Review: smartphone Microsoft Lumia 535 Dual SIM [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Microsoft Lumia 535 Dual SIM [vídeo]

Recentemente, a Microsoft lançou mais um smartphone para o mercado de entrada. O Lumia 535 Dual SIM, o primeiro da marca a ser anunciado depois da separação da Nokia, é um aparelho que promete incomodar a concorrência com atrativos bem interessantes para o consumidor, como o suporte a dois chips e boa câmera para selfies.

O principal diferencial desse smartphone em relação ao Lumia 530 é o design, já que há mudanças significativas nesse aspecto – especialmente se considerarmos as medidas e a espessura do aparelho. Por dentro, o dispositivo conservou o hardware modesto, mas mesmo assim não conseguiu manter o preço tão baixo.

Será que vale a pena investir o seu dinheiro no Microsoft Lumia 535 Dual SIM? E como ele se sai em uma briga direta com os seus principais concorrentes, especialmente o Nokia Lumia 530? É isso o que você confere agora, em mais uma análise do TecMundo!

O smartphone Microsoft Lumia 535 Dual SIM foi cedido por empréstimo pela loja Cissa Magazine para a realização desta análise.

Especificações técnicas do Microsoft Lumia 535 Dual SIM

Especificações técnicas do Microsoft Lumia 535 Dual SIM

  • Sistema operacional: Windows Phone 8.1 (Lumia Denim)
  • Tela: IPS LCD de 5 polegadas (com proteção Gorilla Glass 3)
  • Resolução: 960x540 pixels (qHD)
  • Densidade de pixels: 220 ppi
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 200
  • CPU: quad-core de 1,2 GHz
  • GPU: Adreno 302
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento interno: 8 GB
  • Armazenamento externo: até 128 GB com cartão micro SD
  • Câmera traseira: 5 megapixels
  • Câmera frontal: 5 megapixels
  • Bateria: 1.905 mAh
  • Conectividade: WiFi (802.11 b/g/n), 3G, Bluetooth 4.0 e GPS (A-GPS e GLONASS)
  • Sensores: luminosidade, acelerômetro e proximidade
  • Dimensões: 140,2 mm (altura) x 72,4 mm (largura)
  • Espessura: 8,8 mm
  • Peso: 145,3 gramas
  • Preço oficial de lançamento: R$ 599
  • Preço médio: R$ 499

Tela

O display do Lumia 535 é um dos aspectos que mais se destacam nesse aparelho. As 5 polegadas – um aumento considerável se comparado ao antecessor – representam o tamanho ideal para o consumo de conteúdo, como exibição de vídeos e visualização de fotos.

Outro ponto positivo que merece ser mencionado é a presença de um painel IPS, substituindo o TFT que estava presente no Nokia Lumia 530. Porém, mesmo com essa adição, o índice de reflexo na tela é um pouco alto e o controle de brilho não contribui muito para melhorar a visualização em condições desfavoráveis. As marcas de dedo também serão uma constante durante a utilização do Lumia 535.

Design

Apesar do destaque do display, as principais mudanças ficaram realmente na parte de design. O Lumia 535, que agora ostenta a logo da Microsoft, diminuiu consideravelmente de tamanho quando comparado ao 530. A redução de espessura, de 12 para 9 milímetros, é uma das alterações mais notáveis.

O peso também foi reduzido consideravelmente: de 146 gramas para 129. De um modo geral, o visual do Microsoft Lumia 535 manteve a marca registrada de quando os aparelhos ainda levavam o nome da Nokia. A câmera na parte de trás ganhou uma leve protuberância para acomodar o sensor, e a saída de som está centralizada e mais discreta.

Interface

Na interface, não há muitas novidades no Lumia 535. O aparelho roda o tradicional Windows Phone 8.1 equipado com a atualização Lumia Denim. Por padrão encontramos apps como o Office, OneNote, Outlook, OneDrive, HERE Maps e Moovit. O destaque vai mesmo para a fluidez do sistema e a garantia de atualização para o Windows 10 Mobile quando for lançado oficialmente.

Desempenho

O Microsoft Lumia 535 Dual SIM apresentou um desempenho dentro da média para um smartphone de entrada. O aparelho até conseguiu rodar alguns jogos pesados, como Six-Guns e Asphalt 8. Apps de produtividade, como Office, OneNote e Outlook, apresentaram bastante fluidez. O mesmo vale para redes sociais, mensageiros e games leves.

Porém, o que incomodou um pouco foi o fato de alguns aplicativos se encerrarem do nada, sem motivo aparente. Travamentos também aconteceram durante a análise, exigindo que o Lumia 535 fosse reiniciado. Já os apps de benchmark, reconhecidos por estressarem os dispositivos, não executaram de jeito nenhum.

Câmera

Uma adição significativa nesse smartphone em relação ao Nokia Lumia 530 é o sensor frontal. O antecessor não possuía uma câmera na parte da frente, uma decepção para os amantes das selfies.

Aqui, a resolução dos sensores é a mesma, assim como a qualidade abaixo do esperado. Os 5 megapixels do Microsoft Lumia 535 não são o suficiente para produzir fotos muito definidas. Capturas em ambientes escuros não agradaram e quase todas as fotos apresentaram um forte índice de granulação. Porém, as câmeras devem agradar aqueles que não se preocupam muito com a qualidade final das imagens capturadas.

Áudio

A qualidade sonora do Lumia 535 também está dentro da média. O som é limpo, mas apresenta ruídos quando perto do valor máximo. O alto-falante conta com aquele velho problema de posicionamento quando colocado sobre superfícies lisas, o que é parcialmente corrigido pela protuberância da câmera traseira. A ausência de fones de ouvido é a prova de que a Microsoft realmente economizou nesse aparelho.

Bateria

A bateria do Lumia 535 – de 1.905 mAh – apresentou uma autonomia satisfatória e, mais uma vez, dentro da média para a categoria. Em uso moderado, consultando redes sociais, fazendo ligações e rodando alguns jogos, o aparelho chegou ao final do dia com pouco mais de 20% de carga.

Já a reprodução de conteúdo multimídia de forma ininterrupta esgotou completamente a bateria desse smartphone em pouco mais de 5 horas. Portanto, nada de surpresas no aspecto bateria.

Vale a pena?

O Lumia 535 Dual SIM apresentou uma avaliação mediana em quase todos os aspectos. O destaque vai para a mudança de design e a presença de uma câmera frontal. Esses adicionais fazem com que esse aparelho se torne mais completo, mas podem não justificar o grande aumento de preço em relação ao 530.

Se você está procurando um smartphone barato com Windows Phone, e a câmera para selfies e um design renovado não são importantes para você, o Nokia Lumia 530 deve ser a melhor opção. Porém, se você quer tirar autorretratos e deseja um aparelho mais fino e de tela maior, pode apostar no Microsoft Lumia 535 sem medo.

O smartphone Microsoft Lumia 535 Dual SIM pode ser adquirido na loja Cissa Magazine.

.....

O que você achou do novo smartphone de entrada da Microsoft? Acha que o Lumia 535 Dual SIM é uma boa opção de compra? Deixe a sua opinião no campo dos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.