Review: smartphone Nokia Lumia 830 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Nokia Lumia 830 [vídeo]

A linha Lumia de smartphones não para de crescer no Brasil. A última novidade a desembarcar nas lojas brasileiras é o Nokia Lumia 830, um aparelho com hardware intermediário e acabamento de top de linha. Seu principal diferencial está câmera de ótima qualidade, mas um bom celular não se resume a isso.

Versão mais “simples” do Lumia 930, o modelo mantém o acabamento de altíssima qualidade presente na versão top de linha, mas economiza um pouco no hardware para chegar ao consumidor por um preço mais acessível. Conferimos de perto todos os detalhes de mais um produto com Windows Phone e o resultado é o que você confere agora nesta análise.

Design

O Lumia 830 é um smartphone imponente. Com acabamento em metal nas laterais, o modelo tem um visual que facilmente poderia confundi-lo com um top de linha, como o Lumia 930. A tampa traseira em plástico é removível e o modelo conta ainda com um botão dedicado à câmera. A pegada do aparelho se revela bastante anatômica.

O botão dedicado à câmera, numa tradição da linha Lumia, foi mantido. Na lateral, estão localizados ainda o botão power e os controles de volume. Para ter acesso à entrada do cartão micro SD, é preciso remover a tampa traseira. Sem dúvida, trata-se de um celular elegante e que passa ao usuário uma sensação de resistência e conforto.

Tela

O Lumia 830 possui uma tela com resolução menor do que a do Lumia 930, mais precisamente 1280x720 pixels. Porém, de forma alguma isso representa algum tipo de problema. As cores sólidas da interface do Windows Phone ressaltam a qualidade do display do aparelho da Nokia, que se mostra eficiente para todo tipo de tarefa.

Em ambientes com alta luminosidade, o índice de reflexos é baixo e você pode usar o produto com muita tranquilidade. Chama a atenção ainda a proteção oleofóbica que recobre a tela do aparelho. Ela impede que marcas de digitais fiquem sobre o display em grande quantidade. De fato, entre os aparelhos que já testamos, a tela do Lumia 830 é uma das que retém menos marcas na tela.

Desempenho

O processador do Lumia 830 é exatamente o mesmo do Lumia 735. Entretanto, a otimização do sistema operacional faz com que o desempenho do smartphone seja satisfatório para a maioria das tarefas. Com essas características de hardware, um aparelho com Android teria mais dificuldade para executar seu sistema operacional.

Entretanto, isso não o torna perfeito. Games mais pesados, como FIFA 15, podem até rodar, mas com tempos maiores de loading e alguns pequenos engasgos. Apesar disso, no final das contas, serão raras as vezes em que você vai se deparar com algo que não funcione bem no Lumia 830. Dentro da sua proposta, pode arriscar sem medo: ele executa bem tudo o que você precisa.

O espaço de armazenamento de 16 GB é insuficiente caso você queira armazenar fotos em alta qualidade e em grande quantidade. Contudo, os 15 GB gratuitos no One Drive suprem essa possível necessidade, além é claro do fato de o aparelho ser compatível com cartão micro SD de até 128 GB.

Câmera

Como sempre, as câmeras da linha Lumia acabam sendo um dos principais destaques dos aparelhos. No Lumia 830 não é diferente. O recurso que mais chama atenção aqui é o de estabilização óptica de imagem. Na maioria dos aparelhos, essa correção é feita digitalmente, via software.

No Lumia 830, a correção é mecânica, nas lentes. Isso garante um resultado mais preciso, especialmente em fotos noturnas, quando o tempo de exposição é maior e há mais chances das fotos saírem tremidas. O tempo de processamento e disparo também se destaca pela rapidez. O fato negativo é a ausência de um modo HDR. Porém, a qualidade das imagens é mais que satisfatória.

Já a câmera frontal não ganhou o mesmo investimento por parte da Nokia. O modelo revela uma selfie cam de apenas 0,9 megapixel, o que resulta em imagens de baixa qualidade, se comparadas às obtidas por modelos da mesma faixa de preço, para quem deseja capturar retratos de si mesmo.

Bateria

Não há nenhuma surpresa, nem positiva, nem negativa, na duração de bateria do Lumia 830. Para uso moderado, é possível passar o dia todo com o celular ativo e chegar em casa no final da noite com a bateria entre 10% e 20% de carga. Em uso mais intenso, como na exibição de vídeos, cinco horas consecutivas são suficientes para drenar a carga.

Nos chamou a atenção uma relativa demora para a recarga do aparelho via cabo de força. Em média, é preciso deixa-lo 1 hora na tomada para aumentar a carga em 35%. A bateria é removível e há compatibilidade com recarga wireless. Em um carregador genérico wireless, o tempo de recarga (que costuma ser menor) foi praticamente o mesmo.

Qualidade de áudio

O aparelho da Nokia não vem acompanhado de fones de ouvido, portanto você terá que se contentar com aqueles que você já possui. O som do smartphone é alto e apresenta poucos ruídos e distorções. O alto-falante mono tem a saída localizada na parte traseira, podendo ser recoberto com as mãos durante a execução de jogos, o que pode abafar o som.

Vale a pena?

Se por um lado o hardware do Lumia 830 faz com que ele seja uma versão mais simples do Lumia 930, por outro seu acabamento de alta qualidade pode facilmente confundir o usuário de que se trata de um aparelho top de linha. Seu preço não é dos mais baixos entre os modelos intermediários, mas sua qualidade pode justificar o investimento.

Entre os modelos com Windows Phone, sem dúvida o Lumia 830 é uma das melhores escolhas que você pode fazer. O principal destaque fica por conta da ótima câmera, com estabilização óptica de imagem feita de forma mecânica. A tela tem resolução de apenas 720p, mas isso não é um problema.

Se você não tem tanto interesse assim nos jogos que exijam maior capacidade de processamento, sem dúvida vale a pena levar para a casa o Lumia 830. Porém se tudo o que você procura é apenas um bom smartphone intermediário, vale a pena pesquisar um pouco mais, pois há opções tão boas quanto ele, mas com preços mais acessíveis.

O Lumia 830 seria a “opção perfeita” (se é que uma opção perfeita existe) caso ele custasse um pouco menos, uma vez que se sai muito bem em praticamente todas as tarefas. Com exceção da sua câmera frontal, que tem qualidade inferior à média, o Lumia 830 se sai muito bem em todos os quesitos. Por isso, vale a pena considerar o modelo para uma futura aquisição e ficar de olho em possíveis promoções nas quais ele seja vendido por um preço mais interessante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.