Análise: smartphone Nokia Lumia 930 [vídeo]

20 min de leitura
Imagem de: Análise: smartphone Nokia Lumia 930 [vídeo]

A compra da Nokia pela Microsoft deixou muita gente receosa com o futuro da linha de smartphones Lumia, o carro-chefe do Windows Phone.

Contudo, parece que essa apreensão foi apenas um exagero, já que a empresa continuou com a tradição de fazer aparelhos com qualidade. Se alguma coisa mudou, foi para melhor.

O Lumia 930 chegou ao Brasil já com o Windows Phone 8.1 instalado, uma câmera poderosa e um hardware de ponta. A questão aqui não é saber se esse é um smartphone de qualidade, e sim saber o que ele tem de melhor.

Especificações

Design

A Nokia é uma empresa que sempre trabalha para garantir o design impecável dos seus aparelhos. Isso acontece em todos os modelos da fabricante, desde os mais simples até os principais, como esse.

As linhas do Lumia 930 são simples e discretas. A Nokia optou por trabalhar com um desenho mais sóbrio nesse aparelho, sem detalhes que possam se sobressair como a lente da câmera do Nokia 925, por exemplo. Nesse modelo, tudo é ajustado de acordo com as linhas principais do design, e um exemplo disso é a câmera, que se mantém no mesmo nível da tampa traseira do smartphone.

Falando na tampa, vale notar que ela é construída com policarbonato resistente. Esse tipo de plástico foi tratado para resistir aos impactos e garantir a firmeza do aparelho. Outra novidade é que ela pode ser encontrada em cores distintas. Além do modelo branco que nós testamos, existem o laranja, o preto e o verde.

As laterais também são um detalhe interessante. Todas em alumínio fosco, elas trazem um charme a mais para o modelo, ainda mais quando encontram-se com as bordas chanfradas do vidro que recobre a tela do aparelho.

Para completar, o celular possui as bordas levemente arredondadas, fazendo com que seja relativamente confortável deixar o Lumia no bolso, por exemplo. Já na “pegada”, quem influencia é a parte arredondada da carcaça traseira, que garante um pouco mais de firmeza.

Assim como todos os smartphones de 5 polegadas, o Lumia 930 é grande e pessoas com as mãos pequenas podem encontrar alguma dificuldade em lidar com o aparelho utilizando apenas uma das mãos. Contudo, essa é uma característica bastante pessoal de cada um e precisa ser comprovada na prática.

No geral, a impressão é de que a Nokia continua sendo a Nokia em termos de design, ou seja, a compra pela Microsoft não alterou a política da empresa de criar smartphones sólidos e com um ótimo acabamento externo.

Botões e conectores

Assim como a maioria dos smartphones desse tamanho, o botão power/sleep fica localizado na lateral direita, bem entre os botões de volume e da câmera; esse botão inclusive, possui dois tempos: o primeiro serve para focar e o segundo para bater a foto.

Já o conector para fones de ouvido encontra-se na parte superior, bem no centro. O conector micro USB segue a mesma linha e também fica no centro, mas na parte de baixo. A gaveta para o chip nano SIM encontra-se na parte superior do telefone.

Galeria 1

Windows Phone 8.1

Esse aparelho é um dos primeiros a chegar ao mercado com o Windows 8.1 embarcado. As novidades desse sistema operacional são muitas, principalmente porque parece que agora é que a Microsoft “entrou na briga” pra valer contra o Android e o iOS. A quantidade de recursos é grande, e um dos principais diferenciais é a assistente pessoal Cortana — que infelizmente ainda não funciona em português, apenas em inglês (é possível ativar a assistente apenas alterando a língua do aparelho para o inglês).

Clique aqui para conhecer o Windows 8.1.

A assistente é capaz de oferecer soluções para questões básicas, de forma similar ao que faz a Siri, no iOS, e o Google Now, no Android. Para funcionar de forma eficiente, a Cortana pergunta se as informações sugeridas foram úteis para você e, com isso, ela pode aprender cada vez mais qual é o seu perfil. Quanto mais você usa, melhor fica o serviço.

