Manutenção de PCs: como testar se uma fonte está queimada? [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Manutenção de PCs: como testar se uma fonte está queimada? [vídeo]

Todo computador está sujeito a problemas. Quando você menos espera, alguma coisa pode dar errado e nem sempre é possível contar com um técnico por perto ou mesmo com alguém da família que possa descobrir na hora o que está acontecendo, não é mesmo?

Nessas horas, a melhor coisa é ter acesso a um guia rápido que vai ajudar você a descobrir se a sua fonte está queimada ou não. Você vai poder utilizá-lo quando, ao pressionar o botão de força para ligar o computador, nada acontecer.

Antes de abrir o computador

Você tentou ligar o computador e nada. Calma, não se desespere. A primeira coisa a se fazer é verificar os cabos de força que são ligados ao computador. Eles estão encaixados de maneira firme nas tomadas? Por via das dúvidas, retire-os e coloque-os novamente e tente ligar o computador outra vez.

Nada aconteceu? Vá para a parte de trás do computador. Alguns modelos possuem uma espécie de chave de liga/desliga na parte traseira. Tente ligar o PC com a chave nas duas posições. Se a sua máquina não der nenhum sinal de vida após esses testes, aí sim é que vamos pensar em abri-la.

Abrindo o PC

Vale lembrar que, se o seu computador ainda estiver no período de garantia, remover o lacre e tentar você mesmo resolver o problema pode implicar a perda das garantias legais. Por isso, só siga adiante se você estiver seguro o suficiente para remover peças do PC e colocá-las novamente no lugar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Primeiramente, desconecte o computador da energia elétrica. Em seguida, com uma chave de fenda adequada, abra a tampa lateral do computador. Para isso, solte os três parafusos que ficam na parte de trás do gabinete.

Na sequência, remova os cabos de alimentação que estão ligados aos componentes do computador, como discos rígidos e drives de DVD e Blu-ray. Depois disso, remova por completo a fonte, soltando os seus parafusos, para evitar que algum cabo entre em contato com componentes internos.

Testando a fonte

Com a fonte livre, desconectada da tomada e de todas as partes do computador, localize o cabo de alimentação da placa-mãe. Ele é o maior de todos e pode ter 20 ou 24 pinos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Pegue um clipe de papel e dobre-o de forma que as duas pontas fiquem paralelas para baixo. Com a ponta do cabo em mãos, localize o fio verde e insira uma das pontas no conector. Ao lado dele haverá um fio preto, e é nele que você deve inserir a outra ponta do clipe de papel.

Se você fez tudo certo até aqui, chegou a hora do teste. Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas começarem a girar, é sinal de que a sua fonte está funcionando normalmente e a razão de o computador não estar ligando é outra. Caso não funcione, você acabou de descobrir o provável problema.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

E como resolver?

Várias podem ser as razões do não funcionamento de uma fonte. Desde um fusível queimado, que custa apenas alguns centavos, até problemas mais sérios como fios quebrados ou queimados. Nesse caso, depois de descobrir o problema, o ideal é levar a fonte para um técnico ou adquirir uma nova.

Ao comprar um novo produto, fique atento à marca, às qualidades e às capacidades de sua fonte, uma vez que, se o produto estiver abaixo das especificações que você necessita, certamente alguma coisa não vai funcionar direito. Na dúvida, leve a sua fonte antiga, juntamente com as configurações do seu PC, até a uma loja especializada.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Vale a pena conferir também

Se você ficou com dúvidas em alguma parte deste tutorial, vale a pena conferir outros artigos do Tecmundo que mostram detalhes sobre a manutenção de PCs. Para abrir o gabinete, confira o artigo “Aprenda a abrir o gabinete do computador”.

Para entender um pouco mais sobre as fontes de alimentação e conhecer os diversos tipos que existem, confira o artigo “Fontes: você dá a devida importância à sua?” e, por fim, depois de comprar uma nova fonte, consulte o artigo “Como substituir a fonte-padrão”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.