Como o LG G5 se tornou o smartphone mais 'diferentão' de 2016

1 min de leitura
Imagem de: Como o LG G5 se tornou o smartphone mais 'diferentão' de 2016

Há um bom tempo se fala em smartphones modulares — alô, Project Ara. Mesmo que eles ainda não tenham sido lançados, a ideia de módulos customizados em celulares é algo realmente interessante. Quem pegou essa ideia e deu um bom primeiro passo foi a LG, que simplesmente transformou o G5 no smartphone mais "chapado" de 2016.

No G5, você simplesmente pode destacar a parte inferior do aparelho e encaixar diversos módulos — seja câmera, bateria ou até sistema de som. E se isso ainda não é muito legal para você, talvez esteja na hora de rever alguns conceitos.

Não é só diversão: um aparelho precisa ser prático

O pessoal do The Verge resolveu bater um papo com o líder de design da LG, Lee Jung-hoon, que trabalhou diretamente no G5. A ideia é entender as peculiaridades do aparelho e as escolhas de design.

"Antes de tudo, nós pensamos no que seria mais benéfico para o consumidor. Então, nós não queríamos perder a habilidade de trocar a bateria. Contudo, ao mesmo, queríamos que isso fosse feito de maneira diferente", disse Lee.

Cartucho de pistola

Deste ponto nasceu o conceito: para trocar a bateria do LG G5, você puxa a base do aparelho e destaca a parte inferior da tela. "Tentamos fazer de uma maneira mais divertida", comentou Lee, lembrando que a ideia também nasceu de criar algo similar ao cartucho de uma arma — em vez de projéteis, você troca a bateria.

"Para criar algo assim, precisávamos de uma estrutura forte. Afinal, quando tiramos a bateria, há um espaço vazio. Então abandonamos o plástico e escolhemos o metal". Lee também disse que "tudo" foi tomando forma por meio da pergunta: "Como podemos deixar o smartphone mais divertido e interessante para as pessoas?".

Contudo, não é só diversão: um aparelho precisa ser prático. Por isso, Lee mencionou várias escolhas de design que melhoraram a interação entre usuário x aparelho. Entre elas, a traseira levemente curvada que permite uma melhor pegada no aparelho e o desenho dos módulos, que precisam se encaixar de maneira perfeita ao smartphone — sem sobras nem arestas para fora.

Lee ainda indicou o caminho do LG G6: "Nós temos que evoluir, temos que melhorar sempre. Não vamos parar com isso". Ou seja, módulos extras e funcionalidades "divertidas" vão ser o foco no smartphone top de linha da LG para 2017.

Você pretende comprar o LG G5? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.