Meu PC não liga e agora?

3 min de leitura
Imagem de: Meu PC não liga e agora?

Computadores são máquinas muito misteriosas, tanto que várias vezes fica muito difícil descobrir quais as causas de alguns erros do computador. O pior problema é justamente quanto o computador nem sequer liga, porque aí você não tem a mínima ideia do que fazer. Justamente para isso hoje você vai aprender quais procedimentos tomar nesta hora de desespero.

Cabos externos

Primeiramente cheque se os cabos de energia estão devidamente conectados e se houver uma barra de tomadas ou um estabilizador, verifique se ele está realmente funcionando. A luz desses aparelhos estar acesa nem sempre significa que ele está passando energia para as tomadas. Portanto, teste o computador diretamente numa tomada. Caso seu computador ainda não tenha ligado, tente utilizar outro cabo de energia. Feito isso, verifique se sua fonte não possui uma chave de liga/desliga e confirme se ela está na posição correta.

Teste os cabos e verifique a posição da chave

Legenda: Imagem da fonte Zalman ZM360B-APS

Hora de abrir o computador

Ao instalar novos componentes de hardware é muito comum que ocorram problemas com as peças de hardware. As placas-mãe são equipadas para não ligar quando alguma placa está mal encaixada, quando a memória não está devidamente posicionada ou até mesmo caso algum componente que necessite de energia (como placas de vídeo mais modernas) não esteja com o cabo de alimentação conectado.

Abra o gabinete e verifique os cabos internos

Então vamos lá, verifique se os cabos da fonte estão bem encaixados. A placa-mãe possui um conector direto da fonte, os discos rígidos e às vezes até a placa de vídeo. Após conferir isso, verifique se as placas estão bem encaixadas nos slots e se as memórias estão bem posicionadas (note que as placas-mãe possuem uma trava para a memória, se esta trava não estiver na posição trancada, significa que elas estão fora de posição).

Talvez seja ideal fazer o processo contrário, retirar todas as placas e tentar ligar. Muitas vezes o PC volta a ligar, daí é só ir colocando placa por placa e descobrir qual está gerando problemas.

Raios e quedas de energia podem danificar seu hardware

Muitas vezes você nem percebeu, mas quando a energia caiu há alguns dias atrás, um dos componentes do seu computador sofreu graves consequências. Pois bem, agora o problema é um pouco mais complicado, porque se alguma coisa queimou, você terá de testar utilizando outros componentes de hardware. O primeiro item a ser verificado é a fonte de alimentação, porque na maioria das vezes ela é a pobre coitada que segura os raios e protege o restante do PC.

A fonte pode ter queimado, se você não souber abrir a sua fonte, chame alguém com conhecimentos técnicos!

Legenda: Imagem da fonte Zalman ZM360B-APS

A grande vantagem da fonte de alimentação é justamente isso, normalmente ela nem chega a queimar, somente um fusível dela sofre danos e detém a corrente elétrica que queimaria todo o resto do seu hardware. Talvez nesta hora fique um pouco difícil para você, portanto chame aquele seu amigo que manja de informática ou consulte um técnico para ver se o fusível está realmente queimado.

Caso você tenha certeza que sua fonte está normal, talvez seja hora de checar as placas offboard. Ao testar suas placas em outro computador, você já tem como ter certeza que determinado item de hardware não é culpado.

O PC liga, porém não há imagem na tela

Muitas vezes você percebe que o computador está ligando, pois os leds frontais acendem, a fonte está fazendo o barulho normal, contudo você ouve barulhos diferentes vindo da placa-mãe. A maioria das placas-mãe utilizam uns apitos bem agudos para mostrar se está tudo funcionando perfeitamente ou se algo está errado. Evidentemente cada placa-mãe utiliza um aviso sonoro diferente, portanto consulte o manual da sua placa para verificar qual o barulho certo e o que significa outros apitos.

Ouça os sons que o PC está fazendo

Isso geralmente também ocorre com placas de vídeo offboard que necessitem de alimentação, porque não tendo a devida energia necessária para que a placa funcione, ela não enviará imagem alguma para o monitor. Certas montadoras de placas de vídeo usam um led (ou um barulho irritante) para mostrar que o cabo de energia não está conectado. Para solucionar o problema, você deve apenas conectar o cabo na placa de vídeo e então ligar o PC normalmente.

Jumpers na placa-mãe

Essa etapa exige certo conhecimento do usuário, sendo que você jamais deve sair mudando os jumpers da placa-mãe sem saber o que está fazendo. Portanto, antes de alterar qualquer coisa, leia bem o manual da placa-mãe e localize onde está o jumper para “resetar” a bios. Após ter feito isso, tente ligar o computador. Caso não obtenha resultados positivos, chame um técnico para ver o que exatamente sua máquina tem de errado.

Reinicie a BIOS trocando o Jumper de posição

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.