Novos Eletrônicos: Nokia N900

3 min de leitura
Imagem de: Novos Eletrônicos: Nokia N900

A Nokia é uma das líderes mundiais em mobilidade e não para de lançar novos modelos de aparelhos móveis. Um dos seus últimos lançamentos, o N900, conta com um software de código aberto baseado em Linux, o Maemo 5, o qual permite realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e ainda serve como celular.

Este aparelho é uma evolução do N97, o qual contava com a imatura plataforma Symbian s60. Agora, com o Nokia N900, a empresa pretende alcançar o mercado que o iPhone domina atualmente. Ele pode parecer um celular, mas possui as funções de um verdadeiro computador de bolso.

Especificações técnicas

O visual do N900 lembra muito o seu antecessor e possui diversas funcionalidades semelhantes. Porém, a maior diferença está na parte interna do aparelho.

Especificações técnicas do N900.

Sistema Multitask

O Maemo 5 é uma plataforma que traz consigo a facilidade de navegação que os computadores convencionais possui. Ele possui um sistema multitarefa baseado em painéis. Isso permite que o usuário consiga desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo se a necessidade de fechar alguma janela.

Diversos aplicativos para comunicação e entretenimento.

Dessa forma, é possível escutar música, assistir a vídeos e navegar na internet sem precisar interromper qualquer uma dessas atividades. Além disso, ele vem com um navegador operado pela tecnologia Mozilla, Adobe Flash 9.4, menssageiros eletrônicos e suporte a diversos codecs de áudio e vídeo.

Computador de bolso

Além do teclado virtual Touchscreen, ele possui um belo teclado deslizante no estilo QWERTY com três faixas de botões. A tela de 3,5” (polegadas) é sensível ao toque e possui todos os recursos que os últimos Smartphones do mercado possui, o que traz mais facilidade na navegação.

Teclado deslizante e suporte a tela cheia para navegação mais clara.

Em seu interior, o Nokia N900 possui um processador ARM Cortex 8 com 256MB de RAM e 32GB de memória inteira, o que permite navegar com rapidez e armazenar muitos arquivos.

Além disso, é possível expandir sua capacidade total de armazenamento para até 48 GB com um cartão de memória MicroSD de 16 GB. Com esse espaço de armazenamento é possível guardar milhares de músicas e vídeos.

Áudio e Vídeo

Câmera de 5 megapixels com proteção na lente e flash.O N900 vem com uma câmera de 5 megapixels com capacidade para tirar fotos com qualidade de 2584 × 1938 pixels. Além disso, é capaz de criar e reproduzir vídeos com uma resolução de 848 × 480 pixels a 25fps. Sua câmera trabalha com o sistema autofoco e possui lentes Carl Zeiss.

Comunicação de ponta

A nova tendência dos aparelhos móveis parece estar voltada para a comunicação online, pois os desenvolvedores estão investindo cada vez mais no acesso a serviços como o Twitter e Facebook, dois dos maiores serviços de mídias sociais da Web.

Além disso, possui suporte a diversos protocolos para troca de emails: Mail for Exchange, IMAP, POP3 e SMTP. Permitindo, assim, a troca de mensagens eletrônicas com diversos formatos de anexos. Porém, a comunicação não fica somente restrita a isso, ele também funciona como qualquer celular, com chamadas e troca de mensagens SMS.

Conteúdo do pacote

Além do próprio Nokia N900, a caixa do produto vem com: uma bateria (BL-5J); um carregador de baterias (AC-10); um fone de ouvido estéreo (WH-205), um cabo de vídeo para conexão com a TV (CA-75U); e um adaptador para a bateria.

Preço

O Nokia N900 estará disponível em mercados selecionados a partir de outubro. Não se sabe ainda qual operadora ficará responsável pela venda do pacote de serviços, mas o preço estimado do produto será de £500 (Euros), o que hoje fica em torno de R$1.300,00 (Reais). Lembre-se que este valor é apenas uma base para cálculo e pode variar de acordo com o plano da operadora de telefonia local.

Ainda é cedo para falar que a Nokia se destacará no mercado que hoje é dominado pelo iPhone, mas ela está no caminho certo. Se a empresa seguir a linha de qualidade dos celulares que sempre desenvolveu, o iPhone terá um grande concorrente. E quem ganha com isso são os consumidores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.