Review: teclado mecânico Logitech G610 Orion Brown

7 min de leitura
Imagem de: Review: teclado mecânico Logitech G610 Orion Brown

Reconhecida pelos gamers como uma das marcas mais inovadoras, a Logitech se destaca ao apresentar designs diferenciados e tecnologias recentes que entregam vantagem competitiva nos principais jogos.

Com uma linha completa de periféricos, a fabricante oferece soluções para que o jogador esteja sempre munido com equipamentos de alta performance. Entre seus produtos mais famosos estão os teclados da linha Orion, que se destacam pela qualidade superior.

Há algum tempo, a Logitech lançou o modelo Orion G610 Brown, um equipamento que traz a tecnologia Cherry MX Brown, sistema de iluminação na cor branca, teclas multimídia e um software recheado de recursos, incluindo perfis para os games mais famosos. Será que ele tem tudo de que você precisa? Vamos conferir!

Especificações

Design e qualidade

A Logitech fez um excelente trabalho no projeto do G610 Orion Brown. O design planejado entrega excelente layout para jogos, com bom espaçamento entre as teclas, respiro nas laterais que garantem um corpo bem robusto e disposição prática de teclas adicionais.

Quem olha de longe pode perceber algumas similaridades com peças concorrentes, sendo que o visual geral é similar ao do Corsair K70. Isso não quer dizer que uma marca copiou a outra, de forma alguma, mas apenas que ambas percebem necessidades similares por parte dos gamers.

O corpo em plástico apresenta acabamento da mais alta qualidade. A área que circunda as teclas conta com um acabamento fosco, que evita marcas com o passar do tempo. As bordas são em black piano para um brilho diferenciado, que dá um toque de elegância ao produto.

O Logitech G610 Orion Brown é todo composto por elementos na cor preta, mas essa diferenciação no acabamento de cada região cria uma composição chamativa. Na parte inferior, há detalhes com frisos que deixa o visual único. Nessa parte, os pés com dois níveis de ajuste chamam atenção, ainda mais para jogadores que preferem ajustes diferenciados.

À esquerda, bem no canto superior, a Logitech inseriu um ícone gráfico representativo que brilha intensamente. Esse detalhe é um tanto diferente do que vemos em outros teclados, que geralmente trazem o logotipo completo da marca centralizado.

A qualidade de construção é de primeira, algo perceptível pelo cuidado que a marca teve até mesmo nos cantos do teclado, que são arredondados e evitam acidentes. As teclas de alta qualidade são ideais para uso intenso sem prejuízos aos switches ou mesmo ao usuário.

Layout e teclas multimídia

Apesar de acertos pontuais na concepção, a Logitech não prezou por criar um modelo específico para o mercado brasileiro. Dessa forma, o G610 Orion Brown não atende bem aos jogadores que pretendem usar seus teclados para escrita, já que o layout americano dificulta a utilização de acentos e caracteres especiais que já estão presentes no padrão ABNT 2.

Além desse problema, este teclado peca por apresentar um esquema diferenciado na posição dos ícones gráficos nas teclas, o que pode causar alguma confusão para usar funções específicas. Essa alteração gera dificuldades principalmente nas teclas de números, nos acentos e nos caracteres especiais.

Por padrão, os teclados trazem o ícone principal da tecla na parte de baixo e a função adicional na parte superior. O G610 Orion Brown troca os itens de lugar; por exemplo: a tecla “2” tem o “@” grafado na parte inferior, o que sugere que ao pressioná-la você vai ativar o “@”, já que a combinação com tecla Shift sempre ativa a função indicada na parte de cima.

Os itens luminosos das funções Num Lock, Caps Lock e Scroll Lock ficam afastados das respectivas teclas. Isso é muito bom, na verdade, pois, considerando que este componente já tem retroiluminação, a presença dos luminosos perto das teclas poderia causar confusões.

Um recurso bem-vindo é a presença de teclas multimídia dedicadas. Em vez de optar pelo esquema com teclas de função, a Logitech incluiu botões próprios para ativar o modo de jogo, mudança de faixa (há também botões para play, pause e stop) e ajuste de volume (que é regulado em uma rodinha bem prática). Ponto para a fabricante pela excelente composição!

Cherry MX Brown

Como o próprio nome sugere, os switches do Logitech Origon G610 Brown são do tipo Cherry MX Brown. De fabricação alemã e com uma das tecnologias mais robustas, estes itens permitem excelentes respostas durante os jogos, mas também propiciam bom feedback para a digitação.

