Tira-Dúvidas: como retirar o dual boot e unificar as partições

Aprenda a restaurar as partições nos casos em que não se deseja mais utilizar dual boot.

O Tira-dúvidas de hoje vai esclarecer uma pergunta referente a dual bdoot – que é uma alternativa para pessoas que pretendem utilizar mais de um sistema operacional no mesmo computador. Atualmente é comum que as pessoas tenham a curiosidade de conhecer outros sistemas operacionais que não o Windows, tal como o Linux, o qual possui inúmeras versões, e vem se popularizando cada vez mais.

Apesar de muitas versões do Linux dispensarem a instalação no disco rígido, tal como o Ubuntu, pode ser que você queira instalá-lo em sua máquina para que assim possa utilizar o sistema com toda a velocidade que seu computador tem a oferecer. Provavelmente, você não vai querer se desfazer do Windows, e para tanto fará uso do dual boot. Mas e se você se arrepender e quiser retirar o dual boot? Foi justamente esta a pergunta do usuário Fernando:

Linux e Windows"Olá, equipe do Baixaki. Eu queria pedir uma ajuda de vocês. É o seguinte: eu tenho dual boot com Windows e Linux Ubuntu 8.10. E eu queria tirar o dual boot do Linux para ficar só com o Windows. Espero que vocês me ajudem. E parabéns pelo site que está muito bom! Acesso todo os dias o site para ver se tem um tutorial novo para ler."

É possível retirar o dual boot do computador sem grandes complicações, e existe inclusive mais de um modo de se fazer isso, com diferentes níveis de dificuldade. Abaixo você pode conferir duas alternativas para este problema:

Formatar todo o HD e instalar somente o Windows

Antes de começar, avalie o conteúdo do disco rígido onde está instalado o dual boot. Se você não se importa em apagar todos os dados dele, então a opção mais prática para você é formatar o HD e instalar apenas o Windows. O artigo Como formatar o Windows traz várias dicas para realizar o procedimento.

Caso você possua dados valiosos no HD, é possível salvar estes dados para após ter formatado o disco transferi-los novamente para o local de origem. No artigo Transfira arquivos e configurações de um computador para outro de forma fácil você encontra várias alternativas.

Formatar apenas a partição do Linux e restaurar o boot do Windows

Se você não deseja apagar todo o seu HD e também não pode salvar os dados do disco em alguma forma de backup, é possível apagar apenas o Linux do disco rígido do computador. Você pode fazer isso a partir do próprio Windows. Leia mais a respeito nos artigos Criando e modificando partições através do próprio Windows , Como criar partições no HD e Redimensionando partições do HD.

Após ter apagado a partição na qual ficava o Linux, você pode tentar estender a partição do Windows para que ela passe a utilizar todo o disco rígido. Os programas citados no artigo Como criar partições no HD podem auxiliá-lo nesta tarefa. Outra opção é utilizar o LiveCD do Ubuntu  e gerenciar as partições do disco através do programa Gparted.

Caso você não estenda a partição, ela passará a ser uma espécie de partição de backup, como se seu computador tivesse outro disco rígido. Esta opção é interessante quando a antiga partição do Linux possuía um tamanho razoável para armazenamento de arquivos, o que pode variar de acordo com as suas necessidades.

Partições de um disco rígido

Após ter apagado a partição do Linux, será interessante que você restaure o boot do Windows, pois dependendo do modo como você havia instalado o sistema de boot do Linux, o Windows não mais será iniciado.

Windows XP

Inicie o computador com o CD de instalação do Windows XP e entre no modo de prompt de comando (faça isso pressionando “R” quando indicado na tela de instalação do Windows). Ao entrar no prompt, digite o comando “/fixmbr” para que o boot do Windows seja restaurado.

Windows Vista

Ligue o computador com o CD de instalação do Windows Vista inserido no driver. Após ter carregado o modo gráfico, clique em “Avançar” e em seguida na opção “Reparar o Computador”. Selecione Windows Vista na tela que irá aparecer, e mais uma vez clique em “Avançar”. Por fim, clique na opção “Prompt de comando”. Na tela de prompt, digite o seguinte comando: “bootrec /fixmbr” (sem as aspas).

Se você possui duas versões do Windows em seu computador e tiver problemas para acessar uma delas após realizar este procedimento, tente utilizar o programa VistaBootPRO para configurar o boot do Windows.

Esperamos que as dúvidas quanto à restauração do dual boot tenham sido resolvidas! Caso você possua outra dúvidas, envie elas para o e-mail abaixo. A equipe do Baixaki estará disposta a resolvê-las.

