Review: smartphone LG Leon Dual com TV [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone LG Leon Dual com TV [vídeo]

Para quem procura um smartphone básico, a LG está lançando no Brasil o LG Leon. O modelo tem tela de 4,5 polegadas, processador quad-core e compatibilidade com de Rádio FM e TV Digital. Outro destaque é o design levemente curvado e o botão power na parte traseira, características herdadas dos tops de linha LG G3 e LG G Flex 2.

Será que vale a pena investir o seu dinheiro no mais novo modelo de entrada da empresa sul-coreana? Isso é o que nós vamos descobrir agora nesta análise. O smartphone LG Leon Dual com TV foi cedido por empréstimo pela loja Cissa Magazine para a realização desta avaliação.

Testes de benchmark

Para a realização desta análise, submetemos o LG Leon Dual com TV a três aplicativos de benchmark. São eles:AnTuTu Benchmark 5GFX Bench (T-Rex HD Offscreen) e Vellamo Mobile Benchmark (HTML 5 e Metal).

AnTuTu Benchmark 5

Um dos aplicativos de benchmark mais conceituados em sua categoria, o AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e geram uma pontuação final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

GFX Bench (Offscreen)

O GFX Bench é voltado para mensurar a qualidade gráfica. Isso inclui itens como estabilidade de desempenho, qualidade de renderização e consumo de energia. Os resultados são revelados em média de frames por segundo (FPS). Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes ao aparelho: HTML5 e Metal. No primeiro deles é avaliado o desempenho do smartphone no acesso direto à internet via browser. Já no teste Metal, o número final indica a performance do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

HTML5

Metal

Design

Na parte frontal, o LG Leon apresenta bordas finas nas laterais, com cantos levemente arredondados. A curvatura da tela do aparelho é bastante suave e proporciona um encaixe mais natural no rosto do usuário. A tampa traseira é construída em plástico texturizado e pode ser removida com facilidade

Na traseira destacam-se ainda os controles de volume e o botão power. No topo há uma antena embutida, que pode ser utilizada para melhorar a qualidade do sinal quando você for assistir a TV. O alto-falante está localizado na parte traseira e se posicionamento se mostra adequado, pois raramente suas mãos vão cobrir a saída de áudio.

Tela

Para o LG Leon, a empresa traz uma novidade no que diz respeito aos displays. Para a tela curva, a companhia optou por tirar algumas camadas sobre o vidro, deixando o toque dos dedos mais próximo ao sensor do touch. O resultado disso, além de toques mais precisos, são cores mais vivas.

Os níveis de controle de brilho são satisfatórios e compensam a baixa resolução da tela. O display IPS de 4,5 polegadas tem resolução de 854x480 pixels. Para assistir a TV Digital você não terá problemas. Já contra a luz do sol, o índice de reflexos é perceptível, mas não chega a incomodar durante a leitura. A densidade de pixels é baixa, mas está dentro dos patamares regulares do segmento.

Interface

A exemplo do que já faz em seus outros aparelhos, a empresa opta por uma interface customizada, que se é não é mais leve do que o Android puro, pelo menos apresenta um desempenho bastante satisfatório e com consumo moderado de RAM. O número de aplicativos próprios pré-instalados é pequeno, o que proporciona maior espaço para o usuário salvar os seus próprios arquivos. Dos 8 GB, cerca de 4 GB estão ocupados pelo sistema operacional.

Desempenho

O LG Leon é voltado para aqueles consumidores que procuram aparelhos básicos. Em nossos testes, o aparelho se saiu razoavelmente bem, executando com tranquilidade a maior parte das tarefas às quais o submetemos. Já em jogos um pouco mais pesados, é nítida a queda de frames e, em alguns casos, percebemos leves engasgadas.

Essa característica não prejudicou o desempenho durante a partida, mas incomodou em alguns momentos. Para quem pretende utilizar apenas os apps mais convencionais praticamente não há problema algum e o hardware do aguenta relativamente bem. Dos 8 GB sobram pouco mais de 4 GB para armazenamento.

Câmera

Se fossemos escolher um item como o ponto mais fraco do LG Leon, certamente ele seria a câmera. O aparelho conta com um sensor de 5 megapixels na parte traseira, mas o resultado das imagens não é dos melhores. Em praticamente todas as situações de iluminação, percebemos uma distorção nas cores e índices altos de ruídos.

Nas fotos em ambientes com baixa luminosidade o índice de granulação é bastante perceptível, mesmo na tela do celular. O bom software de câmera compensa como pode, mas ainda assim não é suficiente. Já a câmera frontal está longe de ser uma alternativa interessante. Esqueça a selfies com qualidade razoável.

Bateria

A bateria do LG Leon se manteve dentro da média obtida pelos demais aparelhos da mesma categoria. Em uso normal, foi possível sair as 9h da manhã de casa com a carga em 100% e chegar ao fim do dia, por volta das 22h, com carga em 16%. Já em uso mais intenso, foram necessárias pouco mais de cinco horas para esgotar a carga da bateria. O Leon é razoável nesse quesito, mas não espere milagres.

Áudio

O som do aparelho não é dos mais altos, e o som se mostrou agudo demais quando o volume foi colocado em níveis acima de 80%. Já com os fones de ouvido que acompanham o produto a situação é oposta. Eles são simples, mas proporcionam uma sonoridade melhor. Ao cruzar o limiar de volume recomendado, é possível perceber distorções e ruídos.

Vale a pena?

Com o LG Leon, a empresa sul-coreana coloca no mercado brasileiro mais uma opção interessante de smartphone. O modelo é voltado para quem procura um aparelho básico e supre a maioria das necessidades desse perfil de público. Entretanto, aqueles que procurarem outros celulares concorrentes ainda vão encontrar modelos com melhor custo-benefício, em especial com Windows Phone. Se a comparação for com outros Androids, o modelo da LG se mostra atrativo.

A baixa qualidade da câmera é o ponto que mais deve desapontar o consumidor. A tela, de baixa resolução, está dentro do esperado, e compromete pouco a usabilidade. O maior mérito da nova linha de aparelhos da empresa é o design unificado em seus produtos, o que cria uma identidade mais forte para os modelos da companhia.

Com TV Digital e compatibilidade para dois SIM cards, o LG Leon atende uma grande parcela dos consumidores e é uma opção a ser considerada na hora da compra. O preço final, de R$ 599, é competitivo entre os Androids e ele se mostra equilibrado na maioria dos aspectos.

O smartphone LG Leon Dual com TV pode ser adquirido na loja Cissa Magazine.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.