, que combina padrões de Open CL e Open GL em uma mesma estrutura.

Quem vai receber a novidade?

O novo sistema operacional da Apple já está disponível para os desenvolvedores em versão Developer Beta. A versão final para os consumidores deve ser liberada no outono norte-americano (primavera brasileira). Ou seja, provavelmente será lançada entre os meses de setembro e outubro. Confira abaixo os computadores compatíveis com a nova versão do SO:

  • iMac (Mid-2007 ou mais recente)
  • MacBook (alumínio, 13 polegadas, 2008)
  • Macbook (branco, 13 polegadas, 2009 ou mais recente)
  • MacBook Pro 13“ (2009 ou mais recente)
  • MacBook Pro 15“ (final de 2007 ou mais recente)
  • MacBook Pro 17“ (final de 2007 ou mais recente)
  • MacBook Air (final de 2008 ou mais recente)
  • Mac mini (2009 ou mais recente)
  • Mac Pro (2008 ou mais recente)
  • Xserve (2009)
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.