Tira-Dúvidas: mais um pacote de dúvidas respondidas!

5 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: mais um pacote de dúvidas respondidas!

Olá, caros leitores do Baixaki. Vocês nos enviam suas dúvidas e nós tentamos solucioná-las à medida do possível.

Desta vez, escreveremos sobre como voltar a uma versão do Windows Live Messenger anterior a 2009 e também como deletar permanentemente arquivos e pastas de seu PC e também como resolver problemas com o dual boot de Windows e Linux Ubuntu.

Pasta misteriosa e acelerador de download

O usuário Roberto R. Silva nos enviou um email com o seguinte conteúdo:

Pasta misteriosa!Olá, bom dia. Meu nome é Roberto, mas antes gostaria de agradecer a vocês por colocarem a disposição para pessoas leigas em informática como eu ou que precisam de ajuda, um canal de informação tão útil como este. Tem sido de grande utilidade para mim esta seção, pois através das perguntas e respostas tenho resolvido alguns de meus problemas, tanto que isso me levou a colocar o Baixaki como pagina de abertura do meu Internet Explorer. Bom, agora deixando a bajulação de lado (risos) tenho também algumas dúvidas urgentes. Minha conexão é banda larga 500 kbps via modem 3G:

• Tenho uma pasta que quando passo o cursor sobre ela aparece a mensagem “vazia”, porém, quando a escaneio com o Avast, aparecem mais de 32.000 arquivos que vou lendo (na medida do possível) e são subpastas, entre outras coisas, com fotos de mais de dois anos atrás. Como eu faço para abri-la ou deletá-la, pois do modo normal e nem com o CCleaner consegui.

• Gostaria que me indicassem um bom e gratuito acelerador de download. Aguardo o retorno e antecipo meus agradecimentos.

Roberto, a sua dúvida a respeito desta pasta “misteriosa” deve ter uma solução simples. Antes de qualquer coisa, o que eu indico é a utilização de um bom programa antivírus para eliminar as ameaças de seu computador. Você diz utilizar o Avast, um software respeitável, e pelo visto isto não deu conta de eliminar alguma ameaça que esteja impedindo seu acesso a esta pasta.

Deste modo, a outra solução que posso apontar é “arrancar” esta pasta daí através da utilização de um programa para excluir arquivos de maneira definitiva. Darei a você quatro opções: File Destroyer, DeleteOnClick, Permanent File Delete e HDShredder. É bastante provável que com um destes softwares você consiga, finalmente, se livrar desta pasta e de qualquer outro arquivo que esteja incomodando e não pode ser eliminado.

Quanto ao segundo tópico de sua mensagem, eu indico não um, mas quatro softwares bastante conceituados pelos nossos usuários: Orbit Downloader, Free Download Manager, Download Accelerator Plus e FlashGet. Inclusive, existe no Baixaki um artigo comparativo entre estes quatros programas, se você tiver em dúvida sobre qual escolher, clique aqui, acesse a comparação e decida pelo que achar melhor.

Problemas com dual boot de Windows Vista e Linux Ubuntu

A terceira e última dúvida a ser solucionada em nosso Tira-Dúvidas nos foi enviada por Giulio Codutti. Este usuário enviou um email com o seguinte conteúdo:

Bom, vou começar. Uso e abuso do dual boot do Windows. Atualmente estou utilizando Windows Vista Home Basic + Ubuntu 8.10, mas toda vez que ligo meu computador aparece no boot opções para entrar em SOs que já não tenho mais. Gostaria de excluir esses dual boots falsos. Segue Print Screen de "Meu computador" em que são visíveis discos removíveis inexistentes. Minha CPU tem leitor de cartão de memória, mas talvez sejam os boots, sinceramente não sei  (não consigo ejetar esses discos).

Se puderem me dêem uma solução. Preciso saber o que fazer.
Obrigado pela atenção.

