O novo smartphone da LG gerou diversos rumores e vazamentos nos dias que antecederam a MWC 2016. Por isso, muitos detalhes a respeito do LG G5 já haviam sido divulgados antes da hora, confirmando, por exemplo, a mudança visual com um novo design e a adoção de novos materiais, a presença de uma câmera dupla poderosa, do sensor de impressões digitais e das capacidades modulares desse aparelho.

Neste domingo (21), a LG apresentou oficialmente o LG G5 para o público, confirmando vários rumores e especulações das últimas semanas, mas surpreendendo com a revelação de diversas novidades para o ecossistema desse smartphone. Ele é realmente poderoso e apresenta um novo visual que marca a estreia do top de linha da marca. Você acha que o G5 vai conquistar os consumidores e fazer bastante sucesso?

Especificações técnicas do LG G5

  • Sistema operacional: Android 6.0 (Marshmallow)
  • Tela: LCD IPS de 5,3 polegadas
  • Resolução de tela: 2560x1440 pixels (QHD)
  • Densidade de pixels: 554 ppi
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 820
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Armazenamento externo: expansível com cartão micro SD
  • Câmera traseira: dupla (16/8 MP) com lentes de 78° e 135°
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Bateria: 2800 mAh (removível)
  • Sensores: acelerômetro, barômetro, bússola, giroscópio e proximidade
  • Conectividade: conector USB Typc-C (compatível com USB 3.0), WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.2, GPS, NFC, 3G e 4G
  • Extras: leitor de impressões digitais, câmera dupla e capacidade modular
  • Dimensões: 149,4 mm (altura) x 73,9 mm (largura)
  • Espessura: entre 7,7 mm e 8,6 mm
  • Peso: 159 gramas
  • Cores: Silver, Gold, Titan e Pink

Câmera dupla

Um dos vários rumores acerca do LG G5 era a presença de uma câmera dupla na parte traseira. Essa novidade se confirmou e se transformou em um dos principais destaques do aparelho.

Um dos sensores – o de 16 megapixels – terá ângulo de visão de 78 graus, enquanto o outro – de 8 megapixels – terá capacidade de 135 graus – o que a LG garante ser o “maior do disponível no mercado”. A câmera frontal manteve os mesmo 8 MP presentes no antecessor, o que deve ajudar a garantir boas selfies.

Smartphone modular

Além da câmera dupla, outro destaque que surpreendeu o público é a capacidade modular, uma novidade que ainda não havia vazado. Esse smartphone poderá receber alguns itens a mais para expandir suas funcionalidades, como um módulo de câmera ou um para aprimoramento do som.

O CAM Plus, por exemplo, é um acessório que poderá proporcionar a “pegada, conveniência e controle de uma câmera DSLR”. O módulo vai oferecer foco automático, exposição fixa e uma variedade de botões e controles físicos, como aquele para ajustar a velocidade do obturador e zoom, além de acionar a gravação. Esse módulo ainda vai expandir a capacidade de bateria do LG G5 para mais 1.200 mAh.

Outro módulo que será oferecido para o LG G5 é o Hi-Fi Plus. Esse player de música portátil foi desenvolvido em parceria com a B&O Play, e vai suportar playback de 32 bits e 384 KHz de alta definição. O acessório poderá ser usado com o smartphone da LG ou de forma separada, podendo até mesmo se conectar com um PC ou outro dispositivo móvel.

"Amigos" do LG G5

Na apresentação oficial do LG G5, a empresa também revelou uma série de acessórios que funcionarão com o novo smartphone. Esses são considerados os "amigos" do aparelho e terão uma etiqueta que os identificarão. Estamos falando do LG 360 Cam, LG 360 VR, LG Rolling Bot e do LG Smart Controller.

O LG 360 Cam será um acessório que permitirá a captura de fotos e vídeos em 360°. A LG também anunciou uma parceria com a Google e o Street View para familiarizar os consumidores com o novo dispositivo. Já o LG 360 VR é um óculos de realidade virtual que se destaca por ser leve e bastante funcional. A fabricante garante que ele pesa 1/3 de seus concorrentes e proporciona imagens até 20% mais nítidas.

