Review: sistema de som LG SoundPlate

4 min de leitura
Imagem de: Review: sistema de som LG SoundPlate
Imagem: TecMundo

Com os avanços tecnológicos, os televisores disponíveis no mercado estão ficando cada vez mais finos, leves e elegantes – alguns deles chegam a parecer verdadeiras obras de arte e podem até mesmo serem considerados objetos de decoração, devido ao design arrojado. Mas e os sistemas de som? Por que eles continuam, em sua maioria, grandes, feios, pesados e desarmoniosos com os outros aparelhos de entretenimento doméstico?

A LG parece estar disposta a mudar esse mercado, e foi para isso que ela recentemente lançou no Brasil o SoundPlate. Com o preço sugerido de R$ 1.999, o aparelho chega às gôndolas nacionais com a missão de agitar por aqui o segmento dos home speakers, que já faz amplo sucesso nos países europeus e norte-americanos. Ainda que o valor do aparelho possa assustar alguns consumidores, é bem provável que seu design e suas funcionalidades agradem a um público bem específico que não se importa em investir mais em um produto inovador.

A convite da própria LG, o TecMundo teve a oportunidade de experimentar o aparelho para conferir de pertos seus recursos e sua potência sonora. Se você está pensando em adquirir um para dar uma repaginada na sua sala de estar, continue lendo nosso review para saber nossa opinião detalhada acerca do dispositivo.

Visual matador e resistência impressionante

A característica mais marcante do LG SoundPlate é de fato seu design – de início, é até difícil acreditar que um dispositivo tão discreto é realmente capaz de oferecer uma boa qualidade de som. Com apenas 35 mm de espessura e pesando míseros 3,8 kg, o gadget é surpreendentemente enxuto. Diferente dos pesadíssimos conjuntos de home theater, o SoundPlate não exige nenhum esforço braçal para ser movido, garantindo seus primeiros pontos em nosso conceito.

E não pense que a leveza é sinônimo de fragilidade: na prática, o produto se mostra bem resistente, sendo capaz de suportar o peso de televisores de até 55 polegadas (de acordo com informações divulgadas pela própria LG). Isso quer dizer que é perfeitamente possível posicioná-lo embaixo do seu aparelho de TV, economizando espaço em seu rack ou estante. O conjunto fica bem elegante e bonito, perfeito para quem quer algo mais minimalista do que as grandes caixas de som dos home theaters disponíveis no mercado.

Um som limpo, impactante e imersivo

De fato, o SoundPlate possui uma qualidade sonora excepcional. O eletrônico trabalha em um sistema de 4.1 canais, usando quatro speakers frontais (com ímãs de neodímio) e dois subwoofers embutidos em sua face inferior – ao todo, são 120 watts RMS de potência. O áudio proporcionado pelo produto é um tanto imersivo, perfeito para assistir a filmes ou jogar algumas partidas em seu console predileto.

E, por falar em longas-metragens, o LG SoundPlate conta com um recurso desenvolvido especialmente para ser utilizado nos momentos em que você estiver assistindo alguma obra cinematográfica no seu televisor. Batizada como Cinema Sound, a funcionalidade aumenta a “sensação” de som surround e torna os tons graves ainda mais perceptíveis, criando um ambiente sonoro de maior impacto e imersão.

Conexão por fios é coisa do passado!

Ainda que seja equipado com uma porta para conexão óptica com sua televisão, o SoundPlate chama a atenção por conseguir trabalhar de forma wireless quando utilizado em conjunto com os modelos mais recentes de TVs fabricados pela LG. O recurso, chamado de Sound Sync Wireless, é compatível com televisores lançados em 2013 até o presente momento.

Não é necessário usar nenhum dongle USB ou coisa parecida: o aparelho é dotado nativamente de conexão sem fio, comunicando-se com a televisão através da tecnologia Bluetooth. O processo de configuração é simples, sendo preciso somente entrar em um pequeno menu do televisor e ativar a funcionalidade. Em seguida, pressione o botão “TV LG” presente no controle remoto do SoundPlate e a conexão já estará estabelecida.

Mas não acaba por aí: o módulo Bluetooth presente no SoundPlate também pode ser usado para criar uma comunicação entre o home speaker e qualquer dispositivo móvel que você deseje, independentemente de seu modelo ou sistema operacional. Experimentamos o recurso em um Lumia 520, pareando o aparelho com o telefone móvel, para logo em seguida reproduzir algumas músicas através do reprodutor nativo do Windows Phone. O mesmo pode ser feito com filmes, serviços de streaming (como Spotify) e até mesmo joguinhos que você gosta de executar em seu gadget portátil.

Vale a pena?

Realmente, o SoundPlate é um produto bastante inovador e que chega ao Brasil para impulsionar um nicho de gadgets que ainda é um tanto tímido em nosso país. Novamente, o preço do aparelho pode assustar alguns consumidores – contudo, seu design discreto e versátil é um ponto positivo sensacional e que deve ser levado em conta na hora de analisar o home speaker como um todo.

A conexão sem fio com televisores da marca e com qualquer modelo de smartphone ou tablet é outro trunfo do gadget, que realmente tem potencial para inaugurar uma nova geração de sistemas de som (junto com os três integrantes da família Sound Bar, que devem chegar no Brasil ao longo dos próximos meses).

Resistente, leve e capaz de proporcionar uma excelente experiência sonora: somos forçados a repetir que o SoundPlate é voltado para indivíduos exigentes, que querem algo além de um simples sistema de som com altíssima potência. Se você faz parte desse grupo de consumidores e procura algo discreto para tornar seu ambiente de entretenimento ainda mais limpo e minimalista, vale a pena investir seu dinheiro nessa novidade da LG.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.