Vista e Ubuntu podem coexistir pacificamente em um PC

Como esta dúvida é a respeito de Linux, a resposta abaixo exibida foi elaborada por Adriel Kotviski, membro da equipe Linux do Baixaki.

Olá Giulio! Aparentemente, você deve ter instalado primeiro o Ubuntu e depois o Windows. O recomendado é fazer o contrário: instalar primeiro o Windows, e depois o Ubuntu. Temos um artigo explicando detalhadamente como fazer isso, você pode conferi-lo no seguinte link: Instale Windows e Linux no mesmo PC, sem dificuldades.

O seu Boot Loader (gerenciador de inicialização do sistema operacional) não aparenta ser o Grub, o padrão utilizado pelo Ubuntu. Você pode instalá-lo a partir do próprio Ubuntu, para isso, faça o seguinte:

1 - Abra o Terminal. Você o encontra em Aplicativos > Acessórios > Consola.

2 - Digite sudo grub. Forneça sua senha.

3 - Digite find /boot/grub/stage1. Ele irá retornar algo como (hd0,1).

4 - Digite root (hdX,Y), onde X,Y serão trocados pelos números que o comando anterior retornou.

5 - Para finalizar, digite Setup (hd0) e em seguida quit.

Caso esta dica não funcione, você pode encontrar mais informações na página da wiki do Ubuntu: http://wiki.ubuntu-br.org/Grub.

Quanto aos discos removíveis inexistentes, eles são do leitor de cartões que seu computador possui. Pode ficar tranquilo, isso é normal.

Migrando para um versão anterior a 2009 do Windows Live Messenger

A usuária Bruna Coutinho nos enviou o seguinte email:

Olá pessoal do Baixaki, tenho uma dúvida: baixei o Windows Live Messenger 2009, porém não gostei dele, gostaria muito de voltar a usar o Windows Live Messenger 8.5, porém não estou conseguindo remover o Messenger 2009 e automaticamente o 8.5 não instala. O que eu faço? Por favor, vou aguardar uma resposta. Obrigado.

Voltando para outras versões do Windows Live Messenger

Bruna, resolver o seu problema é simples de ser resolvido. Vamos lá. Desde que o MSN Messenger virou Windows Live Messenger, ele é instalado através de um pacote Windows Live. Neste pacote, além do mensageiro serão encontrados também diversos outros programas gratuitos fornecidos pela Microsoft.

Para desinstalar qualquer versão do Windows Live Messenger o processo é simples, basta acessar o Adicionar e Remover Programas do Painel de Controle (caso você use Windows em versões anteriores ao Vista) ou Programas e Recursos (somente no Windows Vista).

Lá, proceda a desinstalação do programa como fará com qualquer outro programa. Normalmente o Windows Live Messenger 2009 não causa problemas ao ser desinstalado, mas como você provavelmente já tentou esta opção, talvez haja algum problema mais específico.

O que eu aconselho a fazer é tentar um ótimo desinstalador como o Revo Uninstaller, para tentar remover o programa de seu computador. Se você tem dúvidas de como utilizá-lo, clique aqui e acesse o nosso guia de uso deste aplicativo. Depois disso, espera-se que o Windows Live Messenger 8.5 possa ser instalado normalmente.

Espero que tenha conseguido e, persistindo a dificuldade, volte a nos contatar, tudo bem? Um abraço e tenha uma boa semana!

. . . .

Caros usuários. É com satisfação que colocamos no ar mais este pacotão Tira-Dúvidas. É importante para o Baixaki fazer parte da vida virtual de você e por isso nos esforçamos para solucionar suas dúvidas. Espero que nosso esforço, uma vez mais, não tenha sido em vão e algumas coisas estejam mais claras para todos.

tiraduvidas@bxk.com.br

É importante deixar claro que estamos sempre a disposição e sempre que houver uma nova dúvida, vocês podem nos enviá-la para o endereço acima. Assim que possível ela será respondida neste mesmo espaço. Fique atento. Um abraço a todos e uma ótima semana.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.