Quem não quiser abrir mão do português poderá utilizar o sistema de reconhecimento de voz tradicional do Windows Phone. Apesar de não ser tão poderoso quanto a Cortana, ele também é eficiente e consegue dar conta do recado na hora de abrir programas e realizar buscar ou outras funções.

Outra novidade do sistema é uma versão mais poderosa do sistema de notificações, que agora está mais organizado e mais rápido. Além disso, ela também oferece alguns botões para ativar ou desativar funções como WiFi, rotação, entre outros.

A Microsoft agora deu muito mais liberdade para que as pessoas possam alterar o visual do sistema, incluindo imagens de fundo na tela inicial e modelagem completa das Tiles, alterando suas posições formatos etc. O número de tiles, inclusive, pode ser bem maior principalmente na tela Full HD do Lumia 930.

O gerenciador de bateria também ficou mais poderoso no Windows Phone 8.1. Agora ele também pode identificar quais aplicativos estão consumindo mais energia para que você decida se vale a pena mantê-lo rodando ou não.

Aplicativos embarcados

Assim como a maioria dos smartphones, o Lumia 930 também vem com uma série de programas pré-instalados. Um deles é o Microsoft Office que vem integrado ao sistema operacional e permite a visualização/edição rápida de arquivos Word/Excel e PowerPoint.

Além disso, também existe a integração completa com o OneDrive (antigo SkyDrive). Através dela, você pode abrir um arquivo no PC e terminar de editar na rua em seu Lumia 930.

Por se tratar de um celular Nokia, esse aparelho também vem com alguns softwares da Nokia configurados, como o Lumia Storyteller, que apresenta um jeito divertido de organizar as suas fotos. O que ele faz é criar histórias a partir das imagens, com base no local e data em que elas foram tiradas. Não é um aplicativo incrivelmente útil, mas oferece um jeito legal de organizar as fotos.

O HERE Maps é um ótimo aplicativo de mapas. Ele tem a vantagem de trazer descrições e informações de alguns locais específicos, além de mostrar descrições de locais que você possa querer visitar. Uma das principais qualidades desse software é que ele trabalha offline, ou seja, você pode baixar os mapas para o celular e não ficar na mão quando mais precisa deles.

A única desvantagem do HERE Maps em relação ao Google Maps, por exemplo, são os detalhes da navegação por satélite, que no software da Google são mais detalhadas, principalmente no modo Street View.

O Here Drive+ chega para complementar o serviço. O sistema é um GPS ponto a ponto que funciona em qualquer lugar do mundo e, assim como o Maps, funciona completamente offline.

O navegador do sistema é o Windows Explorer e, apesar de ser possível baixar outros softwares do gênero na loja, isso não será necessário. O navegador da Microsoft funciona de forma perfeita e inteiramente integrado ao sistema, além de ser bem rápido. Um dos destaques fica para o modo de leitura, que joga as páginas para a tela cheia.

E a loja de aplicativos?

A loja de aplicativos do Windows Phone aumentou muito nos últimos tempos. É bem difícil não encontrar algo que você procure no sistema, a não ser que você busque por algumas coisa muito específica. Nesse ponto, ainda é preciso ter consciência de que a loja do Windows Phone não é tão rica em variedades como o Android ou o iOS, por exemplo.

Na maioria dos casos existem alternativas viáveis, mas alguns itens ainda demoram mais para chegar ou para receber atualizações. Softwares como o Instagram, por exemplo, surgem um pouco defasados em relação às versões dos sistemas concorrentes (com menos recursos, por exemplo).

Deste modo, é preciso deixar claro que, mesmo que em menor número que no iOS ou Android, a falta de aplicativos não é mais um problema para quem pensa em migrar para o Windows Phone, principalmente com um aparelho como o Nokia Lumia 930, que já vem bem completo “de fábrica”.

Tela

A tela do Lumia 930 utiliza a tecnologia AMOLED e possui resolução Full HD distribuída em 5 polegadas. Isso significa que o aparelho oferece uma densidade de 441 pixels por polegada (ppi) — Essa é a maior definição de tela de um celular da Nokia até o momento. Isso garante imagens com uma ótima qualidade, inclusive em detalhes específicos, como fontes e fotografias.