E-mail do tira-dúvidas

Antes de começar, avalie o conteúdo do disco rígido onde está instalado o dual boot. Se você não se importa em apagar todos os dados dele, então a opção mais prática para você é formatar o HD e instalar apenas o Windows. O artigo Como formatar o Windows traz várias dicas para realizar o procedimento.

Caso você possua dados valiosos no HD, é possível salvar estes dados para após ter formatado o disco transferi-los novamente para o local de origem. No artigo Transfira arquivos e configurações de um computador para outro de forma fácil você encontra várias alternativas.

 


Comentários (12)


  • Odenir Biscuola Odenir Biscuola
    em 15/12/2011 às 10:29h 0

    Ola Jiraiya!
    No seu caso recomendo você tirar o boot da linha de comando veja como é fácil:
    click com direito em: Meu computador, depois click em: propriedades/avançado em inicialização e recuperação click em configurações em Inicialização do sistema no quadro de Sistema operacional padrão click em Editar ache a linha de comando do sistema que você quer retirar e delete a linha toda. Feche e Pronto, pode tomar um cafezinho na hora do boot rsss.

  • Jiraiya Jiraiya
    em 14/5/2010 às 14:53h 1

    tipo, eu instalei o 7 por cima do xp, sendo que eu tenho uma partiçao de 20gb, que so tem arquivos, sendo que toda vez que ligo o pc, pergunta se eu quero dar boot no win 7 ou na antiga instalacao do windows, como apago essa segunda opcao?

  • Olair Costa Olair Costa
    em 12/4/2010 às 00:20h 1

    Vlw ai baixaki. Meu boot ficou com problema depois que desinstalei o linux, pensei que precisava formatar pra voltar o normal, mas seguindo as dicas aqui do baixaki deu tudo certo! O boot voltou ao normal. Uso o seven e o comando "boot /FixMrb" funcionou normal. Abraços.

  • Carlos Bagiston Carlos Bagiston
    em 11/4/2010 às 14:13h 0

    Funcionou com o Windows 7 também, o mesmo comando do Windows vista. vlw

  • Iady do Carmo Ferreira Iady do Carmo Ferreira
    em 28/11/2009 às 21:16h 0

    Isso é ótimo, ficaremos mestres nestes assuntos, já aprendi a deletar a lista de SO, me disseram que eu teria que formatar o PC, porém fiquei esperando por ums solução. Tenho uma pergunta, entre outras: meu computador só fica instalando a mesma coisa que já está instalado: o Service Pack, no computador com o Vista Home Basic. Como consertar isso se ele nem pára e nem abre?

  • Hélio Hélio
    em 16/6/2009 às 17:29h 0

    Isso ajudou muito! Eu parei de usar Linux aqui porque sempre que eu desinstalava ele o Boot do Windows não funcionava mais! Mas agora que posso recuperar quando quiser vou voltar a usar o DualBoot Windows/Ubuntu.

  • Sitonir de Oliveira Sitonir de Oliveira
    em 16/6/2009 às 16:34h 0

    Valeu Baixaki! Sou fâ de vocês desde 2001. Justamente o que eu queria. Estou tentando aprender mais sobre o linux, e as vezes tenho que instalar no meu pc junto com o Windows.Só que muitas vezes acabo não gostando (pois testo várias distros) e ai quando vou retirar o linux...meu computador não inicia mais. Quando chegar em casa vou testar esta dica. Valew

  • Ítalo Alves Ítalo Alves
    em 16/6/2009 às 08:49h 0

    NILTON, isso é normal. As fábricas contam 1 GB como 1.000 MB, já o windows entende 1 GB como 1024 MB. Por isso vc não tem os 300GB completo. Não sei exatamente mas o Starter (que por sinal é uma porcaria) não deve ocupar muito espaço no HD tendo em vista que é super mega limitado. Aconselho vc a usar o XP mesmo ou o Vista Home Premium

  • Bruno Ribeiro Pires Acessado pelo Facebook Bruno Ribeiro Pires
    em 15/6/2009 às 21:48h 0

    O meu vista o Home premium oculpa 14.3 gb olha na unidade c na pasta windows direito propriedades, e não esquecendo q a hd tem uma percazinha em relaç ao real

  • nilton nilton
    em 15/6/2009 às 19:25h 0

    reinstalei o vista starter no meu pc e acho que copiou por cima do outro anterior, tenho uma hd de 300gb e meu espaço em disco é de 276gb, não consigo entender isso tenho somente 1,45gb de programas instalados, o vista ocupa quanto de espaço?agradeço desde já!

Shopping Baixaki