LG G4 x Samsung Galaxy S6: qual tem a melhor câmera para gravar vídeos?

3 min de leitura
Imagem de: LG G4 x Samsung Galaxy S6: qual tem a melhor câmera para gravar vídeos?

A disputa entre as duas sul-coreanas, LG e Samsung, pelo título de melhor smartphone da nova geração está apenas começando. Samsung Galaxy S6 e LG G4 chegam às lojas praticamente em pé de igualdade e vão lutar pela preferência do consumidor. Chegou a hora  de conferir qual deles se sai melhor quando o assunto é gravação de vídeos com a câmera traseira. Portanto, o teste aqui não é de FOTOGRAFIA, mas sim de FILMAGEM.

Para realizar esse comparativo, configuramos os dois aparelhos com a qualidade Full HD, ou seja: 1920x1080 pixels. A exceção ficou por conta do último teste, onde ambos foram configurados para gravar em 4K.

Os testes

No primeiro teste medimos a estabilização óptica de imagem. Esse recurso foi melhorado nos dois aparelhos, mas em nossos testes o LG G4 se saiu um pouco melhor. Note que as imagens do Galaxy S6 são bastante estáveis, mas ao fundo é possível perceber algumas distorções durante o movimento. Já no LG G4 a imagem se mostra mais estável em todos os pontos, o que indica que a correção automática foi mais eficiente. Nesse caso, ponto para o LG G4.

Em seguida, comparamos os dois aparelhos para filmagem em ambientes escuros. Ambos compensaram muito bem a baixa luminosidade. O Galaxy S6 foi melhor nesse teste, capturando imagens mais estáveis e com menos ruído, mas as cores ficaram um pouco distorcidas. Já o LG G4 apresentou mais problemas, chegando até mesmo a perder o foco em alguns momentos.

No terceiro teste verificamos a capacidade dos dois aparelhos de ajustar o foco em cenários com mudanças bruscas de foco e iluminação. O LG G4 conseguiu ajustar o foco com mais rapidez, mas a qualidade final da imagem foi inferior a do Galaxy S6. Mesmo demorando um pouco mais na transição, as imagens do S6 parecem mais nítidas e com cores mais fieis. A vitória aqui, foi do Galaxy S6.

Com os celulares em um tripé, verificamos como eles se saem na captura de imagens quando há movimento rápido de câmera. Embora tenham aprersentado resultados muito próximos, o LG G4 ficou um pouco atrás nesse quesito por conta do ajuste de foco. Note que as imagens dele "pulsam" no final do movimento de câmera, algo qua não acontece com as cenas capturadas pelo S6. Com pequena vantagem, ponto para o aparelho da Samsung.

Gravando em câmera lenta, a 120 fps, não gostamos dos resultados de nenhum dos dois aparelhos. A imagem do Galaxy S6 ficou bastante granulada, dando a impressão de estar em baixa resolução. Já o LG G4 corrigiu a granulação, aplicando uma espécie de blur nas imagens, mas se perdeu novamente no ajuste de foco. Por conta disso, consideramos empatados os aparelhos nesse teste, já que nenhum foi tão eficiente quanto esperávamos.

Por fim, testamos a qualidade da câmera dos dois aparelhos para gravações em 4K. Mais uma vez, e aqui consideramos os resultados equivalentes. Com melhor contraste e movimentos mais suaves, o celular da Samsung conseguiu uma pequena vantagem sobre o seu concorrente. Entretanto, o G4 revelou cores mais fieis e menor saturação. Na prática dá pra dizer que houve um empate nesse quesito. Aqui, é questão de gosto pessoal escolher um ou outro.

Quem foi o vencedor?

Realizamos um total de seis testes. O Galaxy S6 venceu três deles e o LG G4 venceu em apenas um. Em outras duas ocasiões eles empataram. Apesar de os dois aparelhos apresentarem uma qualidade acima da média em todos os quesitos, consideramos a câmera traseira do Galaxy S6 mais versátil para vídeos, mas suas cores são mais saturadas e menos fieis. Na maioria das ocasiões, o ajuste automático de foco foi o maior problema do LG G4.

Não importa qual deles você escolha: ambos atendem as necessidades da maioria dos consumidores. Mas se você é detalhista, é bom saber que o Galaxy S6 parece ser a opção mais equilibrada no momento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.