A tecnologia AMOLED é conhecida por oferecer uma taxa de contraste maior que as telas LCD, fazendo com que algumas telas não mostrem imagens tão naturais. A Nokia ajustou o aparelho para equilibrar bem a configuração de cores, mas é possível alterar tudo para ter uma experiência personalizada, com cores naturais ou mais vivas.

Quem quiser também poderá fazer um ajuste fino dos itens regulando a temperatura de cor, a tonalidade e a saturação. O brilho também pode ser ajustado de forma precisa. Vale lembrar que poucos aparelhos permitem esse tipo de ajuste a partir do menu de opções.

Em questão de brilho, a Nokia também empregou novas técnicas na tela do Lumia 930. Além de ter um sistema que ajusta o brilho das imagens automaticamente, o recurso Assertive Display Technology garante mais brilho em ambientes ensolarados; e ele faz isso sem consumir mais energia.

Assertive Display

A tecnologia Assertive Display foi desenvolvida pela Apical com o objetivo de melhorar a qualidade das imagens em ambientes ensolarados, mas fazendo isso mantendo a economia energética. Para entender como ela funciona, é preciso ver como as telas mais tradicionais fazem.

Para aumentar o brilho, geralmente aumenta-se o nível da backlight, fazendo com que toda a tela fique mais iluminada. Isso funciona, mas faz o consumo de energia subir bastante, o que não é bom.

A nova tecnologia faz essa abordagem de forma mais eficiente. Em vez de iluminar todo o painel, somente alguns pixels da tela ficam mais brilhantes. Segundo a Apical, a empresa que desenvolveu essa tecnologia, esse modelo é próximo de como funciona o olho humano, que se adapta a diferentes condições de luminosidade.

Como apenas partes da tela ficam mais brilhantes, não existe um salto no consumo energético — como aconteceria caso o display inteiro fosse ativado. Nessa tela, os pixels são processados independentemente fazendo com que o contraste efetivo seja próximo de 1000:1, mesmo quando o contraste real for 10:1

Na prática o resultado é bom. Ainda que não seja o ideal utilizar o celular em um local com muito sol, foi possível perceber que o trabalho da Nokia nesse produto foi bem feito.

Hardware e desempenho

Por dentro do Lumia 930 bate um coração Qualcomm, mais precisamente um Snapdragon 800 (modelo MSM8974VV). Esse SoC oferece quatro CPUs Krait 400 rodando a 2,2 GHz ao lado de uma GPU Adreno 330 rodando a até 450 MHz. A interface de memória LPDDR3 roda a 800 MHz, e o processador de imagens da câmera (ISP) a 320 MHz.

Em termos técnicos, esse smartphone perde em números para os outros celulares top de linha de outras empresas, como o Samsung Galaxy S5, o LG G3 e o Sony Xperia Z2, que trabalham com o Snapdragon 801.

Contudo, é preciso lembrar que estamos falando de sistemas operacionais diferentes e, nesse caso, o Windows Phone ainda vence o Android por ser um sistema mais “redondo”. Deste modo é possível afirmar que o Lumia 930 é um aparelho tanto quanto — ou até mais eficiente — que seus concorrentes.

Em termos de memória, esse smartphone vem com 2 GB RAM — uma quantidade mais que suficiente para garantir um excelente desempenho no Windows Phone 8.1. Devido às otimizações do sistema, é possível executar um grande número de aplicativos simultaneamente, alternar entre eles e ver que tudo funciona bem, sem atrasos.

Jogos e demais aplicativos do gênero também puderam ser executados sem engasgos ou travamentos. Um exemplo disso é o game Asphalt 8, que consome muitos recursos do sistema. É possível executar o game, minimizar, responder uma mensagem no WhatsApp e em questão de segundos voltar para a corrida sem perder tempo.

Um único detalhe não agradou muito: quando o hardware está sendo forçado, o aparelho esquenta bastante, principalmente quando a câmera está ativa. Apesar de ser perceptível, isso não chegou a interromper o funcionamento ou causar travamentos no sistema.

