Review: smartwatch LG Watch Urbane (LGW150) [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: smartwatch LG Watch Urbane (LGW150) [vídeo]

Já faz algum tempo que os smartwatches estão no mercado e, em meio a tantas opções, fica difícil escolher aquele que mais se adapta ao seu estilo e necessidades. Entre as fabricantes que disponibilizam relógios inteligentes para os consumidores, uma que tem se destacado é a LG. Com o G Watch R, a sul-coreana surpreendeu o público com um acessório que mais se parece com um relógio tradicional – o que se mostrou muito bom.

Na terceira geração de relógios inteligentes da LG, a empresa resolveu manter esse conceito, mas apostar em um design ainda mais premium. No novo Watch Urbane, o visual arredondado do antecessor foi mantido, assim como o tradicional sistema operacional Android para dispositivos vestíveis – o Android Wear. Tivemos a oportunidade de ficar com esse aparelho por alguns dias para analisar todas as suas funcionalidades e principais destaques. Vamos ver como o LG Watch Urbane se saiu em nossa análise?

Especificações técnicas do LG Watch Urbane.

Especificações técnicas do smartwatch LG Watch Urbane (LGW150)

  • Sistema operacional: Android Wear 5.1.1 (Lollipop)
  • Tela: P-OLED circular de 1,3 polegadas
  • Resolução da tela: 320x320 pixels
  • Densidade de pixels: 245 ppi
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 400
  • CPU: quad-core de 1,2 GHz
  • Memória RAM: 512 MB
  • Armazenamento interno: 4 GB
  • Bateria: 388 mAh
  • Conectividade: Bluetooth 4.1 LE e  WiFi b/g/n
  • Sensores: giroscópio, acelerômetro, compasso, sensor de batimentos cardíacos e barômetro
  • Extra: certificação IP67 para resistência contra água e poeira e pulseira intercambiável
  • Dimensões: 45,5 mm (altura) x 52,2 mm (largura)
  • Espessura: 10,9 mm
  • Peso: 66,5 gramas
  • Preço de lançamento: R$ 1.599

LG Watch Urbane e sua belíssima caixa.

Design

O aspecto visual ainda continua sendo a principal característica da linha de smartwatches da LG. Assim como seu antecessor, o Watch Urbane parece um belíssimo relógio tradicional, característica que é reforçada pela construção em metal e a elegante pulseira em couro genuíno. Vale ressaltar que o dispositivo ainda tem uma variante com pulseira em metal e duas cores para o relógio – prateada e dourada.

No Watch Urbane, há apenas um botão para ligar e desligar o dispositivo, que também serve para despertá-lo. No geral, considerando um relógio convencional, o smartwatch da LG é um pouco mais pesado e com dimensões maiores, detalhe que pode incomodar no início. Apesar disso, o belo visual acaba compensando esse problema e deve ser o suficiente para convencer aqueles que estavam interessados nesse modelo. O Watch Urbane ainda é resistente à água e poeira graças à certificação IP67.

A pulseira desse modelo do LG Watch Urbane é confeccionada em couro genuíno.

Tela

Neste quesito, o Watch Urbane praticamente manteve as boas características de seu antecessor. A tela P-OLED de 1,3 polegada consegue proporcionar uma boa visualização por causa do alto contraste e brilho intenso – e isso acontece mesmo sob luz intensa, como em dias ensolarados, e ângulos de visão desfavoráveis.

O tamanho e a sensibilidade da tela também são agradáveis, oferecendo uma experiência de uso bastante satisfatória. A resolução de 320x320 pixels resulta em uma densidade de pixels razoável para um display tão pequeno. A tecnologia Gorilla Glass 3 ainda garante a proteção da superfície contra riscos e arranhões acidentais, mas não fará milagres em batidas muito fortes. Por sorte, a caraça que cobre a tela é um pouco mais alta que o display, o que acaba protegendo o conjunto.

O display do LG Watch Urbane oferece uma ótima qualidade.

Interface

Velho conhecido dos smartwatches e muito bem otimizado para esse tipo de aparelho, o Android Wear que equipa o Watch Urbane oferece as mesmas funcionalidades de sempre. Na verdade, se consideramos os smartwatches com SO da Google lançados nos dois últimos anos, a maior diferença que há entre eles é o design concebido pelas fabricantes.

Graças ao Android Wear, é possível ter acesso a uma crescente loja de aplicativos, além de algumas funções básicas e rápidas a partir do seu próprio pulso. Dá para usar o pedômetro e o sensor de batimentos cardíacos, realizar pesquisas por voz, receber notificações e orientações do GPS, usar o cronômetro, alarme e muito mais.

A interface padronizada do Android Wear também está presente no LG Watch Urbane.

O Watch Urbane é compatível com smartphones Android 4.3 (ou superior) ou dispositivos equipados com iOS 8.2 (ou superior). Ainda considerando a interface, vale a pena destacar o LG Pulse, aplicativo proprietário que vem pré-instalado e é capaz de ampliar as capacidades do sensor de batimentos cardíacos.

Desempenho

Mesmo possuindo o dobro de desempenho de processamento em relação ao seu antecessor – considerando a CPU quad-core de 1,2 GHz –, é bastante difícil sentir essa diferença na prática. A otimização do Android Wear é uma das responsáveis por isso, fazendo com que seja possível rodar o SO com a mesma fluidez de sempre em dispositivos diferentes. Por conta disso, qualquer app desenvolvido exclusivamente para o SO vai funcionar com perfeição no Watch Urbane.

O smartwatch consegue dar conta de todos os aplicativos desenvolvidos para o Android Wear.

Entretanto, a biblioteca da Google para apps de smartwathes ainda carece de uma opção que consiga dar uma verdadeira utilidade para o relógio. Além do Bluetooth de baixo consumo, o Wathc Urbane ainda conta com conectividade WiFi, o que é capaz de tornar o relógio um pouco mais e independente do celular. Assim, mesmo desconetado, é possível receber notificações e responder mensagens através do smartwatch.

Bateria

A bateria do Watch Urbane é outra características que se manteve na média do que é oferecido por outros smartwatches. Os resultados, inclusive, foram muito semelhantes aos apresentados pelo antecessor, G Watch R. Contudo, a duração de bateria ainda permanece bem abaixo do que os consumidores estão esperando para esse tipo de dispositivo.

Mesmo que ainda esteja longe do ideal, o LG Watch Urbane oferece uma duração de bateria razoável e dentro da média para a categoria.

Vale a pena?

Se você já possui um smartwatch equipado com Android Wear – não importa qual seja a marca –, a aquisição do Watch Urbane não é recomendada, especialmente se considerarmos o preço oficial de lançamento. A experiência do sistema operacional é praticamente a mesma em qualquer dispositivo. A única diferença, ao menos por enquanto, é mesmo o design.

Agora, se você ainda não tem um smartwatch e está pensando em comprar um, Watch Urbane até poderia ser uma boa opção. Entretanto, o preço exorbitante cobrado por esse tipo de aparelho – o que não é uma exclusividade da LG – ainda torna a compra de um relógio inteligente praticamente inviável. O melhor mesmo é esperar alternativas um pouco mais baratas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.