Review: mouse wireless Logitech M280

5 min de leitura
Imagem de: Review: mouse wireless Logitech M280

A Logitech possui uma grande variedade de mouses em seu portfólio, com modelos voltados para os mais diferentes tipos de consumidores. Além das versões mais básicas, a fabricante aposta em algumas variantes para o público gamer e até mesmo para aqueles que querem experimentar um acessório diferenciado. Pensando naqueles que querem um produto portátil e que funciona sem fio, a empresa lançou o M280, um mouse wireless com design bem compacto.

O TecMundo recebeu da Logitech esse modelo e estivemos testando todas as suas funcionalidades nos últimos dias. Será que vale a pena investir no mouse wireless M280? Isso é o que você confere nesta análise.

O mouse wireless Logitech M280 foi gentilmente cedido por empréstimo pela Logitech para a realização desta análise.

Especificações técnicas do mouse wireless Logitech M280

Especificações técnicas

  • Compatibilidade: Windows Vista/7/8/10, Mac OS X 10.5 ou superior, Chrome OS ou Linux Kernel 2.6+
  • Tecnologia do sensor: Logitech Advanced Optical Tracking
  • Resolução: 1000 dpi
  • Durabilidade da pilha: 18 meses (pode variar dependendo do usuário e das condições do computador)
  • Bateria: 1 pilha AA
  • Número de botões: 3
  • Roda de rolagem: sim
  • Design: destro
  • Distância máxima de funcionamento: 25 m
  • Sistema sem fio: conectividade sem fio avançada de 2,4 GHz
  • Interface de conexão: receptor USB
  • Altura do mouse: 105,4 mm
  • Largura do mouse: 67,9 mm
  • Profundidade do mouse: 38,4 mm
  • Peso do mouse (incluindo a pilha): 91 g
  • Altura do receptor: 14,4 mm
  • Largura do receptor: 18,7 mm
  • Profundidade do receptor: 6,1 mm
  • Peso do receptor: 1,8 g

Mouse wireless Logitech M280

Design compacto

O M280 da Logitech se destaca por causa de seu design compacto. O mouse tem pouco mais de 105 mm de altura, 67,9 mm de largura e 38,4 mm de profundidade. Ele também é extremamente leve – apenas 91 gramas, mesmo considerando o peso da pilha –, o que faz deste um mouse perfeito para longos períodos em frente ao computador.

A construção externa desse mouse é dividida em duas. Uma parte, aquela que envolve os botões e o scroll, é feita com um plástico fosco que contém o logotipo da marca. Já o restante do corpo é coberto por um material emborrachado, o que confere a aderência necessária para que o acessório não deslize na mão do usuário. A lateral do M280 ainda vem estilizada com alguns triângulos que tornam o visual do periférico bem atraente. São três cores disponíveis: preto, cinza (com detalhes verdes) e vermelho.

O M280 da Logitech se destaca por causa de seu design compacto

No M280, a Logitech optou por um design destro, o que afasta completamente a possibilidade de um canhoto usar este mouse. Além disso, a Logitech também apostou em um design compacto que favorece aqueles que têm mãos pequenas, mas o desconforto proporcionado pelo tamanho do mouse diminui com o tempo. De qualquer forma, ele não oferece ergonomia suficiente para longos períodos.

O receptor do M280 também seguiu o conceito do mouse: extremamente compacto e com design minimalista. A vantagem disso é poder conectar o acessório a um notebook e não ter a impressão de que há um "pendrive" plugado ali o tempo todo. Além de pequeno em dimensões – 14,4 mm (altura) x 18,7 mm (largura) x 6,1 mm (espessura) –, o receptor é muito leve: apenas 1,8 grama.

Mouse wireless Logitech M280

O sensor óptico da Logitech possui uma tecnologia proprietária – a Logitech Advanced Optical Tracking – e funciona muito bem em várias superfícies diferentes. A base também contribui para uma utilização segura e rápida. Porém, jogadores de plantão provavelmente não vão ficar muito contentes com esse mouse. Além do design pouco confortável para utilização por várias horas, esse sensor não é rápido e sensível o suficiente para games competitivos, mas deve quebrar um galho para jogatinas casuais.

O que vem na caixa:

  • Wireless Mouse M280
  • Receptor Nano
  • Uma pilha alcalina AA (pré-instalada)
  • Documentação do usuário

Conectividade sem fio

O mouse M280 funciona através de uma tecnologia sem fio avançada de 2,4 GHz. O resultado disso é um bom desempenho do acessório mesmo quando ele não está imediatamente próximo do receptor conectado ao computador. Em nossos testes, o dispositivo foi capaz de responder bem mesmo a muitos metros de distância, característica que é ideal para aqueles que vão trabalhar com apresentações e não podem ficar muito perto do PC.

Desempenho

São três botões nesse acessório da Logitech: os dois acionadores tradicionais e mais o botão no scroll do mouse. Não há configurações adicionais, limitando os usuários ao básico quando o assunto é a interação com a máquina por meio desse dispositivo de entrada.

Mouse wireless Logitech M280

Durante nossos testes, com a sensibilidade do mouse ajustada em 50%, constatamos que os 1000 dpi são suficientes para atender à maioria dos usuários. Aqueles que precisam de mais versatilidade nesse ponto podem alterar as configurações do mouse no sistema, mas provavelmente terão que optar por outro modelo caso queiram opções mais avançadas.

Bateria de longa duração

De acordo com a Logitech, o M280 é capaz de aguentar até 18 meses com uma única carga da pilha. É óbvio que esse valor pode variar dependendo da máquina e da frequência de utilização de cada usuário. Porém, consideramos que essa marca – mesmo que média – é bastante satisfatória, o que significa não precisar se preocupar com bateria por um longo tempo.

O M280 ainda é inteligente o suficiente para entrar em modo de suspensão automaticamente quando não está sendo utilizado

Outra vantagem é o fato de o acessório já vir acompanhado com uma pilha, o que garante mais praticidade para os usuários. O M280 também é inteligente o bastante para entrar em modo de suspensão automaticamente quando não está sendo utilizado. Isso contribui ainda mais para aprimorar a autonomia desse acessório.

Vale a pena?

O mouse M280 é voltado para o público casual e que necessita de um mouse para ser levado de um lado para o outro. O design compacto favorece aqueles que precisam carregá-lo por aí, e o receptor minúsculo é ideal para ser conectado em notebook sem incomodar.

Considerando suas qualidades e o preço médio que encontramos durante o período da análise – a partir de R$ 54,90 –, com certeza vale a pena investir nesse mouse da Logitech se o que você procura é um acessório barato e voltado para destros. O dispositivo ainda oferece boa precisão e funciona muito bem em diversas superfícies.

Porém, se você está procurando um mouse para ser usado no seu dia a dia durante várias horas, talvez seja melhor escolher outra opção. A própria Logitech oferece modelos voltados para outros públicos e provavelmente terá uma opção que se encaixa perfeitamente às suas necessidades.

Quanto você estaria disposto a pagar por um bom e compacto mouse sem fio? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.