Bateria

A bateria do Lumia 930 vem com capacidade de 2.420 mAh. Apesar de não ser a maior de todas entre os smartphones de elite, ela é adequada para esse aparelho. Durante os testes percebemos que essa carga é suficiente para aguentar um dia inteiro de uso normal, ou um pouco mais que isso em modo de economia de energia. Não podemos dizer que é um resultado surpreendente, mas está dentro dos padrões.

O modo de economia de bateria pode ser ativado de três formas distintas: quando a bateria estiver fraca, desde o momento que você ativa até a próxima carga ou permanentemente. Vale lembrar que as funções do smartphone são reduzidas quando esse modo é ativado, apesar de manter tudo funcionando.

Testes de bateria

Os testes são divididos em dois sistemas distintos: o primeiro é feito em “tempo real” ou seja, utilizando o aparelho no dia a dia. Durante esse período, a maior parte do uso é com mensagens instantâneas, acesso a redes sociais, ligações, algumas fotos e vídeos. Tudo bem distribuído no período.

O resultado não foi espetacular, mas foi satisfatório: na maior parte dos dias foi possível utilizar o aparelho das 8 da manhã às 10 da noite sem precisar ligar o Lumia 930 ao carregador. Já em um dia específico em que utilizamos o celular para tirar muitas fotos, a carga se esgotou mais rápido e foi preciso uma parada para recarregar a energia.

O segundo teste consiste na exibição de um vídeo em streaming até que a bateria se esgote completamente. O celular não tem nenhum programa aberto na memória além do player de vídeo, e o brilho é configurado para o modo automático. As configurações de sistema são ajustadas para o modo-padrão, com o modo “economia de bateria” desativado.

Nesse teste, a bateria durou cerca de cinco horas, o que condiz com o nosso teste anterior e coloca o Lumia 930 em uma categoria intermediária.

Já no segundo teste optamos por manter o modo de economia de bateria ativado, mantendo as demais condições similares ao teste anterior. Nessas condições, a duração foi de cerca de 6 horas e trinta minutos, ou seja, um incremento de cerca de 25%.

Vale lembrar que o modo de economia de energia faz com que o celular perca poder de processamento.

O Lumia 930 também é compatível com o sistema de carregamento sem fios. Contudo, o celular não acompanha o carregador, desde modo, não foi possível testar esse recurso.

Sistema de som, alto-falantes e fones de ouvido

Uma das maiores decepções de quem comprar esse smartphone será abrir a caixa e não encontrar um par de fones de ouvido. A Nokia economizou um pouco nessa parte e, pelo menos no Brasil, nem todos os aparelhos comercializados possuem esse acessório.

O conjunto de som do celular é bastante satisfatório, e o ponto que mais chamou a atenção não foi a reprodução sonora em si, mas a gravação de vídeos com áudio de até seis canais. Esse recurso é uma novidade entre os smartphones e apresentou resultados muito bons durante nossos testes.

Uma das maiores dúvidas dos nossos leitores era saber se o sistema de gravação era eficiente para a gravação de shows ao vivo. Para testar esse recurso, fomos até uma casa de shows e comprovamos a qualidade do sistema: a qualidade da gravação ficou excelente e não há “estouros” e nem interferências no som captado pelo Lumia 930.

Se você costuma ir em shows e gosta de gravar as músicas para rever depois, esse smartphone é uma ótima alternativa.

E se tratando da qualidade de sinal e do som durante as ligações, também não enfrentamos problemas e o celular não deixou a desejar. Mesmo em uma região central da cidade conhecida por enfrentar congestionamentos na rede móvel obtivemos um bom resultado. Contudo, vale lembrar que esse tipo de recurso é altamente influenciado por fatores externos, como antenas, horário e o local de uso do aparelho.

Rádio

O Lumia 930 vem com dois sistemas de rádio. Um deles é um sintonizador de rádios analógicas do padrão FM. Assim como a maioria dos modelos, é preciso conectar um par de fones de ouvido ao aparelho para servir como antena. O software é básico, resumindo-se a trazer um seletor de estações e uma lista com as rádios favoritas. O destaque fica para a possibilidade de fixar a rádio escolhida na tela inicial do sistema.