A tecnologia Cherry MX Brown apresenta resposta tátil quando o usuário pressiona a tecla. Isso serve como um aviso de que a tecla foi pressionada, mas sem a emissão de sons que possam incomodar.

Os switches Brown são recomendados principalmente para MOBAs e MMOs, porém eles também podem entregar excelentes vantagens em games de FPS. Nós testamos o teclado com inúmeros jogos, incluindo títulos como Ghost Recon Wildlands, e percebemos que ele pode ser quase tão eficiente nesses casos quanto o Corsair K70 com tecnologia Red.

Em nossos testes, verificamos que o teclado se comporta de forma exemplar, com respostas rápidas sem que seja preciso pressionar a tecla até o fim. Além disso, ficamos satisfeitos com a qualidade dos switches, que prometem durabilidade mesmo com o uso excessivo.

Iluminação personalizável

Já faz algum tempo que os teclados para jogos ganharam visuais arrojados com a presença de LEDs para a personalização visual. É claro que há vários modelos, inclusive da própria Logitech, que já trazem até esquemas de cores RGB, então essa funcionalidade não é exatamente uma novidade ou um grande diferencial.

No entanto, considerando o produto em questão, esse recurso deve ser destacado, já que ele não apenas traz vantagens na parte estética, como também pode ser personalizado para entregar melhorias durante a jogatina. Com esse tipo de função, o jogador pode definir a iluminação de determinados botões que são usados em games específicos.

Todas as teclas do G610 Orion Brown contam com iluminação própria, de modo que o jogador tem a opção de criar esquemas bem robustos, regular o nível de brilho geral e usar os perfis próprios do programa da Logitech. Confira as possibilidades:

  • Brilho fixo: todas as teclas permanecem acesas;
  • Respiração: as teclas acendem e apagam simultaneamente na velocidade em que o jogador configurar;
  • Efeito estrela: várias teclas são iluminadas aleatoriamente como estrelas no céu;
  • Onda de luz: os LEDs são acesos em fileiras que se deslocam de um lado para outro, como se fossem ondas do mar;
  • Teclas: cada tecla pressionada brilha na intensidade configurada e se apaga aos poucos.

Software bem completo

O Logitech Gaming Software é o programa de gerenciamento do teclado G610 Origon Brown. A instalação desse aplicativo não é obrigatória para o uso do periférico, uma vez que o sistema o reconhece perfeitamente, então o jogador pode aproveitar os switches mecânicos e as principais funções sem grandes truques.

Todavia, considerando as funções avançadas, quase todos os ajustes devem ser realizados através do programa. Toda a parte de iluminação, macros, perfis e outros detalhes devem ser controlados pelo Gaming Software.

A interface do aplicativo é intuitiva, mas há muitas configurações, então vai um tempo até a pessoa localizar todos os recursos e aprender a realizar as devidas configurações. Todavia, após compreender as funções, é muito rápido alterar o esquema de iluminação ou reprogramar as teclas.

Nós gostamos bastante da compatibilidade com perfis (conforme imagem acima), sendo que o programa identifica rapidamente os títulos e softwares instalados e faz o download de ajustes predefinidos para facilitar a vida do jogador. Depois disso, tudo fica muito mais simples e você poderá ter uma experiência completamente diferenciada com seus games.

Vale a pena?

A Logitech fez um bom trabalho na composição do teclado G610 Orion Brown, principalmente no que diz respeito ao visual e às funcionalidades. Este periférico apresenta alta qualidade de construção, visual ousado e personalizável, grande quantidade de funções e teclas com tecnologia de primeira.

Apesar de algumas mancadas quanto ao layout e à falta de um apoio para pulsos — que seria muito bem-vindo, uma vez que isso pode ser benéfico para a saúde dos jogadores —, o G610 Orion Brown ainda se mostra bastante adequado para as principais atividades, seja para jogos ou para o uso no cotidiano.

Nós gostamos muito da presença de teclas multimídia dedicadas, bem como do software recheado de opções para uma personalização avançada. Com tantas vantagens, só podemos recomendar este produto, que se mostra excelente para jogadores que buscam uma solução intermediária com preço camarada.

O Logitech G610 Orion Brown está disponível nas lojas brasileiras por preços que variam de 490 reais a 650 reais — depende muito da loja e da forma de pagamento. Considerando o valor mais baixo, este modelo consegue boa vantagem sobre alguns concorrentes — que, apesar de mais completos, talvez não entreguem tantos benefícios adicionais aos jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.