Como ter alguns dos novos recursos e interface do LG G4 no seu G3

5 min de leitura
Imagem de: Como ter alguns dos novos recursos e interface do LG G4 no seu G3

Faz alguns anos que a LG está investindo em alta qualidade nos seus smartphones, fazendo com que eles conquistem excelentes espaços no mercado internacional. Isso é bem claro desde a chegada do LG G2 — que foi escolhido como um dos melhores celulares de 2013 —, sendo que os sucessores da linha também ficaram conhecidos como ótimas opções para os consumidores.

Também é fato que não é todo mundo que pode trocar de smartphone todo ano, mas isso não significa que você precisa se contentar com o que podia ter no ano passado. Pois é, com algumas dicas bem rápidas você pode ter acesso às funcionalidades do LG G4 sem precisar trocar de aparelho, desde que você já possua um LG G3. Quer saber como fazer isso?

Hoje, trouxemos uma série de truques que podem ser feitos no seu smartphone para que tudo fique mais simples. As dicas foram conseguidas graças aos esforços do grupo G-Force Project A, que é integrante dos famosos fóruns XDA Developers — clique sobre este link para acessar os tópicos originais.

Importante: recomendamos que você faça o backup do seu smartphone antes de começar o processo. Isso pode evitar grandes dores de cabeça por conta de aplicativos com funcionamento equivocado ou mesmo do sistema operacional. Também é necessário que o seu aparelho possua um cartão microSD.

Antes de tudo: é necessário rootar

Antes de começar a trabalhar nas alterações, é preciso ter em mente que o seu aparelho precisará ser rootado. Isso é obrigatório porque há muitas opções que exigem acesso a comandos mais profundos do smartphone. Por sorte, fazer isso é muito simples no LG G3. Clique aqui para conferir um artigo que ensina a realização do processo com apenas um comando.

Também é importante habilitar a instalação de softwares por fontes desconhecidas. Sem isso, é possível que o Android não permita que você instale aplicativos que não estão presentes na Play Store. Para conferir como fazer isso rapidamente, confira este tutorial bem simples que publicamos no TecMundo anos atrás.

Recomendamos também a instalação de aplicativos para o controle dos arquivos que serão utilizados neste processo. Um dos mais indicados atualmente é o Root Browser, que pode ser baixado por este link. Depois dessas rápidas etapas, você já estará pronto para partir para a parte mais pesada das modificações do seu LG G3.

Mudanças na interface

Quem quer fazer o LG G3 ficar com a cara do seu irmão mais novo deve saber que algumas alterações na interface são necessárias, não é mesmo? Pois felizmente elas são bem simples e garantem que qualquer consumidor consiga fazer as alterações rapidamente no smartphone. O primeiro passo é o mais simples de tudo: baixar os papéis de parede que foram criados para o G4.

Depois disso, você poderá instalar também a fonte que foi criada para o aparelho mais recente. Será necessário instalar o aplicativo Font Installer Root para esse procedimento, mas isso acontece de um modo muito rápido. Com o app já disponível, você pode baixar este arquivo e então movê-lo para a memória do seu smartphone — localizando e executando o arquivo pelo Font Installer logo em seguida.

Modificando apps

Uma das grandes diferenças entre as duas gerações de smartphones está nos aplicativos que foram atualizados. Eles passaram por modificações simples, mas que merecem respeito — principalmente pela fluidez que apresentam. Por isso, mudar os apps do seu LG G3 é parte vital no processo de fazer com que ele fique mais parecido com o LG G4. Abaixo, você confere as listas com todos os apps que foram portados ao G4.

Funcionando perfeitamente

Funcionando com instabilidades

A instalação de todos eles é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é extrair os arquivos baixados para o seu cartão de memória externa. Copie os arquivos para as pastas correspondentes deles na pasta “/system/priv-app” por meio do Root Browser — lembrando-se de salvar os arquivos anteriores, para caso você deseje reverter os processos. Por meio do aplicativo, também modifique as permissões para “rw-r–r– (0644)”.

Repetimos: é importante salvar os arquivos anteriores e também fazer backup dos seus dados. Caso você queira voltar o aparelho ao modo original, isso será de extrema importância para facilitar o processo.

Como fazer? Explicando passo a passo

Acima, você leu uma série de aplicativos que foram portados. Agora, você pode conferir um tutorial passo a passo para que não haja qualquer dúvida na instalação. Vamos utilizar o app da Câmera do G4 como exemplo — uma vez que ele é um dos mais desejados por grande parte dos consumidores, não é mesmo?

Com o Root Browser, encontre o diretório “/system/priv-app” no seu smartphone e então localize a pasta LGCamera. Lá, modifique o nome do arquivo “LGCameraApp.APK” para “LGCameraApp.BAK”.

Agora, encontre a pasta baixada e já extraída no seu smartphone. Copie o arquivo “LGCameraApp.APK” que está dentro da pasta “lib” e copie ele para a pasta “LGCamera”, que está no diretório “/system/priv-app” — a mesma que foi acessada na alteração do nome do arquivo anterior, pois você está fazendo uma simples substituição.

Ainda utilizando o Root Browser, acesse as permissões do novo arquivo “LGCameraApp.APK”. Em “Octal”, apenas insira o código “rw-r-r” e salve as alterações.

O site AndroidHackz ainda sugere que é recomendado fazer uma pequena modificação nas permissões da pasta também. Isso acontece rapidamente, repetindo o procedimento anterior, mas agora na pasta "lib" e aplicando a permissão "rwxr-xr-x". Depois disso é só reinicializar o smartphone e aproveitar as novidades sem qualquer problema.

Atenção: você pode fazer apenas a substituição direta, sem modificar o arquivo original para o modo “.BAK”, mas isso fará com que não exista um arquivo de backup.

.....

Como você pode perceber, há algumas ações que exigem um pouco mais de paciência dos usuários. Isso significa que o processo pode ser complicado, mas em poucos minutos qualquer pessoa consegue realizar as tarefas rapidamente. Vale dizer também que as mudanças não são obrigatórias, portanto você pode escolher se deseja modificar total ou parcialmente o seu LG G3 — sendo que também é bem simples fazer apenas a modificação dos wallpapers.

Você gostaria de ter o visual do G4 no seu G3? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.