O outro software de rádios é mais completo. Trata-se do MixRadio, um aplicativo de rádios online que permite a criação e personalização de rádios digitais. Basta responder algumas perguntas para começar a construir o seu perfil.

Apesar de trabalhar com rádios online, o MixRadio permite que você salve as rádios para ouvir tudo offline. O conteúdo é atualizado automaticamente a cada 20 dias se o aplicativo estiver sendo executado e o aparelho conectado a uma rede WiFi.

As rádios salvas na memória também podem ser fixadas na tela inicial e, além disso, algumas das músicas tocadas no aplicativo podem ser compradas caso você deseje.

Câmera

A câmera é um dos principais destaques do Lumia 930. Ela vem com 20 MP de resolução e com lente Carl Zeiss. Se isso não fosse suficiente, ainda existe a tecnologia PureView por trás do sistema, que é gerenciado pelo aplicativo especial “Nokia Camera”.

A interface do programa é similar à de outros softwares de câmera. Os recursos também são tradicionais: luz para ajuste de foco, grades para enquadramento, proporção e modo de captura. Este último apresenta um diferencial: permite que você salve as imagens em alta e baixa resolução simultaneamente com o objetivo de reenquadrá-las futuramente mesmo se o zoom tiver sido aplicado.

Para isso, o sistema registra duas imagens: a primeira com qualidade total de 20 megapixels e a segunda com downsampling ativado, “reduzindo” a imagem para 5 megapixels, mas sem que a qualidade da imagem maior seja perdida.

É aí que entra o papel do PureView nas fotos. A tecnologia foi desenvolvida em parceria pela Nokia e pela Carl Zeiss para trazer aos consumidores um sistema mais eficiente de construção de imagens. O resultado final são fotos com uma ótima qualidade, muita nitidez e pouca granulação, mesmo em ambientes pouco iluminados. Na prática, o resultado disso tudo é muito bom.

Caso você não queira bater fotos com o modo automático, poderá regular manualmente o ISO, a luminosidade, brilho, nível de branco, entre outros. Um detalhe bem interessante da interface é o sistema de tutoriais embutido no Nokia Camera. O sistema traz uma série de dicas importantes para ajudar na hora de tirar fotos com mais qualidade.

O sistema de foco automático não é tão rápido quando aquele a laser do LG G3, mas é bem preciso, mesmo a distâncias muito pequenas. Você vai conseguir bater fotos macro com relativa facilidade.

O aplicativo de câmera ainda oferece outro diferencial, que são as diferentes lentes. Basta selecionar a opção para alterar o tipo da câmera ou baixar novas versões do software para o smartphone.

Na prática, essa é uma das melhores câmeras de smartphone que já passaram por aqui, mostrando que a Nokia sabe muito bem o que está fazendo.

Galeria 2

Vídeos

O destaque para o sistema de gravação de vídeos é a compatibilidade com o sistema Dolby Surround. Isso é feito através de múltiplos microfones espalhados pelo aparelho. Apesar de não ser um recurso que defina a compra do smartphone, o destaque é um bom diferencial para o modelo, que consegue reproduzir os sons com uma qualidade razoável e acima da média de outros telefones.

A qualidade dos vídeos é satisfatória. O aparelho consegue registrar imagens em resolução Full HD a 30 quadros por segundo. Apesar disso, sem dúvidas deixa um pouco a desejar por não oferecer um modo de gravação a 60 ou 120 quadros como outros aparelhos da mesma categoria.

Vale a pena?

Mesmo que você não queira um aparelho com Windows Phone, esse modelo pode acabar fazendo você mudar de ideia. Mesmo que você já esteja acostumado com Android ou o iOS, dificilmente vai se sentir “desamparado” com o Lumia 930. A quantidade de softwares disponíveis para o sistema já pode ser considerada satisfatória e, apesar de alguns aplicativos mais específicos ainda existirem apenas para os sistemas concorrentes, isso não pode mais ser considerado decisivo na hora da compra.

Apesar da compra da Nokia pela Microsoft, esse continua sendo um smartphone Nokia em todos os sentidos — e essa é uma de suas principais qualidades. Ele possui um design bonito, robusto e bem projetado e um sistema operacional completo e que faz bom proveito dos recursos de hardware.

