Review: smartphone Nokia Lumia 730 [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Nokia Lumia 730 [vídeo]

Prós
  • Boa duração de bateria
  • Câmera frontal de boa qualidade com 5 MP
  • Design moderno
Contras
  • Acabamento extremamente liso deixa o celular susceptível a escorregar

Entre todos os aparelhos da Nokia disponíveis no mercado brasileiro, aquele que apresenta a melhor relação custo-benefício talvez seja o Lumia 730. O aparelho é feito sob medida para disputar o mercado de intermediários e chega às lojas com preço competitivo e hardware capaz de brigar de igual para igual com os líderes da categoria.

Com design moderno, o modelo é compatível com dois SIM cards e chega às lojas brasileiras com preço sugerido de R$ 699. No Brasil, serão vendidos aparelhos nas cores branca, preta e laranja. Será que vale a pena investir no Lumia 730? Isso é o que vamos descobrir agora nesta análise.

Design

O Lumia 730 chega ao Brasil em três cores: branca, preta e laranja. O modelo se mostra bastante leve e confortável nas mãos. Porém , é preciso tomar cuidado com ele: o acabamento externo, belíssimo por sinal, possui uma laminação brilhante que deixa o celular bastante liso. Sendo assim, é comum que ele escorregue de suas durante o manuseio.

O design principal segue o estilo dos demais modelos da linha, mas há diferença importante: não há o botão dedicado para a câmera. Obviamente isso não é um problema, mas é bom ficar ligado caso você já tenha se acostumado com essa característica em outros modelos.

Desempenho

Desempenho nunca foi um problema em praticamente nenhum modelo com Windows Phone testado pelo TecMundo. No Lumia 730, felizmente, a situação não é diferente. Jogos que requerem maior capacidade de processamento e títulos mais recentes, como Homem-Aranha Sem Limites, rodam lisos e sem engasgos. O processador quad-core Snapdragon 400 somado a 1 GB de RAM dá conta do recado.

A atualização Denim da linha Lumia se mostra estável e a transição entre apps, bem como a entrada e saída de aplicativos, é ágil e sem atrasos. Como celular voltado para quem procura uma opção que traga bons benefícios atrelados ao seu custo, o modelo da Nokia se mostra um dos mais interessantes para quem quer um modelo com Windows Phone.

O espaço de armazenamento é de 8 GB, mas o modelo conta com entrada para cartão micro SD. Além disso, a Microsoft oferece outros 15 GB de espaço na nuvem via OneDrive.

Tela

A tela do aparelho também não nos decepcionou em nenhum momento. O controle de brilho e a intensidade das cores exibidas são bastante satisfatórios. O nível de reflexos é baixo e a camada oleofóbica sobre o display se destaca, evitando que marcas de digitais permaneçam sobre a tela. O deslizar dos dedos sobre ele também é suave.

O tamanho de 4,7 polegadas é outro ponto a ser ressaltado, uma vez que ele se mostra equilibrado e extremamente confortável para uso. A resolução de 1280x720 pixels também não Dentro da sua categoria, sem dúvida o aparelho atende a todas as expectativas.

Câmera

Câmera sempre foi um item que recebeu atenção especial por parte da Nokia. No Lumia 730 não é diferente, mas o foco principal aqui recai sobre a câmera frontal. Com lente grande-angular e 5 megapixels de resolução, ela é ideal para selfies e proporciona um campo de visão maior, permitindo que mais pessoas apareçam com destaque em um foto.

Já a câmera traseira tem apenas 6,7 megapixels de resolução. Numericamente ela apresenta um valor abaixo do que o ofertado pelos concorrentes, mas em termos de qualidade o resultado final é equivalente. Não espere algo sensacional, mas certamente você não vai ficar na mão por conta disso.

Bateria

O Windows Phone possui um sistema eficiente de gerenciamento de bateria. Por conta disso, os 2.200 mAh de capacidade são mais do que suficientes para você usar moderadamente o aparelho o dia todo e chegar no final da noite com uma carga entre 20 e 25%. Em um teste de estresse, com o aparelho exibindo vídeos de forma contínua, foram necessárias 6h30 para drenar por completo a carga, um tempo bem dentro da média dos obtida pelos concorrentes.

Áudio

A Nokia tem tradição em economizar em acessórios e, no caso do Lumia 730, as vítimas foram os fones de ouvido. O modelo não conta com um e você terá que se contentar com os seus. Caso prefira utilizar o celular com som ambiente, a qualidade final de áudio não decepciona, apresentando pouca distorção mesmo com o volume no máximo. O Lumia 730 conta ainda com Rádio FM.

Vale a pena?

Parece inegável que o Lumia 730 é o smartphone com Windows Phone que apresenta a melhor relação custo-benefício do mercado. Embora ele não seja o melhor em cada um dos quesitos, o conjunto final é equilibrado e extremamente eficiente. Estamos diante de um aparelho ideal para vários tipos de público, o que aumenta as suas possibilidades no mercado.

Em termos de preço, seu valor é compatível com modelos como o Novo Moto G e o ASUS Zenfone 5, seus principais dentro da categoria. O Lumia 730 não fica devendo nada para os demais, cabendo mesmo ao consumidor decidir apenas se prefere um modelo com Windows Phone ou com Android.

Caso a sua opção seja pelo sistema operacional da Microsoft, pode apostar as suas fichas no Lumia 730 sem medo. Sem nenhuma dúvida, dentro dessa faixa de preço, ele é uma das melhores opções disponíveis no mercado e merece a sua atenção caso você esteja pensando em comprar um novo celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.