WPS Office: uma alternativa ao Microsoft Office para Linux

1 min de leitura
Imagem de: WPS Office: uma alternativa ao Microsoft Office para Linux
Imagem: AppTweak

Usuários que buscam por alternativas ao LibreOffice, suíte de escritório livre compatível com Windows, Mac e Linux, podem experimentar o software WPS Office. O programa, desenvolvido pela companhia chinesa Kingsoft, é uma cópia do Microsoft Office. Assim, se você está habituado a utilizar os populares aplicativos Microsoft Word, Excel e Power Point em seu Windows e deseja, portanto, estender a experiência ao sistema operacional Linux, um teste junto às facilidades de WPS Office pode ser feito (baixe o software por meio deste link).

O pacote em xeque conta com três aplicações: “Writer” (ferramenta que emula os recursos do Word), “Presentation” (programa que possibilita a criação de slides aos moldes do Power Point) e “Spreadsheets” (aplicativo de planilha, como o Excel). Vale dizer que o download de WPS Office pode ser feito gratuitamente. Quando comparado a ferramentas como LiberOffice, Google Docs e Lotus Symphony, WPS Office apresenta uma particularidade: quem está familiarizado com o pacote Office da Microsoft não deverá encontrar problema algum durante o uso dos recursos oferecidos pelo programa (a interface desta alternativa é de fato genérica).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Editar múltiplos documentos simultaneamente e realizar também trabalhos cooperativos online são outras das facilidades oferecidas por WPS Office. Mas atenção: o idioma-padrão desta cópia do Microsoft Office para Ubuntu (sistema operacional desenvolvido a partir do núcleo Linux) é o chinês. É possível, naturalmente, alterar o idioma de WPS Office para o inglês (consulte este link e saiba como). Ao baixar o arquivo, a interface de instalação será aberta: preencha nos campos indicados os seguintes dados: primeiro nome (primeira caixa de diálogo, de cima para baixo), segundo nome e companhia.

Versões Alpha e Beta de WPS Office podem ser baixadas também por aqui – selecione a versão do programa compatível com seu Ubuntu e então selecione o inglês como idioma-padrão do programa. Em todo o caso, o seguinte comando deve também funcionar para alterar o idioma da aplicação: “cd /opt/kingsoft/wps-office/office6/2052 (quebra de linha) sudo rm qt.qm wps.qm wpp.qm et.qm”.

Este artigo foi escrito a partir da colaboração de Lucas Nogueira, um de nossos leitores. Você também pode ter seu nome citado por uma de nossas publicações, enviando sugestões pode meio do link inserido logo abaixo deste texto. Além disso, um email para participe@gruponzn.com pode ser encaminhado à nossa equipe. Portanto, participe!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.