O desempenho geral do Lumia 930 é excelente. Durante os testes ele não engasgou ou travou em nenhum momento durante todos os dias em que foi utilizado. A sua resistência física também foi comprovada com uma queda acidental que não deixou nem mesmo marcas em sua carcaça que honra a tradição da Nokia.

A qualidade das fotos é mais um destaque do Lumia 930. Você não vai precisar ser um profissional para conseguir bater fotos com boa qualidade. A tela AMOLED também não fica atrás e oferece taxas de brilho e contraste excelentes que ainda podem ser ajustadas livremente conforme o seu gosto pessoal.

O sistema de gravação de sons é ótimo e comprovou o acerto da Nokia na hora de desenvolver o sistema. Já a bateria possui uma duração mediana, não é um dos pontos fortes do aparelho mas não chega a decepcionar.

No Brasil, esse aparelho pode ser encontrado por preços que partem de R$ 1.700, ou seja, o mesmo patamar de outros celulares desse nível. Se você busca um novo smartphone, certamente deve considerar o Lumia 930, pois, a menos que você tenha algo especificamente contra o sistema operacional Windows Phone, esse celular é uma ótima aquisição.

FAQ: Você pergunta. Nós respondemos.

O que mudou do Windows Phone 8 para o 8.1?

O sistema evoluiu muito em todos os sentidos. Uma das maiores mudanças foi a presença da assistente virtual Cortana — que, infelizmente, por enquanto só funciona em inglês. A central de notificações enriqueceu a experiência de uso com o sistema, e agora temos mais possibilidades de personalização. Para saber mais sobre a nova versão, acesse a análise do Windows Phone 8.1 no TecMundo.

O Lumia 930 tem suporte a rádio e TV?

O Lumia 930 vem com suporte a rádio FM e também já traz suporte às rádios digitais através do MixRadio. Por enquanto, ele não possui suporte à TV.

O sistema de gravação de vídeo e som do Lumia 930 é mesmo eficiente?

Sim, esse recurso realmente nos impressionou durante a análise. Levamos o aparelho até uma casa de shows e a gravação saiu quase perfeita, sem estouros, chiados ou falhas perceptíveis. Tudo isso mesmo com gritos e barulhos próximos ao aparelho. Uma pequena demonstração desse recurso pode ser vista no vídeo da análise.

O Lumia 930 esquenta muito?

Durante o uso de aplicativos que demandam mais poder do hardware, é possível perceber o aquecimento da carcaça, principalmente na parte inferior do telefone. Contudo, isso não chegou a causar nenhum problema ao aparelho.

Já se o seu aparelho esquenta muito até mesmo quando não está sendo utilizado, vale a pena tentar um factory reset ou buscar atualizações de firmware. Algumas vezes, o problema pode ser causado por um aplicativo mal desenvolvido (ou que não seja totalmente compatível com o aparelho e/ou o sistema operacional).

É verdade que a tela do Lumia 930 fica “roxa” algumas vezes?

Isso realmente aconteceu quando o aparelho foi lançado. Contudo, uma atualização do firmware já resolveu esse problema. Além disso, é oferecida uma ferramenta para a calibragem das cores, dando liberdade para que você deixe o sistema com a tonalidade que desejar.

Onde está o recurso “Glance”?

O Lumia 930 não possui o efeito Glance porque a sua tela não dispõe de memória dedicada para a função. Possivelmente o custo para a implementação do recurso tenha ficado proibitivo para a Nokia, que acabou por excluir o Glance desse smartphone.

Vale a pena sair do Android ou iOS e migrar para o Windows Phone?

Depende do que você procura. Na prática os três sistemas funcionam muito bem hoje em dia, além de possuírem aplicativos iguais (ou semelhantes, em alguns casos) e terem funções similares.

Vale a pena procurar recursos que interessam mais para você, como a câmera, jogos, quantidade de aplicativos, acabamento do produto etc. Somente você sabe como vai usar o sistema. O ideal é pegar o sistema “nas mãos” e testar todos os seus recursos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.