Mac OS Gaming: uma plataforma de jogos em evolução

5 min de leitura
Imagem de: Mac OS Gaming: uma plataforma de jogos em evolução

Um dos aspectos mais criticados nos computadores da Apple diz respeito à incompatibilidade do sistema com jogos de alta qualidade. Durante muitos anos, o Mac OS X realmente sofreu com um pequeno acervo de games, porém, nos últimos tempos, esse quadro mudou muito.

Primeiramente, o Steam decidiu abraçar o sistema como uma nova plataforma de jogos. Em parceria com algumas desenvolvedoras, o serviço de distribuição e vendas de games facilitou a chegada de inúmeros títulos ao Mac OS X. Apesar disso, os computadores da Apple ainda não estão estabelecidos como uma plataforma crucial para as empresas do setor.

(Fonte da imagem: Reprodução/Steam)

Partindo dessa premissa, elaboramos um artigo para explorar o assunto. Afinal, como o Mac OS X executa os games sem o DirectX? Quais são as perspectivas para os jogos no sistema?

Um sistema descomplicado mas estagnado

Você pode arranjar inúmeros defeitos para o sistema da Apple, mas não é válido criticá-lo quanto à complexidade na obtenção, instalação ou atualização dos aplicativos. Aliás, a companhia sempre manteve a facilidade de uso como uma prioridade em seus softwares.

O Mac OS X é um sistema bem gerenciado que vem devidamente configurado e simplificado para que você não se complique na hora de utilizá-lo no dia a dia. Dessa forma, ele leva vantagem por não requisitar a instalação de arquivos complementares para que a API possa reproduzir os gráficos dos jogos.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

Segundo o site da Apple, o Lion, atualizado para a versão 10.7.3, conta com o OpenGL 2.1 que traz a Linguagem de Shading OpenGL 1.2 (GLSL) — que apesar de estar um bocado desatualizada, ainda é compatível com muitos jogos atuais. É justamente nesse ponto que reside um dos empecilhos para a evolução do Mac OS como plataforma de games.

O Windows 7, por outro lado, é compatível com o OpenGL 4.2 e com o DirectX 11. Essa estagnação de software no Mac OS X não apenas restringe o acervo de games, como também limita a qualidade dos títulos disponíveis. Nesse sentido, o sistema da Microsoft é superior não apenas por ser mais atualizado, mas principalmente por oferecer suporte para recursos mais avançados, como o tesselation e técnicas de renderização aprimoradas.

Detalhe: alguns consumidores relatam que o sistema da Apple não tem o OpenGL atualizado devido a uma política da empresa de reescrever os drivers e liberar atualizações simultâneas para que o máximo de pessoas seja beneficiado.

Desenvolvimento e lançamento

Os games de computador são desenvolvidos para Windows e isso não é algo que deve mudar tão cedo. Nesse fato reside um dos principais problemas na liberação de jogos para o sistema da Apple: a conversão das texturas, sombras, polígonos e todas as demais instruções que compõem os gráficos.

Às vezes, esse processo é demorado e gera um atraso considerável no lançamento de games para o Mac OS X. Para exemplificar, pense nos jogos da série The Witcher. Semana passada, os proprietários de computadores da Apple receberam a versão aprimorada do primeiro game. Enquanto isso, os jogadores que usam o Windows estão aproveitando The Witcher 2.

AMD — A parceria perfeita

A Apple costumava ter uma relação íntima com a NVIDIA. Todavia, a empresa deu uma guinada e adotou a concorrente como parceira no fornecimento de GPUs. Assim, os computadores da marca começaram a receber chips gráficos da AMD. Atualmente, as melhores máquinas vêm equipadas com Radeon HD 6970. Confira um iMac com Windows 7 executando The Witcher 2:

Computadores com processadores gráficos da série Radeon podem executar perfeitamente os games mais recentes, como Mafia II, Batman: Arkham Asylum e Duke Nukem Forever. Claro, disso ninguém tem dúvida, afinal, essas GPUs já demonstraram sua capacidade nos inúmeros benchmarks para Windows.

Agora, fica a dúvida: por que optar pela AMD? A Apple não justifica suas decisões de maneira alguma, entretanto, o que se pode presumir é que a companhia optou pela nova parceira devido ao baixo custo dos chips e ao excelente desempenho com aplicativos que utilizam o OpenGL.

(Fonte da imagem: Reprodução/AMD)

Os games para Mac OS X podem ser executados em chips mais antigos. Portal 2, por exemplo, requisita uma ATI Radeon 2400 ou uma NVIDIA 8600M ou até mesmo uma Intel HD Graphics 3000. Da mesma maneira como ocorre no Windows, a utilização de uma GPU mais fraca resulta em gráficos de qualidade inferior.

Mac OS X versus Windows 7

Não há muito sentido em comparar a execução de jogos entre esses dois sistemas, afinal, eles são completamente diferentes e utilizam APIs bem distintas. Esse tipo de discussão é parecida com as inúmeras guerras entre PlayStation 3 e Xbox 360. Enfim, apesar de nunca resultar em algo útil, essas batalhas são interessantes para matar a curiosidade.

Em 2010, o site MacWorld realizou uma comparação entre jogos executados no Windows 7 e no Mac OS X. As máquinas utilizadas nos benchmarks eram notebooks e desktops da Apple, sendo que somente o sistema mudava. O Windows 7 apresentou superioridade em mais de 90% dos testes, tanto em jogos quanto no aplicativo Cinebench.

(Fonte da imagem: Reprodução/MacWorld)

Pode parecer uma derrota absurda para computadores da Apple, mas, na verdade, é mais sensato considerar que só de existir esse tipo de comparação significa que os consumidores que utilizam Mac estão no lucro. Afinal, antigamente os jogos eram totalmente voltados para o sistema da Microsoft.

E se a Apple investisse pesado em games?

É curioso perceber que a desenvolvedora do Mac OS X não parece dar muita importância aos jogadores que usam seu sistema. Se notarmos a grande atenção que a Apple dá ao iOS, podemos perceber a incrível capacidade que ela tem em negociar com desenvolvedores e criar uma plataforma para games de alta qualidade. Infinity Blade 2 não nos deixa mentir!

Agora, você já pensou como tudo seria diferente se a Apple investisse pesado nesse aspecto? A primeira diferença estaria no OpenGL atualizado e pronto para trabalhar com técnicas novas, incluindo o tesselation. Depois, seria notável uma mudança absurda na oferta de jogos na Mac App Store, afinal, a companhia não deixaria o Steam ser o principal serviço do segmento.

Além disso, poderíamos esperar por controles compatíveis com computadores Mac. É provável que essas mudanças não resultem em alterações no desenvolvimento de jogos, porém, pelo menos os jogadores teriam mais motivos para optar por computadores da Apple. Será que um dia veremos L.A. Noire no Mac OS X?

Enfim, dito tudo isso, fica claro que o sistema aos poucos está ganhando o formato Mac OS Gaming. Ainda deve demorar um bocado para vermos os grandes títulos serem lançados simultaneamente no sistema da Apple e da Microsoft. Contudo, alguns games já têm anúncios bem explícitos quanto à compatibilidade com o sistema. Você já experimentou jogos no Mac OS X?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.