O LG Rolling Bot é um robô em formato esférico com uma proposta mais lúdica. O acessório poderá ser controlado de forma remota, servindo para vários propósitos, como cuidar de pets ou vigiar um ambiente da casa. O robô é conectado ao LG G5 através da conexão WiFi. Na onda dos drones, a empresa também revelou o LG Smart Controller, um pequeno dispositivo que terá como foco a facilidade de controle. Com um acessório especial, será possível controlar esse drone usando apenas uma mão.

Smartphone poderoso

A Qualcomm já havia deixado escapar que o novíssimo Snapdragon 820 iria equipar o LG G5. Esse chipet chega para abafar a fumaça causada pelo antecessor – o Snapdragon 810 –, que ganhou destaque negativo por conta dos casos de superaquecimento. Porém, a fabricante de chips garante que esse problema não vai acontecer com seu novo modelo.

O LG G5 também contará com 4 GB de memória RAM, algo que vai se tornar comum na nova leva de smartphones top de linha. Sua capacidade interna será de 32 GB com capacidade de expandir o espaço com o uso de cartão micro SD. A tela de 5,3 polegadas terá resolução QHD (2560x1440 pixels), proporcionando uma densidade de pixels de 554 ppi.

Novo design

A LG espera que o G5 realmente represente uma mudança significativa em relação aos seus antecessores. Essa evolução fica bastante evidente no design, já que a empresa finalmente decidiu migrar para a utilização de um material metálico na construção do smartphone.

Como muitas fotos e vazamentos já indicavam, o LG G5 terá um corpo metálico bastante resistente, oferecendo uma pegada premium que faltava nos dispositivos anteriores da marca. Além da mudança no material, o visual também sofreu alterações importantes, como a mudança de posicionamento dos botões, que voltarão para as bordas do aparelho.

Áudio arrasador

A LG já havia anunciado que o seu smartphone top de linha iria contar com um sistema de áudio de alta fidelidade. Para tornar isso possível, a companhia estabeleceu uma parceria com a B&O Play, subsidiária da Bang & Olufsen, empresa especializada na produção de equipamentos sonoros de alta qualidade.

Embora essa seja a primeira vez que a LG trabalha com a B&O Play, a companhia dinamarquesa não é estranha ao mundo dos smartphones. Há quase uma década ela se uniu à Samsung para produzir um aparelho luxuoso e recentemente estabeleceu uma parceira com a Vertu para melhorar a qualidade das saídas de som estéreo do Vertu Signature Touch.

Tela "Always On"

Outro aspecto bastante ressaltado pela LG durante a apresentação de seu smartphone foi a capacidade da tela de exibir hora, data e notificações consumindo pouca bateria e emitindo pouco brilho. Essa vai ser uma funcionalidade ideal para quem está em ambientes escuros e não pode incomodar outras pessoas, como uma sala de cinema ou em meio a reuniões.

Leitor de digitais

Juntamente com a câmera dupla na parte traseira do smartphone, a presença de um sensor para leitura de impressões digitais é outra novidade que foi intensamente compartilhada através de rumores antes do lançamento do LG G5. Apesar de não ter mencionado isso de forma direta em sua apresentação, tivemos a oportunidade de conhecer mais detalhes a respeito dessa nova funcionalidade do dispositivo e confirmar que ela está presente no aparelho.

Imagens do nosso hands-on na MWC 2016

Preço e disponibilidade

A LG já confirmou que o LG G5 será oficialmente lançado na Coreia do Sul em março de 2016, mas no Brasil ele só chegará em abril. Mesmo assim, ainda não há estimativa de preço desse smartphone por aqui, tampouco se todos os acessórios da linha Friends estarão disponíveis para os brasileiros.

O que você achou do LG G5? Acha que esse smartphone da sul-coreana vai conseguir bater os concorrentes? Comente no Fórum do TecMundo!